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Os 18 piores erros cometidos no marketing de conteúdo

Os 18 piores erros cometidos no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia utilizada pelas empresas para agregar valor em forma de informação, com o objetivo de aumentar a demanda de clientes e potenciais clientes.

No entanto, alguns erros são cometidos durante a elaboração dessa estratégia, a exemplo de colocar o marketing de conteúdo em segundo plano, pois o seu retorno não é imediato.

Vamos ver quais sãos os piores erros cometidos dentro do marketing de conteúdo? Boa leitura!

Os 18 piores erros cometidos no marketing de conteúdo

Confira abaixo os 18 piores erros cometido no marketing de conteúdo:

1- Não conhecer o seu público

Pensar em um negócio em que o perfil do público não seja levado em consideração é bem complicado né? Porque é a partir de informações sobre ele que todas as decisões da empresa são tomadas e direcionadas para garantir a assertividade no marketing de conteúdo.

Logo, é fundamental ter informações sólidas para você entender com quem você está falando. Uma forma de evitar esse erro é a partir da segmentação do público, entendendo dessa forma qual a melhor mneira de atendê-lo.

A partir da segmentação, o seu propósito e conteúdo ficará mais fácil e encontrará o seu público. Isso quer dizer que a mensagem chegará ao público correto.

Portanto, conhecer bem o seu cliente é uma forma encontrada de tirar as principais dúvidas deles. Por isso, ao segmentar bem o tipo de conteúdo vai ser mais fácil atrair clientes e garantir que as dúvidas sejam sanadas.

2- Não medir resultados

Qual a melhor forma de acompanhar a efetividade de um conteúdo? Acompanhando os seus resultados. Concorda?

A depender do canal utilizado, Instagram, Whatsapp, Facebook, blog etc. você consegue entender a recepção das pessoas através da interação e engajamento, como curtidas, comentários e muito mais.

No entanto, para que essa análise caminhe para o sucesso, é importante ter um planejamento sólido, pois é a partir dele que a análise ficará mais objetiva e assertiva, levando em consideração os principais pontos.

Portanto, estabeleça objetivos que devem ser alcançados durante a sua trajetória. Caso encontre alguns pontos negativos, estude a possibilidade de fazer alguns ajustes. Se o seu objetivo é aumentar a visibilidade do seu conteúdo, veja quais são as ações que participarão para atingir essa meta.

3- Não foca na qualidade, mas sim na quantidade

Já ouviu algo como “ qualidade é melhor que quantidade?”. Esse princípio também se aplica quando se trata do marketing de conteúdo. Você precisa ter em mente que o número de publicações não consolida a sua posição de prestígio. O que vai garantir é, justamente, a qualidade das informações reunidas.

Além disso, publicar em excesso pode trazer o sentimento de que não há um compromisso com a qualidade, mas sim com o volume de testos publicados. Nesse processo, há o esquecimento de que, para gerar conversões e visibilidade, o que vai importar é exatamente o diferencial: a qualidade.

Portanto, realize um planejamento a ser seguido, de modo a garantir a efetividade da sua estratégia de marketing de conteúdo. Logo depois, reserve um tempo para analisá-la e garantir que o texto atende esses objetivos pré-definidos.

4- Conteúdo mal escrito

Nada que é feito por fazer costuma gerar grandes resultados. Concorda? Com um conteúdo mal escrito não seria diferente. Para a criação de um bom conteúdo, você precisa ser claro e envolvente, além de conversar a língua do seu público, é claro.

Portanto, invista em CTAs, pois essa é uma métrica que vai te ajudar a guiar ações que deseja no seu público. Além disso, faça um planejamento em que o seu único foco não seja vender algum serviço ou produto, mas também agregar valor com informações que possam sanar as dúvidas dos consumidores.

5- Publicação sem objetivo

Não adianta publicar só publicar. Por isso, é fundamental ter um objetivo definido.

Um conteúdo sem estratégia e objetivos pode desencadear a desistência de quem te acompanha, afastando-se de um relacionamento sólido e de bons frutos.

Portanto, elabore um planejamento em que as ações conversem entre sim e que te ajudem a alcançar o seu propósito. Seguir tendências pode ser uma boa, como nas redes sociais que as dancinhas estão cada vez mais populares. No entanto, é preciso ficar de olho se o seu público gosta e interage bem com esse tipo de conteúdo, pois, caso contrário, será pouco eficaz.

6- Pensar apenas no curto prazo

Na estratégia de marketing de conteúdo, é muito importante que você tenha em mente que os objetivos definidos não podem ser alcançados em curto prazo. Por isso, não espere que as conversões aconteçam de forma imediata.

Por isso, para ficar claro a ideia de longo prazo dentro do marketing de conteúdo, pense nas ações como uma espécie de semente, que vamos regando, cuidando até virarem plantas, sendo esse o seu estágio final de desenvolvimento. Da mesma forma acontece com os resultados dentro do marketing de conteúdo, uma sementinha em desenvolvimento.

7- Não definir e seguir um calendário editorial

O calendário editorial é uma ferramenta que vai te ajudar a organizar quais conteúdos serão publicados de acordo com o seu planejamento. Além disso, é uma forma de regularizar as publicações, evitando que você se perca no meio do caminho.

Portanto, ter um calendário editorial é fundamental para que os resultados sejam colhidos dentro do seu planejamento, afastando a desordem e a dificuldade de construir um bom tráfego.

Logo, a essa altura já deve estar bem claro que sem um calendário editorial você dificilmente alcançará os seus resultados.

8- Não leva em consideração o funil de vendas na produção de conteúdo

O funil de vendas é muito importante para o marketing de conteúdo, pois cada uma de suas etapas levarão para um objetivo em específico: educar o cliente e gerar conversão. Portanto, ao seguir essa estratégia você terá um bom desempenho de acordo com o que foi planejado por você e sua equipe de colaboradores.

O funil, então, funciona da seguinte maneira:

  • Topo de funil: mostrar ao usuário que ele tem um problema, sem mencionar vendas;
  • Meio de funil: educar os usuários sobre as possibilidades de soluções que a sua empresa tem e mencionar de maneira bem sutil alguns dos seus produtos ;
  • Fundo de funil: essa é a última etapa, na qual falar sobre a diversidade dos seus produtos e soluções está liberado, pois seu cliente já passou pelas etapas anteriores. Para evitar a apresentação direta dos seus produtos, siga rigorosamente as etapas do funil, a fim de obter resultados positivos.

9- Criar conteúdo superficial

Dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, é muito importante investir em informações valiosas, que realmente agreguem algum valor sobre a dúvida que traz o seu cliente até você.

Criar conteúdo superficial é um erro bem comum, e pode ser o causador dos problemas dentro do seu planejamento. Muito embora essa estratégia seja quase que obrigatória para qualquer empresa, não significa que, por conta de outros motivos, o conteúdo precisa ser produzido de qualquer maneira. E esse erro de produzir qualquer conteúdo é exercido por muitas empresas, o que é gravíssimo, pois traz pouco retorno.

Dessa forma, é importante reservar um tempo e investir em profissionais para definir pontos relevantes que possam gerar conteúdo de qualidade. Ainda, uma outra opção é a terceirização desse serviço para outras empresas. Veja o que é mais viável para você e o seu negócio. Tá certo?

10- Deixar de documentar a estratégia

Uma ideia boa precisa sempre ser documentada, ou seja: escrita em algum lugar que você tenha acesso para que não a perca ao longo do seu planejamento.

Como a produção de conteúdo sugere a participação de vários elementos, às vezes uma informação ou outra pode se perder nesse caminho. Além disso, pode ser que surja a necessidade de você aprimorar alguma estratégia ao longo do tempo, e qual seria a melhor forma de acessá-la? A partir de arquivos documentados durante esse processo.

Portanto, é fundamental que fique claro que a documentação independente do número de colaboradores, seja uma empresa pequena ou grande. A finalidade é levar esse elemento para cada funcionário, a fim de evitar dissabores.

11- Falhar na definição de persona

Persona pode ser entendida como um modelo fictício daquilo que seria o seu cliente ideal, e a sua definição geralmente ocorre com a análise de dados de pessoas que já consumiram com você.

Quando você falha na definição de persona, alguns problemas como a baixa conversão, visibilidade e outros podem surgir ao longo da sua jornada. Sendo assim, poderia ser um completo desastre seguir um planejamento sem esse elemento bem definido.

12- Esquecer de promover o conteúdo

Dentro do seu planejamento de produção de conteúdo deve ter um espaço reservado para datas e horários ideias para divulgá-lo. Afinal, para quer produzir conteúdo se as pessoas nem estão sabendo que ele existe? Não tem sentido algum, concorda?

Por isso, elabore um cronograma consistente de postagens para sempre lembrar ao seu cliente sobre a existência de uma informação nova da qual ele ainda não teve acesso. Isso é muito importante para organizar as publicações, pois divulgar uma única vez ou em excesso pode prejudicar o seu planejamento.

13- Vender em vez de educar

Se o seu objetivo é só vender, o marketing de conteúdo nada acrescenta na sua estratégia e planejamento, tendo em vista que ele envolve um processo de fornecer informações e educar sobre possíveis demandas do seu público.

O objetivo do marketing de conteúdo vai além da ação de vender, pois o seu processo envolve elementos para atender as principais demandas do seu público, a exemplo de conteúdos para informar e tirar dúvidas. A venda é somente uma das etapas.

Portanto, não deixe de educar a sua persona sobre um possível problema. Com essa atitude, com certeza, você vai ampliar os resultados.

14- Planejamento de conteúdo em segundo plano

Como mencionamos acima, os frutos do marketing de conteúdo não costumam ser colhidos em um curto período de tempo. Por esse motivo, algumas empresas colocam o planejamento de conteúdo em segundo plano, pois existem outras estratégias que estão trazendo um retorno mais rápido, o que é natural e que não está completamente errado.

O que muitos empreendedores não entendem é que diversas estratégias podem ser usadas de modo simultâneo, o problema só acontece quando  marketing de conteúdo é deixado de lado.

Sendo assim, tente aproveitar ao máximo de diferentes estratégias, sem que isso signifique deixar algo de lado. O investimento em conteúdo é uma maneira eficaz de garantir que as vendas e a interação com a sua persona ocorra de modo mais efetivo e natural, ampliando os resultados.

15- Conteúdo sem personalidade

Um conteúdo com personalidade é aquele responsável por fazer você se destacar em meio a tantos outros. A ausência de um elemento ou uma característica da sua marca pode fazer com que você não se destaque e seja mais do mesmo.

Dessa forma, com o objetivo de afastar a ausência de personalidade, foque em construir a sua identidade e a maneira singular com a qual deseja interagir com o seu público.

16- Não fazer otimização de conteúdos para SEO

As estratégias de SEO são fundamentais para garantir uma maior visibilidade do seu negócio. Por isso, é importante você acompanhar quais ajustes devem ser feitos para que o seu conteúdo esteja bem ranqueado, a fim de que o seu público tenha acesso de modo mais assertivo.

Sendo assim, as estratégias SEO devem fazer parte do seu planejamento, pois elas podem te ajudar a aumentar a visibilidade e a ajudar construir autoridade no seu nicho.

17- Não possuir um objetivo

Qualquer decisão que precisamos tomar precisa de um direcionamento, concorda com a gente? No marketing de conteúdo isso não muda.

Sendo assim, quais são os objetivos que guiam o seu planejamento para os próximos meses? Aumentar a taxa de conversão? Aumentar o número de visitantes no seu site?

Com as ideias bem definidas, você deverá identificar se há viabilidade para a sua execução em um determinado prazo.

18- Falar somente do produto ou serviço

Numa estratégia de marketing de conteúdo, você precisa tomar cuidado para não exagerar ao falar muito sobre produtos, pois isso pode cansar o seu público.

Por isso, você deve evitar a postura de que o seu produto é o melhor. Na verdade, por mais que seja uma forma de promover a sua empresa, essa não é a melhor estratégia quando visualizamos que o cliente tem um único objetivo nesse momento: encontrar a solução para o seu problema.

Essas foram as nossas dicas sobre os piores erros cometidos no marketing de conteúdo. Vamos evitá-los, tá bom?

Se gostou do nosso conteúdo continue com a gente!

Referências: Rock Content, SEMRush, Comunique-se

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