O marketing humanizado compreende um conjunto de estratégias menos robóticas em conteúdos, atendimento e divulgação. Assim, mesmo que você utilize inteligência artificial em propostas empresariais que requerem automação, é preciso sempre o trabalho humano. A criação de conteúdo aproxima a marca do consumidor, pois parte de uma mente humana. Assim, com a ajuda de algoritmos e de palavras-chave, cria-se conexões mais próximas e humanizadas.

Em toda ação de marketing, a empatia vale ouro. Vendo a empatia como um sentimento que vai além de se colocar no lugar do outro, podemos obter bastante sucesso. Fazer uma identificação com o outro sobre o olhar do consumidor, por exemplo.

Tenha empatia

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Pode ser complicado, mas, nas propostas de marketing, de maneira geral é o mínimo que o seu público espera. Atualmente, o quesito engajamento é muito favorecido pelas mídias digitas. Lembre-se sempre de estar conectado com seu público.

A princípio, storytelling vem do termo em inglês story, que significa história, e telling, que significa contar. Ou seja, consiste na arte de contar uma história. Sendo assim, são utilizadas técnicas de roteiristas e escritores para contar uma história que fique gravada na memória.

Crie um storytelling

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Na perspectiva do marketing humanizado, a estratégia de roteirizar o tempo de uma empresa é um valor de divulgação. Assim, você pode criar a história de sua empresa para passar uma impressão humanizada, colocando o processo de produção, curiosidades, cultura da empresa, entre outras características.

Ética e valores são a base de toda a empresa. No marketing humanizado é preciso expressar estes valores. Então, você pode expor os valores de convivência interna por meio de uma comunicação saudável com os funcionários.

Ética de valores

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Neste sentido, nada vale falar de sustentabilidade ambiental se a empresa não tem nenhum programa desta espécie em ação. Portanto, quando isso acontece, soa como oportunismo. O atendimento ao público, por exemplo, também faz parte do âmbito da boa comunicação, bem como as pautas sociais e de identidade.

A princípio, o uso de robôs e inteligência artificial em uma estratégia de marketing humanizado parece muito contraditório. Contudo, ela tem valor quando desmistificamos os mitos de futuro que todos vão ser substituídos pela máquina.

Uso de bots na humanização

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Neste sentido, vemos a funcionalidade de cada um. Ou seja, para análise de dados, mesmo em um processo de comunicação, o equipamento de IA é indispensável. No entanto, no mesmo processo comunicativo, também estão as pessoas que criam e atendem em vários departamentos.

Personalização da comunicação

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Basicamente, esta meta de comunicação consiste em se aproximar mais de seu público. No entanto, para criar uma estratégia de proximidade e interação, é necessário saber a localização de seu consumidor na jornada de compras.

Na solução de seu problema, você pode estabelecer uma conversa próxima com seu potencial cliente. Porém, se ele já sabe a solução de seu problema, a conversa pode ser outra. Assim, você pode partir para ajudar na decisão de sua melhor opção.

Convívio e conversa

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Se você já tem um público fidelizado, procure conversar com ele por meio de perguntas, claro, estando aberto para responder a todas as dúvidas. Assim, você estabelece uma troca de desejos. Caso sua empresa invista em uma aproximação, terá ótimos resultados.