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20 erros que devem ser evitados pelo seu negócio na Black Friday

20 erros que devem ser evitados pelo seu negócio na Black Friday

A Black Friday é o evento anual mais esperado para algumas pessoas. A ansiedade ocorre tanto para clientes quanto para empreendedores. Isso porque existe uma ótima oportunidade de negócio para ambos: consumir e vender mais. Não há nada melhor, não é? No entanto, é fundamental se antecipar no planejamento, de modo que você tenha conhecimento sobre os erros a evitar na Black Friday.

Para as empresas, essa é uma grande oportunidade de utilizar estratégias para ampliar a sua visibilidade e fidelizar novos clientes.

20 erros que devem ser evitados pelo seu negócio na Black Friday

Para alcançar o melhor resultado dentro do planejamento da sua empresa, é preciso entender sobre os erros para evitar na Black Friday. Vamos saber mais sobre eles?

1- Descontos que colocam a sua empresa em risco

A Black Friday é o momento em que o consumidor busca o melhor preço para um produto específico, o que pode desencadear no empreendedor o impulso de aumentar os descontos, levando em consideração apenas os preços da concorrência. No entanto, esse é um erro que deve ser evitado na Black Friday, pois pode colocar o seu negócio em risco.

Portanto, ao definir as promoções, você sempre deve observar se a empresa terá a capacidade de arcar com os custos sem prejuízos. As promoções precisam ser benéficas para ambos. Sendo assim, na sua estratégia de desconto, você deve incluir o preço de custo dos produtos e a prestação de serviços, para então estabelecer a margem de lucro.

2- Ausência de planejamento antecipado

Isso significa que você terá que definir com clareza quais ações a sua empresa vai adotar, com o objetivo de aumentar a sua visibilidade e oferecer os melhores descontos.

Alguns aspectos precisam estar presentes no seu planejamento, tais como: definição das promoções, investimento em estratégias de marketing e também investimento para proporcionar o melhor atendimento ao cliente.

Portanto, esses três elementos são fundamentais para evitar erros nos descontos e garantir as melhores vantagens na negociação entre você e o seu cliente

3- Atendimento insatisfatório ao cliente

Uma boa estratégia envolve garantir um bom atendimento ao cliente, seja durante a compra ou no pós-venda, momento em que problemas podem surgir.

Logo, investir em cursos para aperfeiçoar o atendimento pode ser uma boa. Isso porque, diante de inúmeras empresas e marcas, o cliente sempre vai procurar o ambiente onde a sua experiência for melhor construída.

4- Não diversificar os meios de pagamento

Nem sempre o cliente vai conseguir pagar o valor de um produto à vista, por exemplo. Por isso, é muito importante investir em outras formas de pagamento para aumentar a possibilidade de conversão.

Quando o seu negócio apresenta diferentes meios para o seu cliente consumir, você evita perder vendas, e também diminui as chances de ter algum tipo de prejuízo, como não alcançar metas.

5- Não ser transparente com o cliente

Cuidado com práticas enganosas, como aumentar o valor dos produtos para depois reduzi-los durante a Black Friday, promovendo assim a ideia equivocada de desconto. Lembre-se: o cliente não é ingênuo.

Essa conduta pode prejudicar a sua credibilidade no mercado, levando as pessoas a consumirem menos com você. Portanto, concentre-se em construir uma imagem de transparência e compromisso com a experiência positiva do cliente, evitando abusos, como o caso do aumento de preço para enganar o consumidor.

6- Não divulgar as promoções os canais certos

O sucesso da sua campanha envolve identificar, sobretudo, quais os canais certos para você apresentar suas promoções e vantagens.

Para que isso seja possível, invista em pesquisas que revelem os padrões do seu público-alvo. Isso será um meio de entender quais são os canais mais acessados, para então realizar ações a fim de promover as conversões.

7- Falhas de segurança

Você precisa se proteger contra golpes nesse período. Infelizmente, isso ocorre com muita frequência, e se você não tomar as medidas certas para reduzir as chances de golpes em seu site, pode acabar tendo um grande prejuízo.

Portanto, invista em métodos de pagamento em duas etapas, verificação de identidade em duas etapas e outras estratégias para garantir a segurança dos dados pessoais das pessoas que vão fazer compras com você

8- Não oferecer kits de venda

Você pode evitar esse erro elaborando kits com produtos que se complementam, ou seja, que desencadeiam a ideia de dependência. Isso é uma estratégia importante, especialmente para quem trabalha no setor de beleza. Alguns exemplos incluem: cuidados com o corpo, rotina de skincare e muito mais.

Portanto, é essencial pensar como o cliente, que verá esse kit como uma proposta muito mais vantajosa em comparação a comprar os itens individualmente.

9- Deixar de fora produtos parados no estoque há muito tempo

Muito mais importante de que investir em produtos novos, é usar estratégias certas para que produtos que estão apresentando dificuldades para serem vendidos.

Sendo assim, a Black Friday surge como um momento oportuno para vender esse produtos que estão empoeirados no seu estoque. Para isso, você pode inclusive usar a estratégia de kits, por exemplo. Use a sua criatividade pra mandar essas caixas embora!

10- Comprar em grande volume

Esse é um dos erros da Black Friday que com certeza você deve evitar. Além de correr o risco de não conseguir vender todos os produtos, você poderá comprometer o seu capital de giro. E você não vai querer isso, não é?

Lembre-se: alguns imprevistos podem surgir, e investir muito alto pode comprometer assuntos de urgência.

11- Instabilidade no site

Com esse grande evento, é normal que o número de acessos ao seu site aumente. O que não é normal é a ausência de recursos para garantir a estabilidade do site, para que o cliente consiga acessar os seus produtos.

Portanto, é fundamental escolher uma hospedagem adequada, de modo que o alto volume de acessos não cause prejuízos para a sua empresa.

12- Serviço de logística ruim

É importante deixar claro que o serviço de logística não se resume apenas à etapa final que levará o seu produto até o seu cliente. Envolve o planejamento de estoque, estratégias de venda e muito mais.

Portanto, procure se antecipar com um plano B para lidar com imprevistos que possam surgir, evitando assim uma experiência de compra ruim para o seu cliente, como atrasos, por exemplo

13- Não pensar em fidelização de clientes

Pensar apenas no alto volume de vendas na Black Friday é um grande erro. Na verdade, esse evento anual deve ser uma oportunidade para o empreendedor conquistar a fidelidade de novos clientes que acabaram de conhecer seus produtos, a fim de que continuem consumindo não apenas nesse dia específico.

Portanto, esse é um meio não só para vender mais, mas também para conquistar o coração de novos clientes.

14- Não promover gatilhos mentais antes da Black Friday

A parte boa da Black Friday é que ela aumenta muito as chances de lucro. A parte ruim é que ela só acontece uma vez por ano. Portanto, evite deixar para a última hora a criação de gatilhos mentais, como degustações de promoções, e assegure que seu público esteja ansioso por esse dia em específico.

Use sua criatividade e interaja com seu público-alvo para garantir que eles sintam a necessidade de consumir seus produtos, devido às vantagens e à qualidade que oferecem em relação aos concorrentes.

15- Estoque insuficiente

Acima, mencionamos um erro comum, que é investir pesadamente em estoque sem levar em consideração a margem de lucro. Por outro lado, há outro erro: não investir o suficiente para atender à demanda.

Portanto, para evitar problemas como a falta de estoque, é importante analisar dados de vendas anteriores, identificando quais produtos foram mais consumidos ao longo do ano. Use esses dados para garantir um estoque estratégico.

16- Descuidar do prazo de entrega

Garanta ao seus clientes que eles vão receber os seus produtos dentro do prazo informado no momento da compra.

Quando você descuida do prazo de entrega, você oferece ao seu cliente uma experiência negativa com a sua empresa, como a famosa frustração.

17- Estratégias de marketing mal planejadas

Você precisa investir seus recursos para atingir necessariamente o seu público-alvo. Do contrário, planejar mal como abordar a estratégia de marketing, sem levar em consideração o perfil do seu cliente, só vai fazer com que os objetivos definidos não sejam alcançados.

18- Ignorar a concorrência

Se você não ficar de olho no que a sua concorrência está fazendo, certamente você vai correr o risco de perder vendas.

Sendo assim, atente-se as estratégias de marketing, além dos descontos oferecidos pelos seus concorrentes.

19- Não avaliar e aprender

Este é o momento para tirar o máximo de lições possíveis, adquirindo experiência e conhecimento.

Portanto, ouça o feedback dos seus clientes e faça uma análise da sua campanha na Black Friday. A partir disso, você será capaz de definir estratégias ainda melhores nos próximos anos. É o famoso ‘vivendo e aprendendo’, não é mesmo?

20- Não participar da Black Friday

Parece óbvio, mas esse é, com certeza, um grande erro. Além de vender mais, a Black Friday oferece outras vantagens: a fidelização de novos clientes, aumento da visibilidade, entre outros.

Portanto, ao decidir ficar de fora, você perde muito, porque é uma chance de promover a sua marca no mercado. Inclusive, às vezes, esse pode ser um fator impeditivo para a sua empresa não expandir no mercado. Não vai ficar de fora, não é mesmo?

Agora que já sabemos um pouco mais sobre esses erros, vamos evitá-los, né? Mão na massa!

Referências: Mister Postman, Conta Azul, Tray, Mundo do Marketing, Enviou, Gestão Pro

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