O tráfego orgânico, diferente do tráfego pago, são os acessos ao seu site conquistados de maneira espontânea, ou seja, sem o uso de anúncios. Geralmente esses acessos são a partir de sites de busca, como Google e Bing. Por gerar os acessos sem nenhum custo adicional, o tráfego orgânico é o principal objetivo de muitas empresas.
O que é o tráfego orgânico?
Antes de mais nada, vamos definir o que é tráfego. Assim que você pesquisa um termo em uma plataforma de pesquisa, como o Google, as páginas recomendam diversos sites. A partir daí, qualquer clique que determinado site tenha é chamado de tráfego. Esse tráfego pode vir também de outras fontes, como redes sociais.
O que é o tráfego orgânico?
Em relação ao tráfego orgânico, a sua definição se dá por essas visitas que são feitas de maneira espontânea: pessoas que buscam termos ou produtos que tem algum destaque em seu website. Logo, assim que a pesquisa é feita, seu conteúdo aparece para os clientes e eles o acessam, sem nenhum custo de anúncios.
A importância do tráfego orgânico
O tráfego orgânico é essencial para o marketing de conteúdo da sua empresa. Contudo, para além disso, ele comprova a qualidade e autoridade da sua marca. Para ele mostrar todo seu potencial, você também precisa trabalhar sua página, usando técnicas de SEO e outras estratégias.
Principais vantagens em investir
Assim que você parar de investir no tráfego pago, ele irá parar de anunciar a sua página, causando uma queda brusca. Já no tráfego orgânico, como existe uma construção consistente do seu conteúdo, sua página irá crescer constantemente.
1 – Escalabilidade
Uma das desvantagens do tráfego pago é que o Google mostra quando o link é um anúncio. Ou seja, automaticamente o público percebe que a página está tentando vender algo, e evita clicar no link.
2 – Relevância
Comparado ao uso de anúncios, o tráfego orgânico diminui os custos da estratégia de marketing.
3 – Custo-benefício
Para conseguir acompanhar o cliente durante toda a jornada de compra e construir um relacionamento com ele, o ideal é o uso de tráfego orgânico.
4 – Construção
Os resultados do uso de uma estratégia orgânica não tem prazo de validade. Eles podem durar anos a fio e gerar milhões de vendas durante determinado período.
5 – Duração
Como gerar tráfego orgânico?
Entender o seu público-alvo é um dos passos mais importantes para gerar tráfego orgânico. Quem vai acessar seu conteúdo são pessoas. Dessa forma, ao conhecê-las e entender suas intenções, é mais fácil coordenar as estratégias de marketing.
1 – Foque no público
O SEO é um dos maiores aliados do tráfego orgânico. Ele é um conjunto de estratégias que ajuda sua página a rankear melhor no Google.
2 – Invista no SEO para atrair tráfego
É preciso que você selecione palavras relacionadas a sua área de atuação ou relacionadas ao conteúdo que você está escrevendo sobre.
3 – Procure as melhores palavras-chave
O ideal é já colocar no título exatamente sobre o que se trata o texto, com uma pitada de persuasão, para convencer os usuários a acessar o seu site.
4 – Desenvolva títulos de sucesso
Se você fez uma análise e determinou quais as dores do usuário e que tipo de conteúdo ele está procurando, você tem o necessário para fazer um conteúdo relevante.
5 – Faça conteúdos relevantes
As redes sociais são grandes aliadas do tráfego orgânico. Faça posts nas redes que levam a páginas do seu site e que possam ser compartilhados com facilidade.
6 – Foque também nas redes sociais
Faça textos relacionados a sua área de atuação, explicando produtos, com curiosidades e etc, em formatos diferentes, como infográficos, podcasts e vídeos.
7 – Faça vários tipos de conteúdo
Os outros 4 tipos de tráfego
Pago: tráfego que usa de estratégias pagas, como anúncios, para atrair os clientes; direto: quando acessam seu site diretamente, sem ter vindo de outro site; social: se refere aos acessos das redes sociais; de referência: quando visitam seu site a partir de outro, que não seja um mecanismo de busca.