Início » Merchandising: o que é, como criar estratégias, exemplos
Merchandising: o que é, como criar estratégias, exemplos

Merchandising: o que é, como criar estratégias, exemplos

Sabe quando você entra em um estabelecimento e os produtos estão acessíveis, visualmente organizados e até atraentes? Pois saiba que essa organização não é por acaso, ela é resultado do merchandising.

“Mas o que é merchandising?”, você se pergunta. A resposta simples, é que se trata de um conjunto de técnicas que tornam a venda de um produto possível de maneira rápida. Isso ocorre graças à sua apresentação, organização e oferta.

Graças à essa ferramenta, é possível alavancar as vendas dos seus produtos, aumentar a demanda por seus serviços, além de melhorar a reputação da sua marca, ao estabelecer para os clientes o seu compromisso com a oferta da melhor experiência possível para eles no momento da compra.

Quer entender melhor como isso funciona? Continue lendo a leitura e te contarei tudo.

O que é merchandising?

O merchandising é uma ferramenta composta por um conjunto de técnicas de apresentação e venda de produtos e serviços, que contempla desde a organização estratégica do que se pretende vender, até sinalizações e informações essenciais para que o cliente tenha mais agilidade e facilidade em encontrar o que busca.

Imagine o seguinte cenário:

Você entra em uma perfumaria e segue pelo corredor central, procurando produtos para hidratação de cabelo, porém em uma mesma prateleira, você encontra desde pinças para sobrancelhas, linhas de unha, descolorantes, toucas de banho e sabonete líquido, sem qualquer critério de organização. 

Diante disso, você cogita pedir a ajuda de um atendente, mas além de estreito, o corredor está cheio de caixas pelo caminho, e para ajudar, o estabelecimento é escuro e você tem um horário a cumprir, sem poder se demorar ali. Em vista disso, ao invés de buscar informações, você desiste da compra e sai às pressas da loja. 

Aquele estabelecimento perdeu a chance de concluir uma venda por conta da apresentação sem cuidado de seus produtos.

O merchandising, portanto, é um conjunto de processos que levam um cliente a comprar e, embora esteja intimamente ligado à conversão, ele é considerado o caminho que o cliente segue, enquanto a venda é o destino final.

Quais são os tipos de merchandising?

Agora que você já entendeu o que é o merchandising, sabia que existem diversas formas de fazê-lo funcionar? Isso porque a forma com que uma marca ou estabelecimento vai se utilizar dessa estratégia deve condizer com a sua proposta, ou seja, cada setor tem um tipo diferente que funcionará melhor para o que oferecem. São eles:

  • Visual Merchandising
  • Merchandising Editorial
  • Pontos de Venda (PDV)
  • Merchandising Digital
  • Merchandising Varejista

Veja como funciona cada um, em detalhes:

Visual Merchandising

Imagine entrar em uma loja e se encantar com a forma como os produtos estão organizados e apresentados?  É assim que funciona o visual merchandising.

Essa estratégia é usada no comércio para criar uma experiência de compra agradável e atrativa, utilizando elementos como iluminação, cores, texturas e decoração, os produtos são dispostos de maneira visualmente envolvente. O objetivo, claro, é criar um ambiente que estimule os clientes a explorarem os produtos e consequentemente comprarem.

Esse tipo de merchandising tem um papel importante na construção de uma marca, assim como na comunicação visual da loja. Isso porque ele busca influenciar a percepção e o comportamento dos clientes por meio de técnicas visuais com planejamento e execução precisas e direcionadas.

Merchandising Editorial

Já reparou, quando assiste a um programa de televisão ou lê uma revista, e percebe a presença discreta de produtos ou marcas?

O nome disso é merchandising editorial. Essa é uma técnica muito utilizada em meios de comunicação e no marketing para promover produtos de maneira menos invasiva e mais natural e integrada ao conteúdo que está sendo exibido.

Por exemplo, quando um personagem em uma novela utiliza uma determinada marca de roupa ou acessório, essa inserção é o product placement, outro nome pelo qual é conhecido o merchandising editorial. Essa estratégia aproveita a influência e a empatia que uma audiência tem com os personagens e o conteúdo, aumentando a visibilidade e despertando o interesse pelos produtos promovidos.

Merchandising para Pontos de Venda (PDV)

Os PDVs podem estar presentes em lojas, supermercados, quiosques, stands em feiras e outros locais que contam com a presença de uma marca específica, ou um tipo de produto. Eles desempenham um papel essencial no merchandising, pois é neles que os consumidores têm contato direto com produtos específicos.

O objetivo do merchandising nos PDVs é chamar a atenção dos clientes, além de promover os produtos de forma eficaz e incentivar as compras. Isso é alcançável utilizando estratégias como a exposição adequada dos produtos em prateleiras, localizando os pontos de venda em locais estratégicos e usando materiais promocionais como cartazes e banners, além de ações como degustações ou demonstrações. Essas técnicas visam criar uma experiência positiva de compra e melhorar as vendas.

Ótimos exemplos de PDVs são o setor de hortifrutti em mercados, ou o quiosque de queijos, produtos sazonais ou mesmo a tenda de eletrônicos em shoppings e hipermercados.

Merchandising Digital

Na internet existe o Merchandising Digital. Ele tem como objetivo promover produtos e marcas utilizando recursos específicos da webBanners publicitários, anúncios em redes sociais, conteúdo patrocinado e marketing de influência são algumas das técnicas utilizadas nessa estratégia.

O merchandising digital objetiva aumentar a visibilidade e despertar o interesse dos consumidores pelos produtos, direcionando o tráfego para os sites de venda e incentivando a compra online. Usando a segmentação do público-alvo, personalizando a comunicação e mensuração dos resultados, essa abordagem cria campanhas eficazes e direcionadas.

Merchandising Varejista

Já o merchandising do varejo lança mão de diversas técnicas combinadas para promover a venda de produtos e melhorar a experiência de compra dos consumidores. Essas ações podem ser realizadas tanto nos PDVs, quanto online. O objetivo, assim como nos outros tipos, é levar o consumidor potencial a se converter em final.

Isso é feito de maneira a seduzir o olhar e a atenção do cliente, organizando os produtos nas prateleiras de forma estratégica, além da precificação e promoção dos itens, e ainda o uso de materiais promocionais como amostras grátis e cupons de desconto.

Também é conhecida como marketing promocional e tem como ideia proporcionar uma experiência de compra satisfatória, aumentando as vendas e fidelizando os clientes.

Quais são os fatores que influenciam o merchandising?

O merchandising é influenciado por diversos fatores. O público-alvo é um dos principais, pois é necessário conhecê-lo para tomar decisões e promover os produtos de forma eficaz. Inclusive, a localização também importa, pois as preferências dos consumidores podem variar de acordo com a cultura ou mesmo a região do estabelecimento.

O layout e design dos estabelecimentos, assim como as embalagens dos produtos têm um papel significativo, pois uma apresentação atraente chama a atenção e transmite a mensagem da marca de forma eficaz.

As épocas do ano também influenciam no merchandising, permitindo adaptações temáticas que geram interesse e engajamento dos consumidores, como feriados, ocasiões festivas e até a chegada de uma nova estação.

É importante, ainda, estar atento às tendências e demandas do mercado, ajustando as estratégias de merchandising de acordo com as necessidades de consumo em constante evolução. Além disso, em uma empresa, a integração com outras abordagens, como a comunicação, promoções e identidade da marca criam uma experiência consistente para os consumidores.

Como criar uma estratégia de merchandising?

Criar uma estratégia eficiente de merchandising é possível a partir de uma série de passos. Estes, devem se adaptar às necessidades e moldes do seu negócio, para que seja possível obter os melhores resultados. A seguir, um conjunto de medidas que podem fazer sua abordagem funcionar:

Passo 1: Conheça o seu público-alvo

Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing ou merchandising, é de lei conhecer o seu público-alvo. Imagine-os como os VIPs da sua festa. Descubra seus gostos, preferências, comportamentos de compra e até mesmo seus desejos secretos. Quanto mais você souber sobre eles, mais direcionada e eficaz será a sua estratégia.

Passo 2: Planeje seus passos

Determine seus objetivos com o merchandising. Depois de conhecer os clientes a quem se destina suas estratégias, é momento de traçar metas e definir um limite de tempo para começar a colher resultados ou, se necessário, aplicar mudanças. A partir do momento em que se cria um planejamento, as decisões sobre o que fazer ou por qual caminho seguir ficam melhor direcionadas.

Passo 3: Crie uma história irresistível com os seus produtos

Agora que você conhece o seu público, é hora de contar uma história cativante com os seus produtos. Transforme-os em personagens principais e dê vida a eles. Pense em como eles se encaixam no estilo de vida e nas necessidades da sua audiência. Conte uma história envolvente que faça com que os clientes queiram fazer parte dela.

Passo 4: Capriche no visual e na atmosfera

Como vimos anteriormente, a apresentação é a chave para atrair os olhos dos consumidores. Portanto, invista em um visual atraente e envolvente. Brinque com as cores, texturas, aromas e iluminação para criar uma atmosfera que desperte todos os sentidos. Lembre-se de que as pessoas gostam de se sentir bem e acolhidas em um ambiente agradável. Faça com que a sua loja seja um lugar onde elas queiram passar o tempo e explorar cada cantinho.

Passo 5: Surpreenda com embalagens criativas!

Você já ouviu o ditado “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, isso também se aplica ao merchandising. Por isso, utilize embalagens criativas e atrativas que chamem a atenção dos consumidores. Pense fora da caixa e crie algo único. Uma apresentação diferenciada pode despertar a curiosidade e fazer com que o consumidor se sinta especial ao adquirir o seu produto.

Passo 6: Aproveite eventos e datas especiais

Aproveite essas ocasiões para criar campanhas temáticas e contagiar os seus clientes com um espírito festivo. Seja o Natal, Carnaval, Dia dos Namorados ou até mesmo o Dia do Amigo, divirta-se e crie promoções e decorações exclusivas para tornar essas datas ainda mais especiais.

Passo 7: Faça parcerias e influencie positivamente

Busque parcerias com influenciadores e personalidades que estejam alinhados com a sua marca. Eles podem ajudar a promover os seus produtos e ampliar o alcance da sua estratégia de merchandising. Lembre-se de escolher pessoas autênticas e que realmente acreditam no que você oferece.

Passo 8: Antes de bater o martelo, teste

Antes de aderir a uma estratégia específica, experimente aplicá-la em doses controladas, principalmente se não exigir altos custos. Assim, é possível obter dos clientes o feedback necessário para seguir no caminho ou mudar a abordagem, se necessário, evitando assim prejuízos e refinando o conhecimento sobre a sua audiência.

Exemplos

Aprender algo novo é sempre interessante, não é? Principalmente se podemos contar com exemplos práticos que ilustrem o que estamos falando. Mas ainda mais importante, é contar com exemplos que nos levem a entender melhor sobre o assunto e até mesmo replicar suas abordagens de sucesso. Pensando nisso, a seguir estão algumas estratégias de merchandising de peso para você se inspirar:

Coca-Cola

A campanha “Compartilhe sua Coca-Cola” conquistou o coração dos consumidores ao personalizar as garrafas com nomes populares. Essa estratégia divertida e envolvente incentivou as pessoas a procurarem suas próprias garrafas personalizadas e compartilharem a experiência nas redes sociais. O resultado foi um aumento no engajamento do público e uma sensação de conexão emocional com a marca.

Ou seja, a Coca-Cola está sempre em busca de marcar presença, de forma indireta, como em conteúdos que consumimos de influencers ou até na TV com filmes e novelas, até a mais direta, com as características geladeiras e freezers em estabelecimentos comerciais, além, claro, de roupas e acessórios customizados com o vermelho e branco característicos da marca.

Nike

A Nike é conhecida por suas estratégias de merchandising inspiradoras e motivacionais. A campanha “Just Do It” se tornou um lema poderoso para os entusiastas do esporte, e até além. Por isso, a marca cria anúncios e materiais promocionais que destacam histórias de superação e determinação, envolvendo os consumidores e incentivando-os a alcançarem seus objetivos, independente dos obstáculos.

Apple

A Apple revolucionou completamente a forma como as lojas de eletrônicos são projetadas, criando uma experiência única para seus entusiastas. Seus espaços são minimalistas e elegantes, onde os consumidores podem interagir com os produtos de forma prática e imersiva. Os funcionários estão sempre disponíveis para fornecer orientação personalizada e criar um ambiente acolhedor.

McDonald’s

Os brindes do McLanche Feliz do McDonald’s são um exemplo clássico de merchandising eficaz. A cada mês, a marca oferece brinquedos temáticos relacionados a filmes, personagens ou eventos populares. Essa estratégia cria um senso de expectativa e atrai crianças e colecionadores de todas as idades, tornando a experiência de comer no McDonald’s mais divertida e memorável.

Para complementar, a maior rede de fastfoods do mundo mudou as cores características em seus estabelecimentos brasileiros para assumir um visual moderno, com totens eletrônicos, tetos mais baixos e cores sóbrias, emprestado um ar de sofisticação como o das hamburguerias gourmets que roubaram o cenário nos últimos anos, mostrando que a marca cresceu e amadureceu, buscando agradar um público mais adulto e antenado.

IKEA

A IKEA é conhecida por seu layout de loja inteligente e inspirador. Ao criar ambientes completos e funcionais, a marca ajuda os clientes a visualizarem como os móveis e acessórios podem se encaixar em suas próprias casas. Os caminhos bem sinalizados e as áreas de descanso estrategicamente posicionadas incentivam os visitantes a explorarem e passarem mais tempo na loja.

Conclusão

O merchandising é uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas, aumentar a demanda e fortalecer a reputação de uma marca. Por meio de técnicas de apresentação e organização, ele proporciona uma experiência de compra agradável aos clientes.

Para isso, é essencial conhecer seu público-alvo, definir metas claras, criar histórias envolventes, caprichar no visual da loja e utilizar embalagens criativas, além de testar suas estratégias em pequenas demonstrações antes de incorporá-las de maneira definitiva.

Grandes marcas, como Coca-Cola e Nike são muito bem sucedidas com o uso do merchandising ao criarem conexões emocionais com os clientes. Por isso, essa é uma estratégia poderosa para alcançar resultados sólidos nos negócios.

Se você gostou desse conteúdo, comente conosco. Aproveite e compartilhe com outros interessados no assunto para que coloquem hoje mesmo suas estratégias em prática e se destaquem em seus segmentos.

Fonte: Rock Content Clube do Trade Neil Patel Delta Facilities

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *