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Marketing nas férias: aproveite o período para vender mais

Marketing nas férias: aproveite o período para vender mais

As férias são um período aguardado por muitas pessoas, seja para descansar, viajar ou aproveitar o tempo livre. Mas para alguns negócios, no início ou meio do ano, esse período também representa uma ótima oportunidade para aumentar as vendas. O marketing nas férias pode ser uma estratégia eficaz para impulsionar os resultados e atrair a atenção dos consumidores, além de alavancar o ticket médio de diversos negócios.

Além disso, é durante as férias que a possibilidade de inovar em suas estratégias surge. Enquanto há nichos que se veem prejudicados pelo recesso, outros prosperam. Mas e se não precisasse ser assim?

Escolas regulares podem manter contato com seus alunos, sugerir programação de férias e se manterem relevantes, assim como cursos extracurriculares, comércios locais e até mesmo atrações podem aumentar a movimentação local mesmo com a alteração de rotina.

Pensando nisso, decidimos explorar algumas estratégias que costumam ter sucesso nessa época, resultando em 25 dicas de marketing para vender mais nas férias. Continue conosco e aproveite a leitura!

22 dicas de marketing para vender mais nas férias

O período de férias é o sonho dourado de alguns segmentos de negócios, enquanto para outros representa um esfriamento nas vendas. Contudo, é possível manter a relevância e se destacar mesmo em épocas adversas, e assim, manter sua empresa rentável o ano inteiro.

Isso porque é nesse período que as pessoas estão mais dispostas a gastarem dinheiro, seja para presentear alguém, renovar o guarda-roupa, viajar ou simplesmente aproveitar o tempo livre. Para famílias com crianças e adolescentes, essa disposição aumenta consideravelmente, ainda mais que estamos saindo de um contexto recente de uma pandemia como a Covid-19, sendo este ano uma época ainda mais especial.

Por esse motivo, trazemos a seguir uma lista contendo estratégias que você pode adotar em seu marketing de férias para impulsionar suas vendas:

1. Ofereça promoções exclusivas

Os consumidores, principalmente pais e familiares de crianças e adolescentes, adquirem uma predisposição natural ao entretenimento e, consequentemente, o aumento de gastos.

Pense nisso ao criar ofertas especiais para seus clientes, como descontos irresistíveis, fretes gratuitos ou brindes relevantes, que enfatizem a importância do cliente para o seu negócio.

2. Crie campanhas temáticas

Aproveite o clima envolvente das férias para criar campanhas temáticas que despertem o interesse e a emoção dos consumidores.

Para isso, se atente ao calendário e mire em datas como o Natal, o início do verão e feriados locais e nacionais no início do ano.

Para o meio do ano, aplique a mesma estratégia, e foque em datas comemorativas como o dia dos namorados, as festividades juninas, o dia dos avós, da pizza, do amigo ou mesmo o recesso de inverno para propor eventos e celebrações diferentes para os consumidores aproveitarem a programação de férias sozinhos ou bem acompanhados.

3. Invista no visual da loja

Torne o ambiente do seu estabelecimento mais receptivo e atraente para os clientes, com espaços decorados com elementos sazonais que remetam às férias, de forma a despertar no consumidor o desejo de continuar ali, e consumir.

Se possuir um restaurante ou barzinho, por exemplo, considere a possibilidade de criar um espaço infantil com animadores para entretenimento dos pequenos, enquanto os pais aproveitam um tempo especial sem abrirem mão da companhia da família.

4. Utilize as redes sociais

Aproveite o poder das redes sociais para divulgar suas promoções e criar engajamento com o público. Investir em sua presença digital é importante para se manter ao alcance dos clientes em qualquer situação, passa a mensagem de que sua marca se preocupa em estar presente para o que sua audiência precisar.

5. Crie conteúdo relevante

Estabelecimentos escolares, cursos e até portais educacionais online podem produzir conteúdo de valor para seu público, oferecendo dicas úteis e inspiradoras, programações interessantes para férias, sugestões e informações relevantes.

6. Faça parcerias estratégicas

Se junte com outras empresas, marcas ou influenciadores para criar novas oportunidades para seus clientes e ampliar o alcance das suas estratégias de marketing, sejam elas promoções, eventos, passeios ou produções de conteúdo.

7. Lance novos produtos

Aproveite a ocasião das férias para elaborar e lançar novos produtos, coleções e materiais para seus consumidores, despertando o interesse do seu público para as novidades ao mesmo tempo em que mantém a relevância da sua marca.

8. Ofereça opções de presentes

Crie combos e kits de itens que se relacionem, com temas que remetam às férias, como jogos de videogame, cinema, festas do pijama, férias na piscina, inverno etc., facilitando a vida dos clientes com sugestões de presentes prontos e personalizados de acordo com o gosto do cliente.

9. Crie um senso de urgência

Utilize gatilhos mentais em suas campanhas de férias, aplicando frases persuasivas na divulgação de produtos relevantes utilizando frases como “por tempo limitado” ou “unidades limitadas”, a fim de incentivar a compra imediata, porém não abuse desse tipo de recurso e não subestime seu consumidor, utilize a estratégia com consciência.

10. Realize sorteios e concursos

Crie eventos para promover sorteios ou concursos culturais em seu estabelecimento físico ou em suas redes sociais, a fim de promover a sua marca, engajar seus clientes e fornecer mimos para o seu público fiel.

11. Ofereça atendimento personalizado

Monte ou instrua a sua equipe levando em consideração a época das férias e o tipo de público que costuma receber em seu estabelecimento, investimento em treinamentos para fornecer um atendimento diferenciado e receptivo, proporcionando uma experiência única para o cliente.

12. Promova eventos especiais

Aproveite as férias e os horários estendidos para realizar eventos temáticos em seu espaço, desde happy hours, até workshops, palestras, encontros culturais e outras atrações para enriquecer a atmosfera e a programação do seu estabelecimento e assim atrair mais pessoas.

13. Utilize o e-mail marketing e o SMS marketing

Aproveite o e-mail marketing para prospectar newsletters com ofertas exclusivas para sua base de clientes, estimulando a compra, fornecendo também conteúdos relevantes para a sua audiência, sempre lembrando de segmentar corretamente e pedir a permissão do consumidor antes de disparar o conteúdo, a fim de evitar a importunação e o cancelamento.

Para escolas e outros estabelecimentos que acompanham o calendário de férias, disparar SMS com informações de valor para os clientes também pode ser uma maneira de estar presente e mantê-los atualizados sobre itinerários, programações e até lembretes.

14. Invista em publicidade online

Por meio do tráfego pago, anuncie nas plataformas de Ads das principais redes, como Facebook, Instagram e Google para aumentar a visibilidade da sua marca. Aproveite esses espaços para divulgar algum produto ou serviço direcionado ao público de férias e ampliar sua base de clientes.

15. Estabeleça ou renove programas de fidelidade

A gamificação das compras pode ser interessante para seus clientes nesse período de férias. Por isso, crie ou renove seu programa de fidelidade para recompensar clientes que consomem seus produtos ou serviços durante a época das férias, se aproximando mais dessa audiência distinta do seu negócio.

16. Ofereça frete expresso

Durante as férias, os clientes gostam de aproveitar o máximo do tempo que possuem para desfrutarem com familiares e amigos, e ocupam boa parte de seus dias com entretenimento e lazer. Por isso, considere oferecer fretes expressos em suas entregas, para aumentar a comodidade do seu público e converter mais vendas.

17. Invista em remarketing

Utilize estratégias de remarketing para alcançar novamente os clientes que visitaram seu site ou abandonaram o carrinho de compras. Faça isso fornecendo condições diferenciadas por um curto período de tempo, tal como descontos ou pagamentos sem juros, assim o cliente percebe que é relevante e indispensável para o seu negócio.

18. Capriche nas embalagens

Uma imagem pode valer mais do que mil palavras e, quando o assunto é aparência, a apresentação para o cliente é fundamental. Por isso, invista em embalagens alegres, atrativas e personalizadas, que valorizem o produto, despertem o emocional do cliente e causem boas impressões.

19. Ofereça benefícios extras

Utilize estratégias de retenção e fidelização com seus clientes, enfatizando o quanto sua marca valoriza a presença deles durante essa época do ano também. Para isso, surpreenda seus clientes com benefícios extras em suas compras, como amostras grátis, brindes temáticos e até cupons de desconto para as próximas compras.

20. Realize eventos exclusivos para clientes

Aproveite o recesso escolar e de algumas empresas para criar oportunidades da sua audiência se entreter. Portanto promova eventos exclusivos para os clientes mais engajados, e ofereça condições únicas e vantagens especiais para agradecê-los.

21. Ofereça opções de pagamento flexíveis

Os gastos nas férias costumam mexer bastante com o bolso do consumidor, seja por conta de viagens ou mesmo se as opções de lazer forem locais. Pensando nisso, facilite o pagamento para seus clientes, oferecendo parcelamento sem juros ou pagamento via aplicativos de carteira digital.

22. Agradeça e fidelize

Após a venda, agradeça seus clientes e mantenha o relacionamento, oferecendo conteúdo relevante e promoções exclusivas, deixando caminho aberto para futuras negociações.

Aproveitar o período de férias para impulsionar as vendas é uma estratégia inteligente para muitos negócios. Essas dicas de marketing podem ajudar a criar uma experiência positiva para os clientes e aumentar a visibilidade da sua marca durante esse período especial.

Lembre-se de adaptar as estratégias de acordo com o seu tipo de negócio e público-alvo. Aproveite as férias para vender mais e encante seus clientes com promoções e experiências únicas!

Se você gostou de saber mais sobre o marketing nas férias, comente conosco. Aproveite e compartilhe com mais pessoas interessadas em lucrar nessas férias e se destacar no marketing!

Fonte: Fala Mart Iagente Paraíba Total Maxx Multinível Ouzzi Consumer

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