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Storytelling: o que é, técnicas e como fazer histórias estimulam emoções

Storytelling: o que é, técnicas e dicas para criar histórias incríveis

Você já deve ter ouvido falar em storytelling, mas sabe o que essa palavra significa? Traduzindo para o português, a palavra significa “contar histórias” e é exatamente isso que essa técnica se propõe a fazer: contar uma história que envolva o público e gere conexão emocional.

E por que isso é importante para as campanhas de marketing? Porque essa técnica é capaz de transmitir mensagens de forma mais eficaz do que um simples anúncio ou um texto informativo. Ou seja, quando uma história é bem contada, ela desperta emoções, gera identificação e faz com que o público se sinta parte daquela narrativa.

Mas deixa eu te contar uma coisa: marketing digital é uma das estratégias mais eficientes para promover o seu negócio.

O que é storytelling?

O storytelling é uma técnica de contar histórias de forma envolvente e persuasiva, capaz de cativar e emocionar o público-alvo. Em português, sua tradução pode ser “narrativa” ou “contação de histórias”, mas vai muito além disso, pois ela é utilizada em produções audiovisuais, como filmes e séries, com o intuito de envolver o telespectador e gerar identificação.

Para isso, ela utiliza elementos como personagens e ambientes para contar uma história com início, meio e fim. História essa que, por sua vez, transmite uma mensagem capaz de se conectar com o emocional de quem a recebe.

Contudo, essa abordagem tem sido cada vez mais utilizada por empresas em campanhas de marketing, pois é uma forma eficiente de se conectar com o público e transmitir valores, ideias e informações.

Importância do Storytelling

Mas o que torna o storytelling tão importante para o marketing? Listamos abaixo alguns motivos para respondermos essa questão:

1. Estabelece conexão emocional com o público

As histórias têm o poder de despertar emoções nas pessoas, criando laços de identificação e empatia entre a marca e seu público-alvo. Porém, quando uma história é contada com maestria, o espectador pode sentir como se fizesse parte dela, o que aumenta a probabilidade de que ele se lembre da mensagem transmitida.

2. Facilita a memorização da mensagem

Através do storytelling, a mensagem que se quer transmitir pode ser apresentada de uma forma mais clara e envolvente. Isso, no entanto, faz com que a informação fique mais fácil de ser lembrada, já que foi inserida em um contexto que faz sentido para o público.

3. Diferencia você da concorrência

Contar uma história única e envolvente pode ser um diferencial competitivo para a marca. Ou seja, em meio a um mar de concorrentes que apresentam produtos e serviços semelhantes, a capacidade de contar uma história autêntica e emocionante pode ser o que faça a marca se destacar.

4. Humaniza a marca

As histórias permitem que a marca seja vista como mais do que uma empresa que vende produtos ou serviços. Dessa forma elas a humanizam, mostrando que há pessoas por trás daquele nome, com valores e propósitos que vão além do lucro.

5. Aumenta o engajamento do público

O storytelling pode aumentar o engajamento da audiência com a marca. Ou seja, quando as histórias são bem contadas, as pessoas tendem a compartilhá-las em suas redes sociais ou com amigos e familiares, o que pode então trazer mais visibilidade para o seu negócio e gerar mais oportunidades de venda.

Elementos principais do storytelling

Para que uma história seja impactante e envolvente para o público, é importante que ela tenha alguns elementos que a tornem memorável e emocionante. Então confira abaixo os principais elementos do storytelling:

Personagem

O protagonista da história é essencial para conectar o público com a história e gerar empatia. Nesse caso, é importante que o personagem seja bem construído, com personalidade e características marcantes que o tornem único.

Conflito

Toda boa história precisa de um conflito para gerar tensão e manter o interesse do público. Portanto, este pode ser interno, quando o personagem luta contra seus próprios medos e inseguranças, ou externo, quando ele enfrenta obstáculos e adversidades para alcançar seus objetivos.

Jornada

A jornada do personagem é o caminho que ele percorre ao longo da história para superar o conflito e alcançar seus objetivos. Contudo, ela deve ser coerente e ter um propósito claro para manter o interesse do público.

Emoção

A emoção é um dos elementos mais importantes do storytelling. Portanto é através delas que o público se conecta com a narrativa e se sente envolvido. Por isso é importante que a história tenha momentos de alegria, tristeza, medo e superação para gerar uma resposta emocional na audiência.

Mensagem

Por fim, toda boa história precisa de uma mensagem clara e impactante. Dessa forma, ela pode ser sobre valores, ideais, superação ou qualquer outro tema que seja relevante para o público-alvo. Portanto precisa ser transmitida de forma sutil e orgânica, para que não pareça forçada ou artificial.

Como criar um storytelling efetivo em campanhas de marketing?

Para elaborar uma narrativa efetiva em propagandas, é necessário seguir alguns passos importantes, como:

Conheça o seu público-alvo

É fundamental entender quem é a sua audiência, quais são seus desejos, necessidades, problemas e expectativas. Dessa forma, você poderá criar uma história que dialogue diretamente com suas emoções e experiências.

Defina um objetivo claro

Qual é a mensagem que você quer passar com sua história? Qual é o resultado que você espera alcançar com a campanha? Ter um objetivo claro é fundamental para então criar um storytelling coeso e direcionado.

Crie personagens memoráveis

Personagens bem construídos são fundamentais para prender a atenção do público e gerar empatia. Portanto procure criar personas que sejam próximos do seu público e que reflitam seus desejos e desafios.

Construa uma trama envolvente

Uma trama bem construída é fundamental para prender a atenção do público e gerar interesse pela história. Por isso, pense em uma história que tenha início, meio e fim, e que seja envolvente e intrigante.

Utilize elementos visuais e sonoros

Imagens, sons e músicas podem ajudar a criar um ambiente emocional para a história e gerar ainda mais envolvimento com o público.

Lembre-se de que o storytelling em campanhas de marketing deve ser feito de forma autêntica e verdadeira, sem cair em clichês ou apelos superficiais. Então a história deve ser relevante e gerar uma conexão verdadeira com o público, para que a mensagem seja absorvida de forma efetiva.

O que é a jornada do herói?

Você conhece as famosas franquias do cinema Harry Potter e Senhor dos Anéis? Apesar de possuírem histórias completamente diferentes, elas possuem algo em comum: o padrão narrativo.

Mas antes de nos aprofundarmos nesse tópico, vamos entender um pouco sobre o que é a Jornada do Herói.

É um conceito popularizado pelo escritor Joseph Campbell, que observou padrões recorrentes em mitos e contos de diferentes culturas. Ele descreveu uma estrutura básica de 12 etapas que um herói percorre em sua jornada, desde a chamada à aventura até o retorno com um tesouro valioso.

Essa estrutura tem sido amplamente utilizada também em campanhas de marketing. A seguir, estão descritas as 12 etapas:

1. Mundo comum

Nessa etapa, o herói vive em seu ambiente cotidiano, até receber uma chamada para aventura.

2. Chamada à aventura

O herói é chamado a abandonar sua vida comum para embarcar em uma jornada.

3. Recusa do chamado

Inicialmente, o herói pode resistir ao chamado à aventura, por medo do desconhecido ou por outros motivos.

4. Encontro com o mentor

O herói encontra um mentor que o ajuda a se preparar para essa jornada.

5. Cruzamento do primeiro limiar

O herói deixa seu ambiente cotidiano e entra em um mundo desconhecido, enfrentando desafios e inimigos.

6. Testes, aliados e inimigos

Nessa etapa, o herói enfrenta testes, faz aliados e encontra inimigos.

7. Aproximação da caverna interior

O herói se aproxima do lugar mais perigoso e desconhecido da sua caminhada.

8. Provação suprema

O herói enfrenta sua maior provação e pode estar em risco de vida.

9. Recompensa

Depois de superar sua provação, o herói recebe uma recompensa valiosa.

10. Caminho de volta

O herói começa a jornada de volta para seu mundo comum.

11. Ressurreição do herói

O herói enfrenta uma última provação antes de retornar ao seu mundo comum, transformado pela jornada.

12. Retorno com o elixir

Ocorre o retorno com um tesouro valioso, que pode ser um objeto, conhecimento ou uma nova perspectiva sobre a vida.

Essa estrutura pode ser utilizada em campanhas de marketing para criar narrativas envolventes e emocionantes, que conectam com o público e reforçam a mensagem da marca.

Storytelling e marketing de conteúdo

Storytelling e marketing de conteúdo andam juntos e podem ser uma dupla poderosa na estratégia de propaganda de um negócio. Isso porque permitem que as empresas criem uma conexão emocional com o seu público-alvo, ao invés de apenas vender um produto ou serviço.

Ou seja, ao contar uma história que envolva a audiência, a marca cria uma experiência mais marcante e memorável.

O marketing de conteúdo, porém, é uma das maneiras mais eficazes de se contar uma história através dessa técnica. Então por meio de blogs, vídeos, posts nas redes sociais, entre outros formatos, é possível criar uma história envolvente que mostre a essência da marca e seus valores.

Ao invés de simplesmente divulgar um produto, a empresa pode compartilhar narrativas que mostrem como seus produtos ou serviços podem transformar a vida das pessoas.

Modelo de storytelling da Pixar

A Pixar é uma empresa de animação conhecida por criar filmes cativantes e emocionantes, que muitas vezes são baseados em histórias universais.

A empresa desenvolveu um modelo próprio de storytelling que ajuda a guiar a criação de suas narrativas, que pode ser aplicado em outros tipos de conteúdo. Então veja abaixo como ela se desenvolve:

“Era uma vez…” e todos os dias…

Este é o primeiro passo na criação de uma história. Ou seja, ele estabelece o cenário e apresenta os personagens. Portanto é importante descrever a situação normal em que os personagens vivem para que o público possa entender o que está em jogo.

Até que um dia…

Este é o momento em que algo inesperado acontece e os personagens são forçados a enfrentarem uma nova situação. Por isso é importante que este evento seja impactante e que mude a vida deles de alguma forma.

E por causa disso…

Este é o ponto em que a história começa a se desenvolver e os personagens começam a enfrentar obstáculos. Cada um leva a outro, aumentando a tensão e o conflito. Portanto, é fundamental que eles enfrentem desafios significativos que os levem a mudar e crescer ao longo da história.

Até que finalmente…

Este é o clímax da história, onde os personagens enfrentam seu maior desafio e precisam tomar uma decisão final. Por isso é essencial que esta decisão seja significativa e resolva o conflito principal da história.

E, desde então…

Este é o momento em que se resolve o conflito e a história se conclui. Nesse caso, a resolução deve ser satisfatória para que os personagens cresçam e aprendam algo ao longo dela.

O modelo de storytelling da Pixar pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a guiar a criação de conteúdo envolvente e cativante em diferentes formatos, como vídeos, blogs e anúncios publicitários.

Dicas de como fazer um bom storytelling

1. Use emoções

O storytelling é capaz de despertar emoções no público, por isso, é importante que a sua história tenha momentos envolventes. Use a empatia como ferramenta para criar conexões com a sua audiência.

2. Crie um conflito

O conflito é o que move a história e prende a atenção do público. Crie um problema que precise ser resolvido e trabalhe em torno dele para criar uma narrativa impactante.

3. Use a estrutura adequada

Existem diversas estruturas narrativas que podem ser utilizadas no storytelling, como a jornada do herói, a estrutura de três atos – 1º a apresentação, 2º o ato e a 3º mudança -, e a Pixar Storytelling. Escolha a que melhor se adequa à sua história e trabalhe em torno dela.

4. Utilize elementos visuais

O storytelling não se limita apenas a palavras. Utilize elementos visuais, como imagens, vídeos e infográficos para tornar a sua história ainda mais envolvente.

5. Seja autêntico

O público está cansado de histórias falsas e superficiais. Seja autêntico na sua narrativa e use a sua própria experiência para contar uma verdadeira e impactante história.

6. Mantenha o ritmo

O storytelling precisa ter um ritmo adequado para prender a atenção do público. Não se prolongue demais em uma parte e não deixe a narrativa muito rápida a ponto de não dar tempo para o público assimilar a história.

7. Pratique

Como em qualquer habilidade, é necessário praticar o storytelling para aprimorá-lo. Experimente diferentes estruturas narrativas, personagens e emoções para descobrir o que funciona melhor para o seu público e para o seu negócio.

Dicas do que não fazer em um storytelling

Ao elaborar um storytelling, é importante ter em mente o que evitar para não prejudicar a eficácia da estratégia. Abaixo, listamos algumas dicas do que não fazer em um storytelling:

Não ser autêntico

A história deve ser verdadeira e genuína, sem tentar forçar uma imagem falsa da empresa ou produto.

Não ser claro sobre a mensagem

O objetivo é transmitir uma mensagem clara e direta, por isso, evite histórias confusas ou que não tenham relação com a marca.

Não considerar o público-alvo

É importante que a história seja adaptada para o público que se deseja alcançar, evitando conteúdo que possa ser ofensivo ou desinteressante para esse grupo.

Não ter um início impactante

É fundamental capturar a atenção do público logo no começo da história, caso contrário, o engajamento pode ser prejudicado.

Não ter um final satisfatório

O final da história é tão importante quanto o início, pois é a conclusão que deixa a mensagem na mente do público. Por isso, é importante que a conclusão seja impactante e deixe uma boa impressão.

Não usar elementos visuais adequados

Imagens, vídeos ou infográficos podem ser um complemento importante para o storytelling, mas é preciso escolher elementos que sejam coerentes com a história.

Ao evitar esses erros comuns, é possível aumentar a eficácia do storytelling como estratégia de marketing.

Exemplos de storytelling de sucesso

Existem diversos exemplos de storytelling de sucesso em campanhas de marketing. Aqui estão alguns exemplos:

Coca-Cola

A marca é conhecida por suas campanhas de Natal que envolvem histórias emocionantes e tocantes, como o comercial de “O Urso Polar” que mostra um urso que anseia por uma garrafa de Coca-Cola e encontra amizade e felicidade com as pessoas da cidade.

Airbnb

A empresa de hospedagem compartilhada usa histórias de usuários reais para promover suas ofertas, criando uma conexão emocional com os potenciais clientes. Um exemplo é o vídeo “Wall and Chain” que conta a história de um casal que se apaixona em um apartamento alugado pelo Airbnb em Paris.

Nike

A marca de artigos esportivos tem uma longa tradição de contar histórias inspiradoras de atletas que superam desafios e alcançam objetivos, como o comercial “Possibilities” que mostra pessoas comuns se tornando heróis do esporte.

Apple

A marca usa histórias para mostrar como seus produtos podem melhorar a vida das pessoas, como o comercial “Misunderstood” que mostra um adolescente que parece estar sempre no telefone, mas na verdade está criando uma emocionante apresentação de Natal para sua família.

Dove

A marca de produtos de beleza criou a campanha “Real Beauty” que apresenta mulheres reais e suas histórias de autoaceitação e amor próprio, promovendo a mensagem de que a beleza vem em todas as formas e tamanhos.

Esses são apenas alguns exemplos de como o storytelling pode ser uma ferramenta poderosa para criar conexões emocionais com o público-alvo e alcançar o sucesso em campanhas de marketing.

Não perca mais tempo e comece agora mesmo a utilizar o poder do storytelling em suas estratégias de marketing! Conte histórias envolventes e crie conexões emocionais com seu público-alvo.

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Fonte: Rock Content Resultados Digitais Neil Patel

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