O calendário comercial é o principal guia dos empreendedores.
Isso porque, a partir dele, é possível saber quais são as principais datas sazonais que podem ser usadas em suas estratégias de marketing.
Nesse sentido, para que haja tempo de planejar ações para cada uma dessas datas especiais, é preciso ficar atento.
Quais as principais datas comemorativas?
De acordo com o calendário comercial do e-commerce, as principais datas comemorativas de 2022 são:
- 08 de março: Dia da Mulher
- 15 de março: Dia do Consumidor
- 17 de abril: Páscoa
- 08 de maio: Dia das Mães
- 12 de junho: Dia dos Namorados
- 14 de agosto: Dia dos Pais
- 15 de setembro: Dia do Cliente
- 12 de outubro: Dia das Crianças
- 25 de novembro: Black Friday
- 28 de novembro: Cyber Monday
- 25 de dezembro: Natal
No entanto, as demais datas também são importantes e precisam ser citadas.
Confira abaixo o calendário comercial completo do e-commerce:
1 – Janeiro
- 07/01 – Dia do leitor
Data especial para lojas de livros e HQs.
- 26/01 – Dia da Gula
Oportunidade para marcas de doces ganharem destaque.
- 30/01 – Dia da Saudade
Por que não criar uma campanha incentivando os presentes para quem sente saudade de alguém especial?
2 – Fevereiro
- 14/02 – Dia de São Valentim
O famoso dia dos namorados no exterior também pode render lembrancinhas aos apaixonados no Brasil.
3 – Março
- 01/03 – Carnaval
Ótima oportunidade para quem vende pacotes de viagens, artigos de festas e fantasias.
- 08/03 – Dia da Mulher
Data importante para lembrar a luta feminina e oferecer promoções e kits especiais para elas.
- 15/03 – Dia do Consumidor
Chance de promover benefícios como frete grátis e brindes e clientes.
- 20/03 – Início do Outono
Época para lançamento de novas coleções de roupas e acessários.
4 – Abril
- 17/04 – Páscoa
Chocolates e artesanatos têm destaque nessa época.
- 23/04 – Dia Mundial do Livro
Que tal uma promoção nas lojas que vendem esse tipo de artigo?
5 – Maio
- 08/05 – Dia das mães
Uma das maiores datas do comércio, oportunidade para kits e promoções exclusivas.
- 25/05 – Dia do Orgulho Nerd
Ótima chance para as lojas do nicho geek alavancarem as vendas.
6 – Junho
- 12/06 – Dia dos Namorados
Aproveite para criar promoções especiais para os apaixonados se presentearem.
- 21/06 – Início do Inverno
Período oportuno para lançar novas tendências no mundo da moda.
- 28/06 – Dia do Orgulho LGBTQIA+
Dia para lembrar a luta das minorias e celebrar a diversidade em seu e-commerce.
7 – Julho
- 13/07 – Dia do Rock
Que tal aproveitar para colocar itens temáticos de bandas em uma promoção especial?
- 26/07 – Dia dos Avós
Invista em campanhas comoventes para conquistar netos e avós.
- 30/07 – Dia do Amigo
Por que não lançar combos de “pague 2, leve 3” e “2 por 1” em sua loja?
8 – Agosto
- 14/08 – Dia dos Pais
Hora de colocar em ação seus kits e benefícios para uma das maiores datas do comércio.
- 15/08 – Dia dos Solteiros
Aproveite para conquistar também os clientes solteiros com campanhas especiais.
- 21/08 – Dia Internacional da Moda
Que tal oferecer um cupom especial para os clientes comprarem roupas nessa data?
9 – Setembro
- 13/09 – Dia da Cachaça
Se você vende bebidas, é uma ótima data para promover as cachaças em sua loja.
- 15/09 – Dia do Cliente
Assim como a data de março, aproveite para fortalecer a relação com o consumidor oferecendo benefícios exclusivos.
- 22/09 – Início da Primavera
Ótima pedida para dar destaque aos itens de jardinagem e decoração.
10 – Outubro
- 04/10 – Dia dos Animais
As lojas de produtos para pets podem criar campanhas de marketing especiais nessa data.
- 12/10 – Dia das Crianças
Moda infantil e brinquedos estão com tudo nessa época.
- 31/10 – Dia das Bruxas (Halloween)
Se você vende artigos de festa, fantasias e doces, não deixe de decorar sua loja e de promove-la com campanhas temáticas.
11 – Novembro
- 02/11 – Finados
Data importante para quem vende flores como uma homenagem àqueles que se foram.
- 25/11 – Black Friday
Atualmente, é a maior data do comércio eletrônico. Não fique de fora dessa.
- 28/11 – Cyber Monday
Na segunda-feira seguinte à Black Friday, muitas marcas seguem com descontos especiais.
12 – Dezembro
- 21/12 – Início do Verão
Esse é o momento de lojas com foco em modo praia brilharem.
- 25/12 – Natal
Os presentes de Natal abrigam todos os gostos e nichos. Decore sua loja e leve a magia da época aos consumidores.
- 31/12 – Réveillon
Aproveite para fazer a queima de estoque com itens restantes da Black Friday e do Natal. Feche o ano com chave de ouro.
Pronto, agora você já está preparado para as datas especiais.
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Fonte: Nuvem Shop