O Dia do Cliente é uma data comercial criada há pouco tempo, para celebrar os consumidores. Aqui no Brasil a data é comemorada dia 15 de setembro. Isso porque esse mês não tem um grande apelo comercial. Portanto, era o ideal para celebrar. Para comemorar, as marcas costumam dar diversos descontos, benefícios e até prêmios para os clientes.

O que é o Dia do Cliente?

No Brasil, a data começou a ser comemorada em 2003, depois do empresário João Carlos Rego idealizar e trabalhar para implementar a data comercial por aqui. O dia 15 de setembro foi escolhido por ser em um mês não muito propício para vendas.

12 ideias de ações para a data

Como esperado, os clientes aguardam ansiosamente a data para aproveitar as ofertas que as empresas vão dar. Estude as possibilidades e dê desconto em seus itens e produtos. Isso certamente vai aumentar o seu prestígio entre os consumidores de sua loja.

1 – Crie ofertas especiais

Para maximizar as vantagens das ofertas, você pode dar descontos progressivos. Quanto mais o cliente comprar, mais desconto ele vai ter.

2 – Dê descontos progressivos

Use a sua base de dados dos clientes que já realizaram compras no seu negócio e envie ofertas exclusivas para eles.

3 – Descontos para clientes recorrentes

Para atrair novos clientes nessa data, uma boa ideia é entregar amostras grátis do seu produto ou serviço.

4 – Amostra grátis

Caso você tenha um negócio que trabalhe com entregas, oferecer frete grátis pode ser uma boa. Os clientes da era digital buscam o conforto de comprar sem sair de casa.

5 – Frete grátis

Engajar o público em um concurso é uma ótima ideia para o Dia do Cliente, pois estimula a criatividade e envolve os consumidores com sua marca. Você pode promover um concurso de “melhor frase” ou “melhor foto”, relacionados a sua marca, e dar um prêmio para o vencedor.

6 – Promova um concurso

Outra forma ideal de engajar seus consumidores antigos, e visar novos clientes, é promover um sorteio. Além de itens do seu inventário, você também pode sortear descontos e benefícios. São muitas as possibilidades de prêmios, e o ideal deve ser selecionado através de um estudo do seu público.

7 – Faça sorteios para o Dia do Cliente

Fazer uma campanha personalizada, respeitando os gostos de cada cliente é fácil. Consulte sua base de dados e prepare a campanha.

8 – Faça uma campanha personalizada

Não adianta nada criar promoções e ofertas e não promover com qualidade. O ideal é que você invista em um slogan cativante e homenageie seus clientes nesse dia especial.

9 – Campanha especial

Detalhes fazem a diferença em um mercado competitivo. O ideal é que você tenha um atendimento exemplar, tanto em dias comuns quanto no Dia do Cliente. Ofereça um rápido atendimento, ouça os feedbacks e foque em um atendimento especial.

10 – Invista em atendimento especial

Você pode investir em embalagens especiais, exclusivas para esse dia. Essa atitude demonstra carinho, já que a marca pensou no cliente ao oferecer algo único.

11 – Embalagens especiais

Você pode fazer uma mensagem especial de agradecimento. Essa mensagem pode vir através das redes sociais ou em cartas, colocadas junto ao produto.

12 – Mensagem especial

Por que aproveitar o Dia do Cliente?

Inicialmente, investir nessa data pode ser importante para as vendas, e lucros, já que acontece em um mês onde as vendas são menores. Além disso, pode te ajudar a ganhar mais clientes e até mesmo agradar os clientes antigos, ao fazer campanhas especiais.

Cuidados básicos

O Dia do Cliente pode se tornar uma data essencial para sua empresa. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados. Entre eles está o planejamento. Se a oferta não suprir a demanda, isso pode manchar a imagem de sua empresa. Também planeje os valores dos seus itens, fazendo ofertas e promoções justas para você e para o cliente.