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Dicionário corporativo: aprenda 259 termos de diversas áreas

Dicionário corporativo: aprenda 259 termos de diversas áreas

O mundo corporativo pode ser intimidador com seus jargões, termos técnicos e expressões específicas. Para manter-se atualizado e aumentar sua compreensão do meio dos negócios, um dicionário corporativo é uma ferramenta valiosa. Este guia explorará alguns dos termos mais comuns do vocabulário empresarial, desde o básico até o avançado.

Com as constantes atualizações e mudanças no mundo, profissionais que estão iniciando suas jornadas corporativas ou aqueles que buscam uma mudança de área enfrentam desafios em alguns ambientes profissionais. Esses espaços podem parecer intimidadores e hostis por contarem com linguagem e atmosfera diferentes das que estão habituados. Pensando nisso, trabalhamos para facilitar a sua compreensão e auxiliar nessa caminhada.

Seja um iniciante ou um profissional em busca de uma atualização ou readequação no mercado de trabalho, este artigo é perfeito para você.

Dicionário Corporativo

A seguir, vamos cobrir alguns termos básicos e avançados comuns ao mundo dos negócios, incluindo a definição de cada um deles.

Dicionário Corporativo: A

A/C

Sigla para “aos cuidados de”, é usada em encomendas e cartas comerciais.

Accountability

Obrigação de prestar contas a instâncias superiores.

Ações

Parte do capital social de uma empresa, também chamada de papéis.

Adhocracia

Sistema temporário para resolução de problemas organizado em torno de grupos com habilidades e profissões complementares, sem ordem hierárquica.

AFK

Sigla para “away from keyboard” que significa “longe do teclado”. Quando o profissional não tem como responder no momento.

Agente

Pessoa autorizada a agir em nome de outra.

AI ou IA

Sigla para Inteligência Artificial.

Alinhamento estratégico

Integração das ações e objetivos das áreas da empresa para alcançar a missão e visão da organização.

Análise de desempenho

Avaliação do desempenho de uma empresa ou profissional.

Análise de mercado

Estudo da demanda, concorrência e tendências de mercado para auxiliar decisões estratégicas.

Análise financeira

Avaliação dos aspectos financeiros de uma empresa ou projeto.

Análise SWOT

Ferramenta que avalia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa.

Annual Meeting

Reunião anual de acionistas da empresa.

Annual Report

Relatório anual fornecido por uma corporação a seus acionistas, com informações sobre diretores, executivos e finanças.

Aporte financeiro

Contribuição financeira feita por um investidor para um fim específico.

Approach

Abordagem.

Aquisição

Adquirir o controle de outra empresa, compra de ações ou ativos.

ASAP

Sigla para “o mais rápido possível”.

ASP

Sigla para Provedor de Aplicação de Serviços, empresas que disponibilizam serviços de informática com uso de internet para clientes.

Assessment

Ferramenta de avaliação de perfil e características de um profissional.

Ativos

Bens e direitos possuídos por uma empresa.

Dicionário Corporativo: B

B2B, BtoB, BTB

Abreviação para “Business to Business”. Este modelo de negócio se refere a comércio entre empresas, sem a participação do consumidor físico.

B2C, BtoC, BTC

Siglas para “Business to Consumer” ou “Business to Costumer”. Este modelo se refere a negócios entre empresas e o consumidor final.

B2E

Significa “Business to Employee”. É um modelo de marketing direcionado para o uso interno nas organizações, onde a internet e a intranet dão aos funcionários acesso à informação de forma ágil.

Background

Refere-se a experiência, vivência ou conhecimento pessoal e profissional.

Backoffice

Departamentos empresariais que possuem pouco ou nenhum contato com os clientes, oferecendo suporte administrativo.

Balanço Patrimonial

Relatório financeiro que apresenta a situação financeira de uma empresa, incluindo seus ativos, passivos e patrimônio líquido.

Benchmarking

Processo de avaliação que compara uma empresa com sua concorrência, buscando incorporar as melhores práticas e aperfeiçoar seus métodos.

Board

Conselho diretor da empresa.

BPF

Significa “Boas Práticas de Fabricação”.

BPM

Sigla para “Business Process Management”. Refere-se ao gerenciamento de processos de negócios, unindo gestão de negócios e tecnologia da informação para otimizar processos e melhorar resultados.

Brainstorm/Brainstorming

Processo de conversa para troca de ideias sobre um determinado assunto, explorando a criatividade de um indivíduo ou grupo.

Brand

Identidade de uma empresa, produto ou pessoa.

Branding

Processo de construção e gestão da identidade da marca da empresa, incluindo sua reputação e imagem.

Break-even

Ponto de equilíbrio financeiro de uma empresa, quando sua receita iguala seus custos.

Breakthrough

Avanço em determinada área.

Briefing

Conjunto de informações para realização de uma ação ou atividade.

BSC

Sigla para “Balanced Scorecard”, sistema de medição do desempenho que mede os fatores não tangíveis que impactam o desempenho interno de uma empresa, incluindo processos, pessoas, tecnologia e inovação.

Budget

Orçamento financeiro de uma empresa.

BUMO (Brand Used Most Often)

Marca ou produto utilizado com mais frequência.

Burn rate

Velocidade de gasto financeiro. Tempo que uma empresa leva para esgotar seus recursos financeiros.

Business Intelligence

Conjunto de técnicas e ferramentas para coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações para ajudar na gestão de negócios.

Business Plan

Documento detalhado que descreve a estratégia, metas, plano financeiro e análise de mercado de uma empresa.

Business Unit

Unidade de negócios. Subdivisão da empresa focada em um determinado campo de atuação.

Buy-in

Processo no qual um grupo ou indivíduo adquire ações suficientes para controlar uma empresa. Também se refere à aceitação ou adesão a uma ideia ou projeto.

BYOD (Bring Your Own Device)

Política em que os funcionários usam seus próprios dispositivos (smartphones, laptops, etc.) para o trabalho, em vez de equipamentos fornecidos pela empresa.

Dicionário Corporativo: C

C2C

É uma abreviação para “Customer to Customer”, refere-se a transações comerciais diretas entre clientes, como Mercado Livre e Airbnb.

Cadeia de valor

É uma representação visual das atividades críticas de uma empresa, desde a obtenção de matérias-primas até a entrega de produtos aos clientes. Analisar e otimizar a cadeia de valor pode ajudar a melhorar a eficiência e competitividade da empresa.

Call ou Conference Call

Reunião via telefone ou internet entre duas ou mais pessoas.

Canais de comunicação

São meios para transmitir informações dentro da empresa, como e-mails, reuniões, intranet, etc.

Capital Humano

Conjunto de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes dos funcionários de uma empresa. É visto como um ativo estratégico e investir nele é fundamental para o sucesso a longo prazo.

Capital

Recurso econômico, geralmente dinheiro, usado para investimento.

Cash Flow

Representa a movimentação de dinheiro de uma empresa, incluindo as entradas e saídas de capital.

Cash

Dinheiro em espécie.

CEO

Abreviação para “Chief Executive Officer”, é o cargo de mais alta autoridade operacional em uma empresa, responsável pela gestão e estratégias da empresa.

CEP

Abreviação para “Controle Estatístico de Processos”, ferramenta da indústria para reduzir custos.

CFO

Sigla para “Chief Financial Officer”. Diretor financeiro e principal executivo de finanças.

Chairman

Presidente do conselho dirigente da empresa.

CHRO

Sigla para “Chief Human Resources Officer”. Diretor de recursos humanos.

Ciclo financeiro

Representa o ciclo de entradas e saídas de dinheiro em uma empresa.

CIO

Sigla para “Chief Information Officer”. Diretor de tecnologia da informação ou TI.

CKO ou CLO

Abreviações para “Chief Knowledge Officer” e “Chief Learning Officer”, diretor de conhecimento e aprendizado responsável pelo gerenciamento do capital intelectual da empresa.

Clima Organizacional

Ambiente interno de uma empresa que engloba liderança, motivação para o trabalho, crescimento profissional e satisfação dos funcionários

Comunicação interna

É a comunicação que acontece entre os membros de uma empresa. É importante para a disseminação de informações e para a promoção da cooperação e da integração entre os funcionários.

Conselho de administração

Órgão responsável por supervisionar a administração de uma empresa e tomar decisões estratégicas importantes. É composto por um grupo de pessoas com experiência em gestão e conhecimento da indústria.

Consultoria

Prestação de serviços de consultoria, geralmente por profissionais especializados, para ajudar empresas a melhorar suas operações e alcançar seus objetivos.

Contabilidade

Disciplina responsável por registrar, classificar e resumir as transações financeiras de uma empresa. É uma ferramenta importante para a gestão financeira.

Contratação

Processo de seleção e contratação de novos funcionários para uma empresa.

Controle de estoque

Processo de acompanhamento e gestão dos estoques de uma empresa, garantindo a disponibilidade dos produtos para atender a demanda e evitando excessos ou faltas.

Controle de qualidade

Processo de verificação da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos por uma empresa. É uma ferramenta importante para garantir a satisfação do cliente e para evitar devoluções ou perdas.

Crowdfunding

Processo de captação de recursos por meio da internet, onde pessoas ou empresas apresentam projetos ou ideias e solicitam a contribuição financeira de outras pessoas, geralmente via plataformas especializadas.

CTA

Call to Action, ou chamada para a ação é um atalho como botões “saiba mais” para encurtar o caminho do cliente na realização de uma ação, como uma compra, por exemplo.

Custo de aquisição de clientes (CAC)

Medida financeira que representa o valor gasto pela empresa para adquirir um novo cliente.

Custos fixos

Despesas que a empresa tem independente da sua produção ou vendas, como aluguel, salários, energia, entre outros.

Custos variáveis

Despesas que variam de acordo com a produção ou vendas da empresa, como materiais, insumos, comissões, entre outros.

Cybersecurity

Segurança cibernética. Conjunto de medidas e tecnologias utilizadas para proteger sistemas, aplicações, dados e dispositivos contra ameaças e ataques na internet.

Dicionário Corporativo: D

Data Warehouse

Repositório de dados para análise de grande volume de informação.

Data-base Marketing

Marketing baseado em perfil de clientes selecionados, utilizando banco de dados.

Datacenter

Sistema principal de processamento de dados da empresa.

Deadline

Prazo final para entrega de projeto ou atividade.

Design Thinking

Abordagem colaborativa de pensamento criativo e “fora da caixa”.

Disrupção

Inovação que cria novos mercados.

Downsizing

Redução do número de funcionários de uma empresa.

Dumping

Prática comercial desleal de vender produtos por preços muito baixos para prejudicar a concorrência.

Dicionário Corporativo: E

Ebitda

Sigla para “earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”. É um indicador financeiro que representa o lucro da empresa antes de deduções como juros, impostos, depreciação e amortização.

Eficiência operacional

Capacidade da empresa de realizar tarefas de maneira eficiente e rentável, maximizando recursos e minimizando desperdícios.

E-learning

Método de ensino que utiliza tecnologias digitais para fornecer educação a distância.

Empowerment

Prática que envolve a delegação de poder, tomada de decisão e autonomia aos funcionários dentro de uma determinada área da empresa.

Empreendedorismo

Ato de criar e administrar um negócio.

Enabling conditions

Condições que incentivam ou inibem a geração, armazenamento e utilização de conhecimento dentro de uma organização.

End user

Usuário final, cliente que adquire o produto ou serviço.

Endomarketing

Técnica de comunicação interna da empresa para motivar e engajar seus colaboradores.

Engajamento de equipe

Nível de envolvimento e dedicação dos membros de uma equipe com suas tarefas e metas.

Entrepreneur

Pessoa que cria e administra um negócio.

E-procurement

Processo de compra automatizado de bens e serviços através da internet.

E-recruitment

Uso de ferramentas eletrônicas para o recrutamento e seleção de funcionários.

ERP

Sigla para “Enterprise Resource Planning”. Sistema de gestão empresarial que integra diferentes departamentos da empresa para otimizar seus processos.

Expertise

Conhecimento e habilidade especializada em uma determinada área.

Extranet

Área virtual segura que permite a comunicação e interação entre a empresa, seus parceiros, clientes e fornecedores.

Dicionário Corporativo: F

Facilities

Instalações ou recursos disponíveis.

Facilitating factors

Práticas e normas que facilitam a geração, difusão e armazenamento de conhecimento nas organizações.

Factoring

Prática de comprar cheques pré-datados de lojistas por uma comissão adicional.

Feedback

Processo de receber informações sobre desempenho, com o objetivo de melhoria contínua.

Fine tuning

Afinação ou calibragem de processos.

Follow-up

Acompanhamento de ações para avaliar os resultados.

Forecast

Previsão de resultados futuros.

Franquia

Modelo de negócios onde uma empresa permite outra usar sua marca, conceito e know-how em outra localidade.

Full time

Tarefa a ser realizada em tempo integral.

Funding

Financiamento ou investimento.

Fusão e aquisição

União e compra de empresas.

FYI

“Para seu conhecimento”. Sigla para informações que são compartilhadas sem a necessidade de uma resposta.

Dicionário Corporativo: G

Gap

É uma lacuna ou falha na empresa que precisa ser preenchida ou desenvolvida.

General manager

É o diretor geral da empresa.

Gestão de Negócios

O processo de planejar, organizar, liderar e controlar as atividades da empresa.

Gestão de Pessoas

O processo de recrutar, selecionar, treinar e desenvolver os funcionários da empresa.

Gestão de Produtos

É o processo de planejar, desenvolver e gerenciar os produtos da empresa.

Gestão de Projetos

O conjunto de técnicas e estratégias usadas para gerenciar e realizar projetos de forma eficiente, visando atingir objetivos e prazos estabelecidos.

Gestão de Risco

Processo de identificar, avaliar e gerenciar os riscos enfrentados pela empresa, buscando minimizar sua exposição a perdas e maximizar suas chances de ganhos.

Gestão de Talentos

Processo de atrair, desenvolver e reter os melhores funcionários da empresa, visando sua eficiência e crescimento.

Gestão Financeira

É o processo de planejar, controlar e gerenciar os recursos financeiros da empresa.

Globalização

É a tendência de crescimento da interconexão entre países e regiões do mundo em termos econômicos, políticos e culturais.

Growth hacking

Uma técnica que busca acelerar o crescimento de uma empresa.

Growth path

Trajetória de crescimento da empresa.

Dicionário Corporativo: H

Hands-on

Participação ativa de alguém em um projeto ou processo, envolvendo-se diretamente na execução das tarefas.

Head

Pessoa responsável por liderar uma equipe, departamento ou projeto, tendo autoridade para tomar decisões e dirigir o grupo em direção aos objetivos estabelecidos.

Headcount

Número de pessoas trabalhando em uma equipe ou empresa, que pode ser usado para avaliar a capacidade e eficiência da equipe.

Headhunter

Profissional ou empresa especializado em recrutar talentos, atuando como intermediário entre as empresas e os candidatos.

Holística

Abordagem que considera a empresa como um todo, incluindo todos os elementos que contribuem para sua estratégia, atividades, informações, recursos e organização.

Housekeeping

Uma técnica para garantir a qualidade e a produtividade da empresa, incluindo a gestão de processos, a identificação e correção de problemas e a manutenção da organização.

Dicionário Corporativo: I

Inbound Marketing

Estratégia de marketing digital que busca atrair clientes potenciais para a empresa de forma natural, sem ser invasiva.

Income tax

Imposto sobre a renda pessoal ou corporativa.

Income

Dinheiro ganho por uma pessoa ou empresa, incluindo salários, lucros e juros.

In-loco

Expressão que significa “no local”, usada para descrever uma atividade ou ocorrência que acontece no local específico em que está sendo realizada.

Input

Entrada de dados em um programa ou código, que serão usados para gerar resultados.

Insight

Percepção ou ideia repentina, que pode ser baseada em conhecimento ou intuição.

Insourcing

Delegação de operações internas para um setor especializado dentro da empresa.

Intern

O estagiário, que trabalha em uma empresa para adquirir experiência profissional.

Internacionalização

Processo de expandir a atuação de uma empresa para além de suas fronteiras nacionais.

Internship

Estágio, onde um estudante ou profissional iniciante trabalha em uma empresa para adquirir experiência profissional.

Intranet

Rede de comunicação interna e exclusiva, usada para compartilhar informações e colaborar entre equipes dentro da empresa.

Intrapreneur

Empreendedor interno, que dirige uma unidade de negócios como se fosse uma empresa independente.

ISO 9001

Norma internacional de qualidade, estabelecida pela International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização), que estabelece requisitos para a gestão da qualidade em uma empresa.

Dicionário Corporativo: J

JIT (Just-in-time)

Técnica de gestão de estoque que visa minimizar os custos decorrentes das operações de estoque, vendendo o produto primeiramente para depois fabricá-lo, mantendo estoques mínimos.

Job rotation

Prática de capacitação de funcionários na empresa, onde eles são rotacionados em diferentes setores para adquirir novos conhecimentos e habilidades.

Job

Tarefa ou trabalho que precisa ser realizado.

Joint venture

Acordo entre duas ou mais empresas para desenvolver uma atividade ou projeto em conjunto, compartilhando recursos, conhecimentos e riscos.

Just-in-time knowledge

Acesso imediato ao conhecimento, como o e-learning, que remove barreiras de tempo e espaço para o acesso ao conhecimento.

Dicionário Corporativo: K

Kaizen

Conceito de administração japonês que se baseia em melhorias contínuas com baixos investimentos e bom senso.

Key user

Indivíduo que tem conhecimento profundo de uma ferramenta tecnológica específica.

Kick-off

Reunião inicial que serve como motivação para os profissionais envolvidos em um projeto.

Know-how

Conhecimento adquirido por meio de experiência e estudo em uma área ou assunto específico.

Knowledge Management Systems

São soluções tecnológicas que ajudam as empresas a gerenciarem seu conhecimento e informações.

KPI

Sigla de Key Performance Indicator, que é um indicador de desempenho utilizado para avaliar a performance de um negócio. Alguns exemplos incluem taxa de cancelamento de pedidos, horas de equipamentos inoperantes, capacidade líquida, retorno sobre investimento, entre outros.

Dicionário Corporativo: L

Lead

Potencial cliente interessado em adquirir um produto ou serviço da empresa.

Lean startup

Estratégia de desenvolvimento de produtos e mercados baseada na agilidade e na interação com os consumidores.

Learning Organization

Empresa que aprende, onde há transparência de conhecimento entre líderes e colaboradores.

Logística

Processo de planejamento, implantação e controle da eficiência dos fluxos físicos de materiais, informações e financeiros.

Lucratividade

Medida da rentabilidade de uma empresa, comparando o lucro obtido com o capital investido.

Lucro bruto, lucro das vendas ou lucro operacional

Diferença entre o valor faturado e o custo de operação antes de deduzir impostos, juros e salários.

Lucro líquido

Lucro real de uma empresa, representando a diferença entre a receita total e o custo total da operação.

Dicionário Corporativo: M

Mailing

Banco de dados com informações de consumidores e potenciais clientes.

Market share

Fração do mercado controlada pela empresa.

Marketing digital

Estratégias de promoção e vendas da empresa através de canais digitais.

Marketing

Conjunto de técnicas para promover e vender produtos ou serviços.

Markup

Valor adicionado ao preço final de um produto para incluir margem de lucro.

MBA

Formação de pós-graduação em administração de empresas.

Meetup

Encontro informal de empreendedores para networking e discussão de negócios.

Memória organizacional

Ativos e informações ligados a uma organização.

Mentoring

Preparação de um profissional mais jovem pelo funcionário mais experiente.

Mercado-alvo

Grupo de clientes aos quais a empresa está direcionando seus produtos ou serviços.

Merchandising

Conjunto de atividades de marketing e comunicação para promover marcas, produtos e serviços.

Metodologias ágeis

Metodologias de trabalho ágeis, como Scrum e Kanban.

Mindset digital

Mentalidade digital, baseada nas novas tecnologias.

MVP

Produto viável mínimo, versão mais simples de um produto.

Dicionário Corporativo: N

Networking

Construção e manutenção de relacionamentos profissionais. É uma rede de contatos que pode ser usada para aprimorar carreiras, encontrar novas oportunidades e ajudar a ampliar o alcance de negócios.

Newsletter

Tipo de comunicação periódica enviada a uma lista de assinantes, geralmente por email. Ele pode conter informações sobre notícias, atualizações de produtos ou serviços, promoções e outros assuntos relevantes para o destinatário. É uma maneira eficiente de manter os assinantes atualizados e envolvidos com uma empresa ou organização.

Dicionário Corporativo: O

Óbice

Obstáculo ou impedimento que impede o avanço em algum processo ou atividade.

Ombudsman

Pessoa responsável por intermediar a comunicação entre o público e a empresa, geralmente conhecido como ouvidoria.

Omnichannel

Estratégia de conteúdo que envolve a integração de diversos canais de comunicação da empresa para melhorar a experiência do usuário.

One on one

Reunião entre duas pessoas para tratar de demandas e trocar feedbacks.

OoO (Out of Office)

Mensagem automática que indica que a pessoa está ausente do escritório.

Outbound Marketing

Processo de prospecção que busca atrair clientes potenciais através de técnicas com base no perfil do cliente ideal.

Outplacement

Método aplicado em processos de demissão que busca ajudar a descolar as partes envolvidas de forma amigável.

Outputs

São dados resultantes da operação de um programa ou sistema que foi alimentado com informações.

Outsourcing

Processo de terceirização de atividades ou serviços de uma empresa para outra empresa ou profissional.

Overhead

Despesas operacionais que incluem gastos como aluguel, energia elétrica, material de escritório, etc.

Dicionário Corporativo: P

P&L (Profit & Loss Statement)

Relatório financeiro que mostra receita e despesas da empresa, avaliando sua performance e rentabilidade.

PDCA

Ciclo de melhoria contínua, composto pelas etapas de planejar, executar, verificar e agir.

PDV

Local onde um produto é vendido.

Performance

Desempenho ou atuação.

Período sabático

Afastamento do trabalho para reflexão sobre vida e carreira.

PhD

Equivalente ao Doutorado.

Pitch

Discurso breve e objetivo sobre um produto ou serviço, para convencer investidores.

Planejamento estratégico

Processo gerencial para estabelecer diretrizes e otimizar operações.

Plano de ação

Série de providências de um planejamento.

Plano de negócios

Documento que descreve as ações e objetivos de uma empresa.

Player

Empresa que atua em algum mercado.

Política de Portas Abertas

Recurso que permite aos funcionários apelarem a executivos em caso de problemas com chefe imediato.

Portfólio

Trabalhos de um profissional ou empresa.

Pro forma

Somente por formalidade.

Processos

Conjunto de atividades para alcançar um objetivo.

Profit

Lucro obtido.

Prospecção

Processo de conquista do cliente, também conhecido como pré-venda.

PSC

Sigla para “Para Seu Conhecimento”.

Público-alvo

Grupo de pessoas que a empresa se destina a atender.

Dicionário Corporativo: Q

Qualidade

Nível de excelência dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, sendo uma medida importante para a satisfação do cliente.

Quarter

Período de três meses, usado como referência para avaliar o desempenho financeiro de uma empresa.

Dicionário Corporativo: R

Rapport

Empatia e relação de confiança e compreensão entre pessoas, significa “trazer de volta” e é um recurso utilizado para vendas a fim de criar um vínculo e converter o lead.

Recall

Pedido de devolução de um produto com problema.

Reengenharia

Método de reestruturação da empresa, funções e processos.

Report

Relatório.

Retail

Varejo.

Retenção de clientes

Manutenção dos clientes atuais da empresa.

Revenue

Receita, rendimento ou renda da empresa.

ROI

Sigla de Return on Investment, o percentual de retorno em relação ao custo de um investimento.

Role model

Alguém que é um modelo de sucesso para outras pessoas.

Roteiro de vendas

Conjunto de etapas e técnicas utilizadas pelos vendedores para fechar negócios.

Dicionário Corporativo: S

Sales manager

Pessoa responsável pelo gerenciamento das vendas da empresa.

Schedular

Ferramenta usada para agendamento de atividades.

SCM

Gerenciamento da cadeia de fornecimento, incluindo a aquisição de materiais, produção e distribuição de produtos.

Scrum

Metodologia de gerenciamento de projetos ágil.

Segmentação de mercado

Divisão de um mercado em grupos de consumidores com características similares para melhor compreender e atender suas necessidades.

SEO

Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, visando melhorar o posicionamento da empresa nos sites de pesquisa.

Shareholder

Acionista da empresa.

Shares

Ações da empresa.

Sinergia

Cooperação e esforços simultâneos para atingir objetivos comuns.

Skills

Habilidades ou competências.

SLA

Acordo de Nível de Serviço, contrato entre fornecedor de tecnologia e cliente.

Spin-off

Divisão de uma empresa e surgimento de um novo negócio.

Sponsor

Pessoa responsável pelo financiamento de um projeto.

Spread

Taxa de risco.

Staff meeting

Reunião de equipe.

Stakeholders

Pessoas ou grupos interessados na performance da empresa.

Startup

Empresa emergente buscando desenvolver ou melhorar seu modelo de negócio.

Status quo

Situação atual da empresa.

Stock options

Incentivo para funcionários adquirirem ações da empresa a preços abaixo do mercado.

Sucessão

Planejamento de transição de liderança da empresa, incluindo escolha de novos líderes e preparação de sucessores.

Supply Chain Management

Gerenciamento da cadeia de suprimentos da empresa, incluindo aquisição de materiais, produção e distribuição de produtos.

Dicionário Corporativo: T

Target

Refere-se ao objetivo desejado ou ao público que a empresa quer atingir com seus produtos ou serviços.

Team building

É uma técnica de gestão de pessoas que busca desenvolver a comunicação, a confiança, a colaboração e a motivação entre os membros da equipe.

TI

Sigla para Tecnologia da Informação, que se refere ao uso de tecnologias de informação e comunicação para gerenciar, armazenar, processar e transmitir informações.

Top of mind

Refere-se à marca ou produto que é lembrado espontaneamente pelo público, sem precisar de lembrete ou incentivo. É um indicador importante para avaliar a presença e a imagem da empresa no mercado.

TQC

É a sigla para Total Quality Control, um sistema que visa assegurar a qualidade total em todas as fases da produção, desde a concepção até a entrega do produto. É uma abordagem sistemática para garantir a satisfação dos clientes e a eficiência da produção.

Trainee

É um cargo geralmente ocupado por profissionais recém-formados, que passam por um programa de treinamento e desenvolvimento para adquirir conhecimento e experiência prática na empresa.

Training on the job

Refere-se aos treinamentos que são realizados durante o trabalho, com o objetivo de desenvolver habilidades e conhecimentos específicos para a função do funcionário. É uma técnica de aprendizagem eficaz e que permite ao profissional adquirir conhecimento aplicado à prática.

Trend

Refere-se à tendência, seja em relação ao mercado, aos produtos, ao comportamento do consumidor ou a outros aspectos da sociedade. É importante monitorar as tendências para se antecipar às mudanças e aproveitar as oportunidades.

Tropicalizar

É o processo de adaptação de produtos ou serviços para um novo mercado. É uma forma de se adequar ao ambiente local e atender às necessidades do público-alvo.

Turnover

Refere-se à rotatividade de funcionários, ou seja, a movimentação de admissão e demissão dos funcionários de uma organização. É importante monitorar o turnover para avaliar a satisfação dos funcionários

Dicionário Corporativo: U

Unicórnio

É uma empresa jovem e inovadora com valor de mercado avaliado em mais de US$ 1 bilhão. O termo “unicórnio” foi cunhado para representar essas empresas raras e de alto valor.

Dicionário Corporativo: V

Valor agregado

Valor adicional que a empresa oferece em seus produtos ou serviços, além das expectativas do cliente, diferenciando-a de seus concorrentes.

Valores

Princípios e crenças que orientam as ações da empresa, definindo sua cultura e postura ética.

Venture capital

Tipo de investimento que busca investir em empresas com alto potencial de crescimento, com um alto risco financeiro.

Visão

Declaração que descreve o futuro desejado da empresa, o que ela espera alcançar em longo prazo. Essa visão é a direção que a empresa seguirá para seu crescimento e sucesso.

Dicionário Corporativo: W

Wholesale

Venda de produtos em grande quantidade, normalmente para revendedores ou comerciantes.

Workaholic

Pessoa que tem uma dependência excessiva do trabalho, sacrificando outras áreas de sua vida em nome disso.

Workflow

Processo de gerenciamento de tarefas e atividades, desde o início até o final, seguindo regras e procedimentos definidos.

Workshop

Sessão de treinamento ou palestra, com o objetivo de desenvolver habilidades e conhecimentos em uma área específica.

Dicionário Corporativo: Y

YOY (Year-Over-Year)

Sigla que representa o método de avaliação que compara o desempenho de um período específico com o mesmo período no ano anterior. É uma forma de avaliar o crescimento ao longo do tempo e identificar tendências.

YTD (Year-To-Date)

Abreviação que representa o acumulado de um ano até o momento atual. É usado, portanto, para medir o desempenho atual de uma empresa, investimento ou qualquer outra coisa que precise ser monitorada ao longo do tempo. Isso permite verificar o progresso ao longo do ano e fazer previsões para o futuro.

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Melhore seu vocabulário corporativo aprendendo sobre também os 100 termos de Marketing Digital que todo profissional deve saber.

Fonte: Forbes Na Prática Adv Tecnologia Portal Comunique-se

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