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Branded keywords: o que são e qual é a importância delas?

Branded keywords: o que são e qual é a importância delas?

Quem nunca, antes de fechar um negócio, pesquisou informações específicas sobre algum tipo de produto, para só depois tomar uma decisão? As branded keywords são, portanto, palavras-chave específicas utilizadas pelos consumidores para encontrar informações sobre um produto ou marca em particular.

Se deseja saber mais sobre esse termo, continue conosco para descobrir o que são as branded keywords, a sua importância, como encontrá-las e como usá-las efetivamente em sua estratégia de marketing.

O que são as branded keywords?

As branded keywords podem ser definidas como palavras-chave que os clientes em potencial usam para achar uma informação mais específica sobre um de seus produtos, e só depois tomar uma decisão de compra. Ou seja, as branded keywords são palavras utilizadas em mecanismos de busca, as quais têm o objetivo de filtrar, de modo bem específico, informações sobre uma empresa e seus produtos.

Isso quer dizer que a pessoa já conhece a sua empresa, e ao usar as branded keywords o cliente estará realizando uma busca mais específica. Em contrapartida as palavras-chave são mais genéricas, realiza busca gerais sobre algum produto, sem se interessar, por exemplo, em uma empresa específica.

Portanto, é possível afirmar que essas pesquisas são efetuadas quando a conversão ainda não aconteceu. Ou seja, as pessoas pesquisam marcas e produtos, como “Churros da Ana” para saber mais do produto antes de efetuar uma compra, querem alguma informação específica que não trata, por exemplo, de como fazer churros, mas sim sobre um diferencial na sua marca que garantirá a compra. Já nas palavras-chave, poderia ser feita uma pesquisa mais genérica, como lojas de churros, sem conhecimento e opinião formada sobre uma determinada marca.

Portanto, ao fazer uma boa seleção dessas palavras, você vai aumentar o número de visitantes, consequentemente o tráfego será maior, e essas pessoas poderão se tornar clientes da sua marca.

Qual é a importância delas?

A essa altura você deve estar se perguntando: será que essa ferramenta tem mesmo importância? Já adiantamos: tem sim. Sabe por quê? Porque as branded keywords podem aprimorar as suas estratégias de vendas e otimizar a sua página.

Veja abaixo o porquê de utilizar essa ferramenta.

Novas oportunidades

Ao acompanhar o que os seu público tem buscado, você poderá ver nisso uma oportunidade para analisar a demanda do que se deve ajustar. Isso porque você entenderá os desejos de consumo do seu público, e poderá pensar em produtos que, inclusive, não estão nem presentes no mercado. Todos esses benefícios possibilitados pelas branded keywords.

Identificar falhas

O maior destaque aqui é compreender as impressões, feedbacks, de pessoas que buscam um produto específico e a experiência positiva ou negativa que tiveram ao realizar essa pesquisa. A partir disso, você conseguirá identificar quais são os produtos mais impactados por informações negativas e fazer os ajustes necessários para melhorar a experiência do seu cliente.

Portanto, ao levar em consideração as impressões dos clientes, faça os ajustes que são necessários para poder alcançar as impressões positivas do seu público.

Ganho em segmentação

Você precisa investir em conteúdos cada vez mais direcionados ao seu público, pois a chance de causar um impacto desejado será maior.

Hoje, com o boom tecnológico, a presença digital cada vez mais direcionada é o que tem sido mais relevante para construir uma relação mais agradável com os seus futuros clientes.

Entender as necessidades do seu público

Ao conhecer as necessidades do seu público, você poderá melhorar a experiência dele. Portanto, invista em branded keywords que possam garantir essa experiência positiva, além de aumentar o tráfego e converter os visitantes em clientes.

Acompanhar o desempenho dos seus concorrentes

Verificar o desempenho dos concorrentes é de extrema importância para ampliar as suas oportunidades e construir o seu diferencial no mercado.

Sendo assim, buscar as branded keywords dos seus concorrentes para entender mais sobre os seus produtos, de modo a entender a relevância dele para o seu público-alvo, pode ser uma maneira de você aprimorar a sua presença no mercado. A partir disso, você poderá realizar campanhas mais certeiras, apresentando o seu diferencial ao mercado.

Como achar as branded keywords?

Agora que já sabemos a importância, confira algumas dicas para achar as branded keywords.

Use ferramentas específicas

Duas opções de ferramentas poderão te ajudar nessa missão. São elas: Sprout Social e SEMRush. Ao utilizá-las, você conseguirá uma busca mais enriquecedora acerca das branded keywords.

Google alerts

É uma excelente estratégia para quem deseja saber sempre quando a sua marca for mencionada em ferramentas de busca na internet.

Abuse das redes sociais

As redes sociais são importantes para quem está em busca de branded keywords, e o Twitter (X) é uma das ferramentas de comunicação que apresentam uma experiência melhor quando se deseja procurar um conteúdo ou produto específico.

Através da “advanced Search” você poderá usar uma palavra ou uma combinação de palavras para encontrar exatamente o que precisa.

Como utilizar as branded keywords no marketing de conteúdo?

O principal objetivo das branded keywords é ajudar pessoas a encontrarem o seu produto, de modo mais específico, nas ferramentas de busca. Dessa forma, é muito importante que essa ferramenta esteja alinhada a sua estratégia de marketing. Veja o porquê:

Segmentar o conteúdo

Se você trabalha com produtos diversos, será necessário segmentar os produtos para que as palavras sejam certeiras quando os clientes buscarem os produtos no mecanismos de busca.

Recomendamos, sempre, que você faça um teste para ver se elas estão sendo efetivas e, caso necessário, faça ajustes para aproveitar ao máximo esse mecanismo.

Estratégia presente no planejamento de palavras-chave

A sua estratégia e as palavras-chave precisam estar alinhadas. Para isso, leve em consideração os seguintes aspectos: quantidade de buscas, relevância das palavras entre outros.

Seja maior no rankeamento em relação ao seu concorrente

Verifique a necessidade de ferramentas pagas para acompanhar as suas ações, mas não se limite a elas. Faça um diagnóstico sobre a qualidade das informações e se elas estão sendo eficientes para o seu planejamento.

Aumente a visibilidade do seu site ou blog da empresa

Desenvolva conteúdos específicos para as branded keywords. Isso pode ser feito através de um banco de dúvidas relacionadas aos produtos os quais você comercializa, como forma de pagamento, funcionalidade, quais são as dúvidas mais frequentes, entre outros.

Essa estratégia é fundamental para acompanhar o desempenho das palavras selecionadas, além de confirmar se você está respondendo às principais dúvidas.

Outro aspecto importante é o aumento da visibilidade da sua marca, e como isso pode melhorar a sua presença em mecanismos de busca.

Viu como essa pode ser mais uma ferramennta para auxiliar o seu negócio a crescer?

Referências: Rock Content, Locaweb

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