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SERP: o que é, como funciona e qual a importância?

SERP: o que é, como funciona e qual a importância?

Antes de começar a falar sobre o que é a SERP, tenho certeza de que, em algum momento de hoje, você utilizou o mecanismo de busca do Google para procurar um produto ou buscar alguma informação. Basicamente, podemos definir a SERP como a página de resultados de uma busca realizada na caixa de pesquisa.

Essa página pode servir como um indicador para visualizar quem se encontra nas primeiras posições, especialmente quando se trata de ranqueamento.

O que é SERP?

SERP, sigla em inglês para Search Engine Resultats Page, é a página do buscador, que tem o objetivo central de entregar ao usuário exatamente o que ele busca, seja uma informação, seja um produto.

Parece coisa de outro mundo falando assim, né? Mas a verdade é que essa página está muito presente no nosso dia a dia com o Google, uma ferramenta que é essencial quando se trata de pesquisa, e que é bem usual no nosso dia a dia.

Sendo assim, a estrutura de uma SERP é importante para fundamentar uma boa interação com o usuário, ou melhor, cliente. Para isso, é preciso saber mais como ela funciona, até porque os primeiros resultados aparecem para nós como forma de anúncio, ou seja, as empresas estão investindo para estar ali. Logo após, temos opções de resultados orgânicos, os quais não pagaram para estar nessas posições posteriores.

De modo geral, é assim que se constrói uma estrutura básica da página de pesquisa, e usar boas estratégias pode fazer com que a sua empresa fique bem colocada nas pesquisas dos usuários.

Quais são as principais features da SERP do Google?

Essas features podem ser compreendidas como informações destaques dentro da página de busca. Exemplos:

  • Imagens: É uma ferramenta que exibe imagens relacionadas com a pesquisa do usuário.
  • Site Links: São os links que aparecem como sugestão quando é realizada a busca em um site específico.
  • Box de notícias: Exibe notícias de diferentes sites e blogs jornalísticos.
  • As pessoas também perguntam: É uma forma de ver o que outras pessoas estão perguntando sobre o mesmo tema que está sendo pesquisado.
  • Google voos: Mecanismo utilizado para buscar voos com um bom preço, além de criar alertas para o destino desejado.
  • Vídeos: Aparecem conforme a sua pesquisa, a exemplo de um tutorial para bolo.
  • Avaliações: São informações fornecidas por usuários que já conhecem e vivenciaram o que você está buscando.
  • Local Pack Teaser: É um recurso utilizado para exibir sugestões de lugares para ficar, por exemplo.
  • Shopping: São os produtos que aparecerem quando você realiza uma busca dentro da ferramenta.
  • Snippet: São resumos de um tópico em específo. O objetivo é trazer informações ao usuário de modo reduzido.
  • Anúncios do Google Ads: Recurso que as empresas utilizam para aparecer nos primeiros resultados de busca de uma palavra-chave. Para isso, é preciso contratar o anúncio.
  • Painéis de conhecimento: Um recurso que vai entregar ao usuário, objetivamente, uma informação buscada, como situação das criptomoedas etc.
  • Pesquisas relacionadas: São sugestões de pesquisas semelhantes a uma busca primária realizada pelo usuário.

Qual é a importância da SERP para o marketing de conteúdo?

Quando pensarmos em SERP e sua importância para o marketing de conteúdo devemos focar em: boas estratégias de marketing, com uma boa escolha de palavras-chaves, são fundamentais para um bom desempenho, o que quer dizer um número maior de conversão.

E lembre-se: ficar na primeira página é quase que uma questão de sobrevivência, porque pouquíssimas pessoas seguem para a segunda página, por exemplo. Por isso mesmo, é fundamental alinhar boas práticas a um bom planejamento de marketing para atrair cada vez mais o seu público-alvo.

Como alcançar as features da SERP?

Não é algo simples e fácil, mas você pode usar estratégias para aumentar as chances e garantir o seu lugar de destaque. Veja abaixo:

Primeira posições da SERP

Para garantir as primeiras posições, você deverá focar em:

  • Boa escolha de palavras-chave;
  • SEO técnico;
  • Experiência do usuário;
  • Conteúdo de qualidade.

Trabalhe bem os dados estruturados

Os dados estruturados são marcações feitas no código do site, a fim de oferecer informações mais detalhadas. Essa é uma estratégia para influenciar como as informações aparecem aos usuários.

Verifique a escaneabilidade do conteúdo

É preciso alinhar a objetividade ao propósito de sanar a dúvida pesquisada pelo usuário. Isso quer dizer que você deve ir direto ao ponto.

Fique de olho no que já está em destaque

Profissionais de SEO precisam estar de olho para verificar o que a concorrência vem fazendo, a fim de que isso possa contribuir com o seu planejamento.

Como funciona o ranqueamento da SERP do Google?

Tudo isso não garante que você fique bem posicionado nós mecanismos de busca do Google. Isso porque alguns critérios são levados em consideração.

O primeiro é que os seus concorrentes podem estar melhor posicionados devido à riqueza de conteúdo oferecido ao usuário.

O segundo é que robôs do Google fazem uma espécie de varredura, verificando alguns critérios pertinentes, que podem garantir as primeiras posições, com o objetivo de delimitar a relevância do seu conteúdo e, consequentemente, garantir a primeira posição.

Logo, o que tiramos disso tudo é que se você atende os critérios definidos pelo Google, como riqueza de detalhes e informações, você certamente garantirá um local de destaque dentro da página de busca.

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Referências: Neil Patel, Conversion, Rock Content

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