Embora muitas pessoas confundam, Social Media e Estrategista Digital são profissionais distintos. O Social Media é o profissional responsável pela gestão dos perfis de redes sociais. Ele lida com a atualização e geração de conteúdo para atrair seguidores em páginas de empresas. Por outro lado, o Estrategista Digital é responsável por guiar todas as estratégias de um projeto até chegar no seu objetivo final. Ele está à frente do projeto, desde o planejamento até a gestão.
O que faz um Social Media?
Também conhecido como analista de redes sociais, o Social Media pode cumprir muitos papéis diferentes em uma empresa. Contudo, as principais funções atribuídas a esse profissional são:
Isto é, pontuar as etapas de todo o processo de gestão das redes sociais, e definir as estratégias a serem seguidas.
1 – Planejamento de conteúdo
Para criar conteúdo, o Social Media precisa, antes de tudo, entender o seu público e as redes sociais em que o conteúdo será veiculado. Assim, é possível gerar conteúdo atrativo e de qualidade.
2 – Criação de conteúdo
É responsabilidade do Social Media manter suas publicações pré-agendadas. Isso permite atender a frequência de publicações definida e gera um ganho de tempo.
3 – Agendamento de posts
Em muitos casos, o Social Media também é responsável por criar as artes das publicações. Existem ferramentas que podem ajudar, como o Canva.
4 – Criação de artes
O trabalho de monitoramento consiste em analisar o que o público tem falado da empresa para a qual o profissional trabalha.
5 – Monitoramento
Interagir com o público é muito importante nas redes sociais. O Social Media deve acompanhar tudo o que é comentado e responder. Preferencialmente, o que foi dito de forma manual.
6 – Relacionamento com a comunidade
O analista de redes sociais precisa determinar os tipos de análises que serão feitas e qual a periodicidade de cada uma delas. Além disso, é necessário elaborar relatórios, e definir métricas para auxiliar a análise.
7 – Análise de resultados
O que faz um Estrategista Digital?
É o profissional que atua para definir quais temas, formatos e direcionamentos devem ser abordados para a alcançar os objetivos do projeto. Além disso, ele:
Define cada etapa do processo de aquisição de novos leads do negócio, traçando estratégias como a criação de landing pages; webinars; email marketing; etc.
1 – Planeja a geração de leads
O Estrategista Digital avalia cada um dos recursos necessários para efetivar um negócio. Tudo é mensurado e analisado.
2 – Mapeia recursos necessários
Isto é, monitora a concorrência para comparar os resultados e incorporar os métodos mais eficientes à empresa.
3 – Exerce práticas de benchmarking
Usar frameworks ajuda o Estrategista Digital a entender possibilidades e a escolher os melhores canais para colocar nas suas estratégias.
4 – Implementa frameworks
O Estrategista Digital analisa o tráfego para comparar sites concorrentes e fazer uma avaliação sólida do desempenho web geral de um concorrente.
5 – Analisa o tráfego
A fim de definir metas de negócios e métricas de sucesso, o estrategista tem contato direto com os clientes.
6 – Trabalha diretamente com clientes
Qual é a preferência do mercado?
Os dois profissionais são necessários no mercado de trabalho. Contudo, por contemplar mais áreas e abranger mais funções, o Estrategista Digital tem sido mais requisitado pelas empresas.
Quais são as principais diferenças?
A diferença entre o Social Media e o Estrategista Digital está no aspecto de suas funções. O Social Media é completamente voltado para as redes sociais. A função desse profissional exige muita criatividade. Já que ele é encarregado de produzir conteúdos para gerar engajamento.
Quais são as principais diferenças?
As funções do Estrategista Digital possuem um aspecto estratégico. Ele se orienta com foco no planejamento e aconselhamento de campanhas de marketing. Quanto ao conteúdo, a sua tarefa é mapeá-los para entender as dores da persona e estruturar o que for mais relevante para cada etapa da jornada do cliente.
Quem ganha mais?
Segundo dados da Glassdoor, no Brasil (dados de Junho de 2022) o salário médio de um Social Media é pouco mais de R$ 2.000. Por sua vez, o salário médio de um Estrategista Digital é de R$5.525.