Embora muitas pessoas confundam, Social Media e Estrategista Digital são profissionais distintos. O Social Media é o profissional responsável pela gestão dos perfis de redes sociais. Ele lida com a atualização e geração de conteúdo para atrair seguidores em páginas de empresas. Por outro lado, o Estrategista Digital é responsável por guiar todas as estratégias de um projeto até chegar no seu objetivo final. Ele está à frente do projeto, desde o planejamento até a gestão.

O que faz um Social Media?

Também conhecido como analista de redes sociais, o Social Media pode cumprir muitos papéis diferentes em uma empresa. Contudo, as principais funções atribuídas a esse profissional são:

Isto é, pontuar as etapas de todo o processo de gestão das redes sociais, e definir as estratégias a serem seguidas.

1 – Planejamento de conteúdo

Para criar conteúdo, o Social Media precisa, antes de tudo, entender o seu público e as redes sociais em que o conteúdo será veiculado. Assim, é possível gerar conteúdo atrativo e de qualidade.

2 – Criação de conteúdo

É responsabilidade do Social Media manter suas publicações pré-agendadas. Isso permite atender a frequência de publicações definida e gera um ganho de tempo.

3 – Agendamento de posts

Em muitos casos, o Social Media também é responsável por criar as artes das publicações. Existem ferramentas que podem ajudar, como o Canva.

4 – Criação de artes

O trabalho de monitoramento consiste em analisar o que o público tem falado da empresa para a qual o profissional trabalha.

5 – Monitoramento

Interagir com o público é muito importante nas redes sociais. O Social Media deve acompanhar tudo o que é comentado e responder. Preferencialmente, o que foi dito de forma manual.

6 – Relacionamento com a comunidade

O analista de redes sociais precisa determinar os tipos de análises que serão feitas e qual a periodicidade de cada uma delas. Além disso, é necessário elaborar relatórios, e definir métricas para auxiliar a análise.

7 – Análise de resultados

O que faz um Estrategista Digital?

É o profissional que atua para definir quais temas, formatos e direcionamentos devem ser abordados para a alcançar os objetivos do projeto. Além disso, ele:

Define cada etapa do processo de aquisição de novos leads do negócio, traçando estratégias como a criação de landing pages; webinars; email marketing; etc.

1 – Planeja a geração de leads

O Estrategista Digital avalia cada um dos recursos necessários para efetivar um negócio. Tudo é mensurado e analisado.

2 – Mapeia recursos necessários

Isto é, monitora a concorrência para comparar os resultados e incorporar os métodos mais eficientes à empresa.

3 – Exerce práticas de benchmarking

Usar frameworks ajuda o Estrategista Digital a entender possibilidades e a escolher os melhores canais para colocar nas suas estratégias.

4 – Implementa frameworks

O Estrategista Digital analisa o tráfego para comparar sites concorrentes e fazer uma avaliação sólida do desempenho web geral de um concorrente.

5 – Analisa o tráfego

A fim de definir metas de negócios e métricas de sucesso, o estrategista tem contato direto com os clientes.

6 – Trabalha diretamente com clientes

Qual é a preferência do mercado?

Os dois profissionais são necessários no mercado de trabalho. Contudo, por contemplar mais áreas e abranger mais funções, o Estrategista Digital tem sido mais requisitado pelas empresas.

Quais são as principais diferenças?

A diferença entre o Social Media e o Estrategista Digital está no aspecto de suas funções. O Social Media é completamente voltado para as redes sociais. A função desse profissional exige muita criatividade. Já que ele é encarregado de produzir conteúdos para gerar engajamento.

Quais são as principais diferenças?

As funções do Estrategista Digital possuem um aspecto estratégico. Ele se orienta com foco no planejamento e aconselhamento de campanhas de marketing. Quanto ao conteúdo, a sua tarefa é mapeá-los para entender as dores da persona e estruturar o que for mais relevante para cada etapa da jornada do cliente.

Quem ganha mais?

Segundo dados da Glassdoor, no Brasil (dados de Junho de 2022) o salário médio de um Social Media é pouco mais de R$ 2.000. Por sua vez, o salário médio de um Estrategista Digital é de R$5.525.