O mercado de barbearias tem crescido bastante nos últimos anos, trazendo uma grande concorrência para o setor. Para se destacar e atrair clientes, é fundamental ter uma estratégia de marketing para barbearia eficiente.
Enquanto o mercado de beleza feminino está cheio de variedades e concorrência, o masculino, por outro lado, ainda está em plena expansão. Isso oferece uma variedade de nichos a serem ocupados e grandes possibilidades para se manter em destaque.
A fim de obter sucesso, algumas estratégias válidas são: conhecer seu público, investir no uso de redes sociais, ter um website, coletar feedback dos clientes e criar parcerias, além de considerar experimentar a barbearia por assinatura.
Neste artigo, vamos apresentar algumas informações e dicas valiosas para que você consiga colocar em prática essa estratégia e conquistar um público maior para o seu negócio.
Como fazer marketing de barbearia?
Para fazer um marketing para barbearia eficiente, é importante, acima de tudo, conhecer a quem se destina o serviço. Isso porque o público-alvo é um fator relevante para determinar as estratégias que seu negócio vai adotar para alcançar e fidelizar clientes.
Imagine por um momento que você quer oferecer serviços de barbearia para uma base de clientes mais ampla, porém grande parte dos frequentadores do seu estabelecimento são homens com mais de 50 anos, que gostam de escutar rádio, falar de futebol e ler revistas e jornais em papel.
Portanto, para se comunicar com essa audiência, é necessário investir em ações de divulgação nos meios que eles estão acostumados a consumirem, para assim fortalecer sua marca e atrair mais pessoas.
Contudo, se sua audiência é de homens mais jovens, entre seus 23 e 35 anos, que utilizam as redes sociais com frequência, estão antenados nas tendências mais recentes e gostam de novidades, faça campanhas que chamem ainda mais a atenção desse público.
Tipo quais? Estabelecer uma forte presença nas redes sociais, na produção de conteúdo de valor, na apresentação de novidades e na retenção de clientes.
Porém, independente de qual tipo é o seu público, é fundamental ofertar aos clientes uma experiência única. Ao prestar um atendimento exclusivo, você faz com que o consumidor se sinta importante e instigado a voltar outras vezes.
18 ótimas estratégias para atrair clientes para a barbearia
1. Crie um plano de ação
Antes de iniciar qualquer ação de marketing, é importante criar um plano de ação sólido. Defina seus objetivos, identifique seu público-alvo e estabeleça as estratégias e ações que serão utilizadas para alcançar suas metas.
2. Identidade visual
Uma identidade visual bem elaborada é fundamental para destacar sua barbearia no mercado. Por isso, desenvolva um logotipo atraente, utilizando cores e elementos visuais para transmitir a essência do seu negócio.
3. Construa autoridade online
Ter presença online é essencial nos dias de hoje. Portanto, construa uma presença forte na internet e em plataformas sociais relevantes para o seu público-alvo. Publique conteúdos interessantes, compartilhe dicas e interaja com seus seguidores para construir autoridade e engajamento.
4. Criação de conteúdos de valor
Produza conteúdos relevantes relacionados ao universo da barbearia que dialoguem com o nicho ao qual você direciona seu marketing. Crie artigos, tutoriais em vídeo, infográficos e outros formatos que sejam relevantes para seus clientes em potencial. Isso ajudará a atrair tráfego orgânico e a estabelecer sua barbearia como uma referência no ramo.
5. Utilize tráfego pago
Além do tráfego orgânico, por meio da geração de conteúdo de valor, você pode investir em anúncios pagos para aumentar sua visibilidade e segmentar melhor a sua audiência. Para isso, utilize plataformas como o Google Ads e as redes sociais para direcionar seu público-alvo e aumentar suas chances de conversão.
6. Proposta omnichannel
Tenha uma presença consistente em diferentes canais de comunicação, de acordo com o seu público. Além das redes sociais, crie um site responsivo e invista em estratégias de SMS e e-mail marketing. Dessa forma, você alcançará seu público em diferentes meios de contato.
7. Google Meu Negócio
Cadastre seu estabelecimento no Google Meu Negócio para que ele seja facilmente encontrado pelos usuários que estão procurando serviços de barbearia na sua região. Para isso, forneça informações precisas sobre seu endereço, horário de funcionamento e serviços oferecidos.
8. Agendamento Online
Facilite a vida dos seus clientes oferecendo a opção de agendamento online. Utilize ferramentas específicas para isso, como o WhatsApp Business ou integre um sistema de agendamento ao seu site. Isso tornará o processo mais conveniente e acessível para os clientes.
9. Marketing offline
Não se esqueça do poder do marketing offline. Distribua cartões de visita em locais estratégicos, como academias, clubes e empresas da região. Também é interessante participar de eventos locais para promover sua barbearia, anunciar em jornais impressos e rádios locais.
Além disso, para tornar a experiência de conhecerem sua barbearia ainda mais memorável, utilize divulgações em forma de convites. Ao mesmo tempo em que se destaca da concorrência, cria no potencial cliente uma sensação de exclusividade, apelando para o seu emocional.
10. Co-marketing
Estabeleça parcerias com empresas complementares, como lojas de roupas masculinas ou estúdios de tatuagem, ou mesmo negócios nas proximidades da barbearia. Vocês podem realizar ações conjuntas de marketing, como promoções cruzadas, compartilhamento de conteúdo e eventos colaborativos. Essa estratégia pode ampliar sua base de clientes. Além disso, para atrair novos clientes, você pode ainda ofertar desconto para primeiro corte, fornecer brindes etc.
11. Incentive o Marketing de referência
Aproveite o poder do boca a boca. Incentive seus clientes satisfeitos a indicarem sua barbearia para amigos e familiares, oferecendo descontos ou benefícios para ambos os lados. Essa forma de marketing é altamente eficaz e pode trazer clientes de qualidade.
Um bom exemplo é a boa prática do pague um, leve dois, onde seu cliente fiel leva um novo cliente e ambos saem ganhando. Outra tática é fornecer descontos no próximo serviço por indicações online, incentivando o cliente a postar stories ou conteúdo no feed e marcar a sua barbearia.
12. Marketing de retenção
Não se esqueça de cuidar dos clientes que já frequentam sua barbearia. Desenvolva estratégias de retenção para incentivá-los a retornar. Envie e-mails personalizados, ofereça descontos especiais para clientes recorrentes e invista em programas de recompensa.
13. Programa de fidelidade
Implemente um programa de fidelidade para recompensar seus clientes recorrentes. Nele você pode oferecer descontos progressivos, assinaturas, brindes ou serviços gratuitos para incentivar a fidelidade e garantir que seus clientes continuem utilizando seus serviços.
Além disso, você pode criar cartões de pontos para atrair novos clientes, onde o utilizador ganha um corte extra ao completar uma determinada cota dentro de um período específico. É um ótima forma de marketing para barbearia.
14. Crie um espaço instagramável
Monte um ambiente agradável e estilizado em sua barbearia, criando espaços “instagramáveis”. Decorações criativas e cantos fotogênicos podem atrair a atenção dos clientes e incentivá-los a compartilharem fotos nas redes sociais e marcar seu negócio, aumentando a visibilidade da sua barbearia.
15. Atendimento personalizado
Conheça os gostos e preferências de seus clientes, e a partir disso forneça um atendimento personalizado, estando sempre sempre atento às necessidades deles.
Enquanto os clientes esperam, por exemplo, você pode fornecer materiais de leitura, jogos e outros entretenimentos, criando uma experiência única e positiva. Dessa forma, estará fidelizando seus clientes e aumentando a possibilidade de divulgarem sua barbearia para outras pessoas.
16. Upselling
Aumente o ticket médio de cada cliente com a prática de upselling. Para isso, é importante ter uma linha de produtos para cuidados com a barba e cabelo, e oferecer serviços adicionais, como massagens capilares e outros tratamentos estéticos masculinos, como a limpeza de sobrancelhas e cuidados com a pele.
17. Diversifique as formas de pagamento
Ofereça diferentes opções de pagamento para atender às preferências dos seus clientes. Além do dinheiro e cartões de crédito/débito, considere a inclusão de pagamento via pix, por aplicativos ou até mesmo criptomoedas, caso seja relevante para o seu público-alvo.
18. Utilize estratégias de pós-venda
Após o atendimento, mantenha contato com seus clientes para garantir sua satisfação e cultivar relacionamentos duradouros. Ou seja, envie mensagens de agradecimento, solicite feedback e esteja disponível para resolver eventuais problemas. Isso demonstrará cuidado e profissionalismo.
Como fidelizar os clientes de uma barbearia?
Fidelizar os clientes é uma das bases para o crescimento e sucesso contínuo de uma barbearia. Quando os clientes estão satisfeitos e se sentem valorizados, eles têm mais chances de retornar e recomendar seus serviços para outras pessoas. Por isso, aqui estão algumas estratégias para fazer com que seus clientes considerem voltar na sua barbearia:
Cadastre seus clientes
Mantenha um cadastro atualizado dos seus clientes, incluindo informações como nome, contato, preferências e histórico de serviços. Isso permitirá que você personalize o atendimento e ofereça promoções e descontos sob medida para cada um.
Faça reservas
Facilite o agendamento de horários para seus clientes regulares. Ofereça a opção de reservas antecipadas com o profissional desejado, permitindo que eles garantam o horário de sua preferência e evitem esperas desnecessárias.
Personalize o atendimento
Conheça seus clientes pelo nome, lembre-se de suas preferências e ofereça um atendimento exclusivo. Mostre interesse genuíno em suas vidas e estabeleça uma conexão amigável com eles. O cliente que se sente especial e único está sempre propenso a voltar onde é bem recebido.
Forneça performance e qualidade
Mostre aos seus clientes que você se preocupa em aprimorar constantemente suas habilidades e em oferecer os melhores serviços. Mantenha-se atualizado com as tendências, participe de cursos e workshops e demonstre sua expertise no campo da barbearia.
Nada fideliza mais um cliente do que um serviço de qualidade. Portanto disponha de profissionais que sejam habilidosos, ágeis, atualizados com as tendências e capazes de proporcionar uma experiência excelente em cada visita.
Barbearia por assinatura
Considere oferecer um modelo de assinatura, no qual os clientes pagam uma taxa mensal em troca de um pacote de serviços, com descontos, atendimento prioritário ou acesso a agendas especiais.
Essa modalidade tem sido considerada controversa por alguns profissionais por receios na diminuição do ticket médio do cliente. Isso porque, se mal aplicada, pode de fato acarretar em prejuízos.
Por isso, uma sugestão é se atentar à taxa de ocupação do profissional, o tempo do corte (que deve ser de no máximo trinta minutos), além do valor do serviço fora do benefício, para que não haja queda na receita.
Um bom exemplo é oferecer um pacote com dois cortes. Enquanto o primeiro leva o valor cheio, o segundo conta com 40 a 45% de desconto. Para dar certo, basta convencer o cliente ainda na cadeira a aderir, com retorno para até 15 dias, deixando pago e agendado. Essa prática pode ainda ser incrementada com outras formas de upselling.
Bonifique o cliente recorrente
Recompense seus clientes mais fiéis com programas de bonificação, números extras em sorteios online e presenciais, e outras vantagens únicas. Ofereça descontos progressivos, brindes exclusivos ou serviços adicionais gratuitos para aqueles que frequentam sua barbearia regularmente.
Por fim, essas dicas estratégicas de marketing para barbearia, se bem aplicadas, podem ajudar a atrair novos clientes e fidelizar os existentes. Portanto sempre lembre de acompanhar e avaliar os resultados das suas ações para ajustar e aprimorar continuamente suas estratégias e obter sucesso.
Agora que você já sabe como impulsionar a sua barbershop e se destacar da concorrência, comente conosco o que achou desse texto. Aproveite e compartilhe com outras pessoas que possam se interessar por marketing de barbearia.
Fonte: Rock Content Blog Cielo Alfa Look Belasis Solomoto SEBRAE