Receber SPAMs via e-mail ou ao utilizar a internet é um grande inconveniente, certo? Com a expansão do mundo virtual, as pessoas têm cada vez menos paciência com interrupções enquanto navegam, seja por estudo, trabalho ou mesmo lazer. De forma a respeitar os clientes, estabelecer uma relação duradoura e não intrusiva com os consumidores, surgiu o marketing de permissão.
Para entender melhor do assunto e melhorar sua estratégia de marketing, leia este artigo até o fim.
O que é e como funciona o marketing de permissão?
O marketing de permissão, um modelo criado por Seth Godin, traz maneiras de marcas fazerem marketing de forma não invasiva, diferente de como sempre foi feito na mídia e na própria internet. É uma forma de conquistar clientes, respeitando os limites e opiniões de cada um.
No marketing de permissão, a empresa solicita o consentimento explícito do cliente para só então oferecer conteúdo de prospecção sobre seus produtos e serviços.
Isso porque, ao autorizar receber informativos da marca, o consumidor reafirma seu interesse no que ela oferece, estratégia que resulta em relações melhores e mais duradouras entre consumidor e marca.
Esse tipo de marketing consiste em três características fundamentais para funcionar: ser antecipado, pessoal e relevante.
Fazer o público alvo aguardar por novas informações e conteúdos sobre a sua marca é melhor do que apenas bombardear pessoas aleatórias com merchandising, pois gera antecipação.
Ao focar nos interesses de seus consumidores de forma personalizada, definindo um nicho, seu conteúdo se torna pessoal.
Criar conteúdos direcionados e combinar com serviços e produtos que você oferece, torna sua marca relevante para os clientes potenciais.
Quais as vantagens de usar o marketing de permissão?
Quando um relacionamento inicia com confiança e consentimento, nos sentimos muito melhor, não é? Isso também vale para os clientes. Uma marca que faz uso do marketing de permissão como abordagem de prospecção obtém melhora na conversão de clientes, redução de custos, aumento de credibilidade, entre outras vantagens. Abaixo, você confere algumas em detalhes:
1. Alta taxa conversão de clientes
Utilizar o marketing de permissão e criar material personalizado e direcionado às necessidades e dores de seus consumidores, mostra que o cliente não é apenas um número, mas alguém que merece consideração e respeito. A conversão em consumidor final é alta, e acontece de forma natural, pois a marca já o conquistou por meio de todo o processo de construção do relacionamento.
2. Redução de custos
Marcas que tornam suas estratégias de propaganda focadas em produtividade diminuem o desperdício de tempo e reduzem de forma considerável os custos, pois têm como alvo as pessoas realmente interessadas em adquirir seus produtos e serviços.
3. Aumento de credibilidade da marca
Marcas que respeitam o espaço do consumidor garantem melhorias na reputação da empresa. Isso porque, ao se preocupar não apenas com lucros, mas em respeitar a privacidade e os limites de seus clientes, aumenta a sua credibilidade no mercado.
O que não fazer ao usar o marketing de permissão?
Agora que você já sabe o que é o marketing de permissão e as principais vantagens oferecidas por esse modelo, descubra o que evitar ao utilizar a estratégia de marketing de permissão:
1. Ser impessoal
O principal motivo pelo qual o marketing de permissão funciona é porque ele atende aos anseios de um público determinado da sua marca. Estratégias de “abraçar o mundo” gera conteúdos rasos e superficiais e faz com que sua empresa tenha perda de credibilidade e desgaste de imagem, uma vez que sua estratégia foca em apenas “vender”.
2. Ser invasivo
Lembre-se que o marketing de permissão deve incorporar a estratégia de pedir autorização desde o início. Não seja invasivo, não peça informações irrelevantes e não deixe para solicitar a adesão do cliente no meio da abordagem.
3. Descumprir acordos
Se foi criado um acordo de comunicação publicitária com seu cliente, não quebre ou mude os termos de modo algum. Caso o meio escolhido seja via notificações por WhatsApp pela periodicidade de uma vez por semana, não faça SPAM diário para o cliente. No entanto, se o cliente prefere receber informes via mensageiro ao invés de SMS, mantenha seu foco ali, assim você mantém a confiabilidade conquistada inicialmente.
4. Vazar e comercializar dados
Comprar ou vender informações confidenciais é uma prática ilegal. Além de infringir diretamente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), pode sair pela culatra.
Perder credibilidade no mercado e sofrer sanções legais são prejuízos enormes para a sua marca. Porém, mesmo que a empresa não seja descoberta por atuar dessa maneira, não há garantia de que os consumidores de uma marca se interessarão pelos serviços das parceiras. Os clientes são valiosos, e é de extrema importância sempre manter seus dados sob sigilo absoluto.
Relação entre marketing de permissão e inbound marketing
Para que haja a captação de clientes potenciais por meio do marketing de permissão, alguns passos são necessários. E é aí que entra o Inbound Marketing. Para incentivar o consumidor a efetivar o cadastro e até mesmo para conseguir sua autorização para envio de prospect, ações de geração de conteúdo devem ser efetivadas.
O Inbound Marketing utiliza-se dos meios digitais acessíveis para funcionar. De forma não intrusiva e sutil, direciona campanhas estratégicas em forma de funil, a fim de chamar a atenção de um público específico.
Uma vez conseguida essa atenção, por meio de preenchimento de formulários, landing pages, e-books, blogs e outros conteúdos ricos, a relação entre os dois tipos de marketing fica mais clara. O consentimento do cliente para levá-lo à próxima etapa deve ser conseguida de forma responsiva e adequada.
Lembre-se que, quando o consumidor aceita entrar em uma relação mais estreita com sua marca, deve poder definir como ela será. Ao implementar o Inbound Marketing, deixe disponível opções personalizadas de recebimento de material.
Eleger a frequência de recebimento, os tipos de conteúdos, a possibilidade de retirar a inscrição a qualquer momento, e principalmente, em que dias e horários recebê-los, são opções que reforçam a preocupação da sua empresa com o público-alvo, e possibilita reconhecer diferentes personas, contribuindo para otimizar e evoluir suas produções e vendas.
Como surgiu o marketing de permissão?
O modelo de marketing de permissão foi criado e descrito por Seth Godin, no livro Marketing de Permissão: transformando estranhos em amigos, e amigos em clientes, em 1999.
A preocupação de empresas em se destacarem no mercado foi o motivador principal para surgir o marketing de permissão. Quando as informações se tornaram excessivas e desinteressantes para os usuários, muitas marcas apostaram em um novo tipo de relacionamento com seu público alvo.
Respeitar as opiniões dos consumidores e levá-las em consideração na criação de produtos e conteúdos, assim como obter consentimento para estreitar os laços, permitiu que diversas empresas consolidassem suas reputações no mercado.
Conclusão
Durante a leitura desse artigo, você descobriu que:
- O marketing de permissão é uma forma de obter consentimento do seu cliente em potencial para estreitar o relacionamento mútuo por meio de comunicações personalizadas;
- Ser antecipado, pessoal e relevante faz sua estratégia funcionar para que apenas clientes interessados alcancem seu conteúdo e serviço;
- Entre as vantagens do marketing de permissão estão a alta taxa de conversão de clientes, redução de custos e o aumento da reputação da sua marca;
- Deve evitar: ser invasivo, impessoal, descumprir acordos, vazar e comercializar dados sigilosos de seus clientes.
- O Inbound Marketing está intrinsicamente ligado ao marketing de permissão;
- Seth Godin criou esse modelo de marketing em 1999, ao notar que as empresas desejavam se destacar no mercado e estreitar relações com seu público alvo.
Agora que você sabe mais sobre marketing de permissão, comente conosco o que achou e compartilhe com alguém que também se interessa pelo tema.
Aproveite para aprender como fazer um marketing interativo e entenda por que é preciso estreitar laços na internet.
Fonte: Rock Content Orgânica Digital Resultados Digitais Soluções e Midias MarkeThinkers