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Marketing da Apple

Marketing da Apple: o que está por trás do sucesso da marca

O sonho de muitos é descobrir o segredo do marketing da Apple, que saiu da garagem de Steve Jobs em 1976, para o Vale do Silício, na Califórnia, em 2022, onde as maiores empresas de tecnologia do mundo se encontram. E é sobre essa empresa que vamos falar hoje, e tentar desvendar qual o segredo para tanto sucesso.

Certamente que a Apple dispensa apresentações, mas saiba que ela não surgiu apenas com Steve Jobs. Outro Steve, o Wozniak, e Ronald Wayne também fizeram parte dessa criação. Atualmente a marca está presente em praticamente todo o planeta, provando que um bom marketing pode te levar longe. E aí, vamos lá conhecer mais sobre o marketing da Apple?

Origem da Apple

Como já mencionamos, a empresa surgiu em 1976, com Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne. Alguns anos após a fundação, a empresa já começou a tomar forma e investir em marketing, com a criação dos computadores Macintosh. Quase vinte anos depois, Wozniak e Wayne deixaram a empresa, mesmo com seu grande crescimento.

Jobs até criou outra empresa, mas voltou 100% para a Apple em 1996, quando tomou as rédeas e mudou a história. Ele decidiu cortar algumas linhas de produto e rejuvenescer outras. Nos anos seguintes, foram lançados o iPod, o MacBook, o iPhone e o iPad. E o resto, como dizem, é história.

Quais são os produtos comercializados?

A empresa nunca se desviou de suas origens, já que seu foco permanece nos eletrônicos. Produtos icônicos como o iPod já foram descontinuados, mas os iPhones e os MacBooks permanecem. Além disso, os iPads continuam sendo os líderes no segmento de tablets. Acessórios como Apple Watch, AirTag e AirPods também se fazem presentes. A Apple agora também se aventura no mundo do cinema, com o streaming Apple TV.

Quais são as estratégias de marketing da Apple

1 – Simplicidade

Algo que é possível ver desde o sistema operacional da Apple, o iOS, até suas propagandas, é a simplicidade. A marca nunca precisou gastar rios de dinheiro com publicidade e nem com conteúdo. Sendo assim, eles perceberam que há duas coisas que valem mais que dinheiro na publicidade: influenciadores e recomendações.

Ao colocar seus produtos nas mãos das pessoas certas, a propaganda se fez sozinha, criando uma prova social irrefutável para a empresa e os transformando no desejo da maioria das pessoas. Além disso, tudo relacionado a marca remete à simplicidade. Quanto mais assertivo e clean melhor!

2 – Marketing da Apple: Valor

Todos nós sabemos como é difícil vender um produto caro, principalmente se houver uma forte concorrência no mercado. Portanto, como a Apple consegue de manter no topo vendendo os eletrônicos mais caros do mundo e com uma concorrência tão forte quanto a Samsung? Agregando valor ao seu produto.

Diariamente, e através daqueles influenciadores e recomendações que mencionamos anteriormente, a Apple reforça a qualidade e o design inovador de seus produtos. Além disso, tudo funciona à perfeição na empresa, desde os atendentes nas lojas até o telemarketing. Logo, não se está adquirindo apenas o produto, mas sim a experiência completa.

3 – Comunidade

Através de conteúdos assertivos a Apple conseguiu construir uma verdadeira comunidade, que defende os ideais da empresa e não medem esforços para adquirir todos os produtos possíveis. Com o marketing assertivo, focado em pessoas que gostariam de ter uma marca que solucionasse seus problemas, a Apple atingiu o topo rapidamente.

4 – Experiência

Como já mencionamos, além de adquirir o produto, está se adquirindo a experiência. Ou seja, comprar algo da Apple é muito mais que passar o cartão de crédito. Até a iluminação da loja é pensada para trazer mais conforto para o cliente. Sendo assim, essa experiência também faz parte do marketing único da Apple, que elevou o status da empresa para o que conhecemos hoje em dia.

Público-alvo da empresa

Mesmo que absolutamente todos os perfis acabem se interessando ou conhecendo a marca Apple, a empresa já deixou claro que seu público-alvo são os jovens “incompreendidos”, que acabam por achar soluções para seus problemas junto da empresa. Seu slogan “Think Different”, ou seja, “pense diferente”, se encaixa exatamente nesse conceito.

Quais lições tirar do Marketing da Apple?

Como vimos, a empresa inovou em muitos sentidos, desde seus produtos até o seu marketing. Sobre as lições, o ideal não é copiar a Apple e sim aprender o que deu certo e tentar de maneira criativa aplicar em sua empresa. Portanto, aprendemos que a empresa conta muito com a simplicidade, foca na experiência do usuário e usa da prova social a seu favor. Sendo assim, você pode aplicar essas estratégias em sua empresa!

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Fontes: Ecommerce de Sucesso, Neil Patel, Atrevo Digital, Nerd Rico

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