Se você trabalha com marketing, provavelmente já ouviu falar dos arquétipos de marca. Isso porque eles são um conceito importante para criar estratégias de marketing eficazes, já que ajudam a definir a personalidade e os valores da sua marca.
Os arquétipos se definem como modelos e características que estão presentes no inconsciente das pessoas, comuns à todas as épocas e culturas da humanidade.
Eles foram conceituados primeiramente pelo psiquiatra suíço Carl Jung. Para ele, que também é o fundador da psicologia analítica, era preciso separar e classificar esses traços do inconsciente. Assim, os arquétipos surgiram.
Mas, como isso se encaixa no marketing? Bem, essa área é pautada no convencimento, que mexe com o consciente e o inconsciente humano, para persuadir as pessoas de adquirirem alguma coisa.
Logo, descobrir como funciona e como aplicar o conceito dos arquétipos, que classificam padrões de comportamento, pode ser um grande trunfo para sua empresa. Então, vamos lá conhecer mais sobre eles?
O que são os arquétipos de marca?
As personalidades diferentes que formam os arquétipos são encontradas em muitas produções humanas. Ou seja, elas aparecem em mitos, lendas, literatura e em filmes. Além disso, elas estão também em nossos sonhos. No marketing, não é muito diferente.
Os arquétipos de marca são personalidades simbólicas que as empresas podem assumir para se conectar com o público de uma maneira mais emocional. Eles se baseiam nos arquétipos da psicologia junguiana, que são padrões de comportamento e personalidade universais encontrados em todas as culturas. Usar os arquétipos de marca corretamente pode ajudar a criar uma identidade única e memorável para o seu negócio.
Quais são os 12 principais arquétipos de marca?
Existem pelo menos 12 arquétipos principais diferentes, cada um com sua própria personalidade e valores. A seguir, vamos analisá-los individualmente e citar exemplos de marcas famosas que os utilizam:
1 – O inocente
O inocente acredita que pode construir um mundo melhor para todos, através da honestidade e amor. Esse arquétipo busca promover a felicidade e confiança, além da inocência e a fantasia em todos os lugares, desejando a felicidade acima de tudo.
Por isso o arquétipo do Inocente representa pureza, simplicidade e otimismo. As marcas que adotam esse arquétipo costumam ser transparentes e confiáveis, sempre trazendo mensagens positivas, com valores saudáveis e promovendo o bem-estar.
Um conhecido exemplo pode ser encontrado na Coca-Cola, em suas campanhas que ilustram situações de união, felicidade e bons momentos, sobretudo entre famílias e amigos. Outros exemplos de marcas são: Dove e Mãe Terra.
Para alcançar seu consumidor por meio desse arquétipo, é importante fazer uma comunicação positiva e coerente com seus valores, além de direta e honesta.
É indicado para nichos que lidam com: alimentos, cuidados e beleza, produtos naturais e bebidas.
2 – O sábio
O sábio busca o conhecimento por meio da lógica, verdade e critério. Ele busca o seu verdadeiro “eu”, ou seja, mergulham em si para encontrar respostas. O que move esse arquétipo é a vontade de disseminar o conhecimento e assim tornar o mundo um lugar melhor.
Por isso, o Sábio representa conhecimento, sabedoria e introspecção. As marcas que o adotam como personalidade costumam ser confiáveis e respeitáveis. O Discovery Channel é um exemplo perfeito desse arquétipo, assim como TED e Harvard.
O foco da marca que incorpora essa identidade ao seu negócio deve ser a comunicação atenciosa, bem informada e voltada aos fatos, com linguagem rica e significado.
Pode ser incorporado a meios como: universidades, programas de notícias, centros de pesquisa e redes de mídia informativa.
3 – O mago
Aqui o arquétipo tem uma boa habilidade em transformar conceitos ou sonhos em realidade. O mago é bom com invenções, já que ele acredita que o mundo pode ser melhorado.
O Mago representa mistério, imaginação e transformação. As marcas que adotam esse arquétipo costumam ser inovadoras e visionárias. Exemplos de marcas que buscam encantar e transformar o mundo são: Polaroid e Disney.
A responsabilidade da marca com essa personalidade é fornecer bens de consumo ou recursos que levem seus consumidores à uma jornada transformadora, e se conecte com ele.
Alguns meios ideais para negócios são: indústria do entretenimento, saúde, tecnologia e bem-estar.
4 – O explorador
A busca por liberdade e independência são as principais características aqui. Além disso, descobrir o mundo e viver uma vida sem rotina também é um dos objetivos desse arquétipo.
Por isso o Explorador representa aventura, liberdade e descoberta. As marcas que adotam esse arquétipo são ousadas e desafiadoras. A NASA, Jeep e NatGeo são ótimos exemplos desse arquétipo.
Com essa personalidade, a marca com essa identidade deve espalhar sua mensagem desafiando os limites da vida cotidiana moderna, sugerindo a exploração de novos horizontes, aventuras ao desconhecido e ao ar livre para seus consumidores.
Funciona muito bem nos nichos de: indústria automotiva (principalmente focada em carros esportivos e SUVs), agências de viagens exóticas, equipamentos para camping, roupas e acessórios para atividades ao ar livre.
5 – O criador
Todos os arquétipos tem características marcantes, e certamente, o do criador seria sua capacidade de criação. Isso porque ele é um artista, em busca da imaginação, arte e inovação, representando todo os criadores e inventores que existem por aí. Além disso, busca reconhecimento e harmonia, para que possa continuar criando.
O arquétipo Criador representa a criatividade, a inovação e a originalidade. Marcas que usam este arquétipo querem transmitir a ideia de que são únicas e originais, como é o caso de marcas como a LEGO, Apple e Adobe.
Essa identidade deve guiar a marca a despertar o desejo de criar em seus consumidores, de forma que se expressem o máximo possível, inspirados.
Alguns nichos que se sobressaem com essa personalidade são: agências de marketing, design, TI e artes.
6 – O fora da lei
Também é conhecido como rebelde, aquele que deseja quebrar barreiras e está sempre inquieto em busca de um novo desafio. Logo, suas principais características são o questionamento e a provocação.
Dele fazem parte as pessoas que fogem dos padrões e quebram as regras. Isso porque o Fora da Lei representa rebelião, liberdade e transgressão.
As marcas que adotam esse arquétipo costumam ser ousadas e desafiadoras. A montadora de motocicletas Harley-Davidson é a síntese desse espírito arredio, assim como a emissora MTV.
Essa identidade determina que a marca deve ser transgressora em suas campanhas, questionando e rompendo com os padrões para se conectar a um público com os mesmos ideais.
Alguns nichos que funcionam bem com o arquétipo são: estúdios de tatuagens, montadoras de motocicletas e carros artesanais, roupas alternativas etc.
7 – O herói
Aqui temos o protagonista de todas as histórias, que sempre busca deixar sua marca no mundo.
Nesse arquétipo é possível encontrar coragem, vitalidade e vontade de entrar em todas as batalhas. Além disso, é a figura do destemido que luta pelos outros, como em muitos filmes e lendas.
Ou seja, o Herói representa a coragem, a força e a determinação. Marcas que usam este arquétipo querem transmitir a ideia de que o cliente é capaz de superar os obstáculos com sucesso, como as marcas Gatorade, Nike e Adidas.
Marcas dentro desse arquétipo podem se beneficiar de figuras de importância com as quais seu público se identifique e tome por referência, como atletas esportivos e jogadores de futebol, por exemplo.
Os nichos que mais se sobressaem com essa identidade: setor de serviços comerciais, vestuário e calçados esportivos e equipamentos.
8 – O amante
As principais características desse arquétipo são a intimidade e intensidade. Além disso, o sentimento de entrega permeia todas as suas decisões, deixando tudo com um ar mais romântico. O foco é se relacionar com outras pessoas, valorizando a intimidade e a experiência.
O Amante representa a sensualidade, o prazer e a paixão. Marcas que usam este arquétipo querem transmitir a ideia de que o cliente pode ter uma vida prazerosa e satisfatória, como a marca Victoria’s Secret, Savage X Fenty e Chanel.
Marcas com essa personalidade devem focar em despertar nos consumidores amor-próprio e romantismo, fazendo com que se sintam amados por si e pelos outros, de forma a atrair uma audiência alinhada com sua identidade.
Nichos que se beneficiam do arquétipo podem incluir: viagens luxuosas, grifes, perfumes e cosméticos, vinhos e restaurantes sofisticados.
9 – Tolo
Ou bobo da corte, é famoso por ser divertido e levar esse sentimento para onde for. Além disso, são muito espontâneos e irreverentes. Eles não têm vergonha de si e são leves, agindo como e quando querem, sem preocupações com terceiros.
O arquétipo do Tolo é associado ao humor, irreverência, diversão e alegria. A marca Old Spice, M&Ms e Nickelodeon utilizam essa identidade para transmitirem a ideia de jovialidade, diversão e descontração.
Diferente dos outros arquétipos, saber o timing certo para fazer seu público-alvo rir e descontrair pode ser um diferencial que o torne atraente e único no mercado, independente de seu nicho.
Meios que podem aproveitar melhor essa personalidade: marcas de cerveja, confeitaria, comediantes de stand-up e organizações de festa infantil.
10 – O governante
É possível reconhecer o arquétipo do governante por seus talentos na liderança. Ou seja, a personalidade reconhece que é um bom líder e se coloca na linha de frente. Esse arquétipo além de representar a liderança, passa solidez e excelência em tudo que se propõe a fazer.
O Governante é associado ao controle, estabilidade, autoridade e confiança. A marca Rolex utiliza esse arquétipo para transmitir a ideia de luxo e exclusividade, porém esse aspecto também está presente na American Express e Microsoft.
Para se comunicar com os consumidores, as marcas pertencentes à essa personalidade devem causar em seus interlocutores a sensação de fazerem parte de um grupo exclusivo e que eles estão no mais alto patamar que poderiam alcançar.
Setores que se destacam nesse arquétipo: hotéis, alfaiatarias, produtos e serviços de luxo, setor financeiro premium etc.
11 – O comum
Aqui temos aquela pessoa que não se importa em ser diferente, ele apenas gosta de estar incluído em algum grupo. A principal característica desse arquétipo é a boa relação com a rotina. Eles agem conforme a sociedade e são simples e realistas. Geralmente, é uma pessoa boa para se ter por perto.
O cara Comum tem a ver com simplicidade, honestidade e autenticidade. A marca Ford é um exemplo desse arquétipo, que transmite a ideia de durabilidade e qualidade, e o Walmart é outro exemplo que se encaixa nessas definições.
As marcas dessa identidade que desejam falar com o consumidor devem mostrar que estão distantes de visões elitistas ou exclusivas, e passar a mensagem de acolhimento e recepção.
Combinam com esse arquétipo os nichos de: alimentos, vestimentas diárias, produtos voltados para o consumo doméstico e familiar etc.
12 – O cuidador
Como já esperado, a principal característica desse arquétipo é, de fato, cuidar do próximo. Dessa forma, eles também são conhecidos por serem prestativos, altruístas e quase “santos”, por conta de sua bondade extrema. Além disso, são muito empáticos e prestativos. Seu maior desejo é ajudar as pessoas.
Não é à toa que o Cuidador é associado à empatia, compaixão e proteção. A marca Johnson & Johnson é um exemplo desse arquétipo, que transmite a ideia de cuidado e proteção, porém a Heinz, a Unicef e a Pampers também estão inclusas nesse modelo.
Marcas com esse traço de personalidade priorizam o cliente, e essa prioridade fica clara em toda a sua composição, da identidade visual, até as campanhas de marketing, embalagens, tom de voz e principalmente nos produtos da empresa.
Os nichos mais comuns com esse arquétipo são: educação, hospitais, saúde em geral ONGs, cosméticos e produtos voltados para uso em bebês e crianças etc.
Vantagens de usar os arquétipos de marca no branding
Os arquétipos de marca são recursos importantíssimos para construir o branding e elaborar o marketing de uma empresa. Isso porque eles ajudam a definir a personalidade de um negócio.
A seguir, apresentamos algumas das principais vantagens de usar os arquétipos de marca:
1. Despertam gatilhos emocionais nas pessoas
Os arquétipos de marca são baseados em características e valores humanos universais, como desejo, sabedoria, aventura, entre outros.
Quando uma marca utiliza uma personalidade específica, ela está ativando essas características no público, despertando gatilhos emocionais que podem levar a uma maior conexão com a marca e até mesmo a uma ação de compra.
2. Definem a personalidade da marca
Ao escolher um arquétipo, a empresa está definindo a identidade da sua marca. Isso inclui o tom de voz, a linguagem utilizada, a estética, entre outros aspectos.
Essa definição ajuda a criar uma imagem clara e consistente, o que pode gerar mais reconhecimento e confiança por parte do público.
3. Criam conexão emocional com o público
Os arquétipos de marca são uma forma de criar conexão emocional com a audiência, já que eles se baseiam em valores e características que são universalmente reconhecidos e valorizados.
Quando uma empresa adota um em específico, ela está se conectando com as emoções e aspirações do público, criando uma identificação e uma relação de confiança.
4. Te diferenciam da concorrência
Cada empresa tem sua própria personalidade e valores, mas nem todas conseguem comunicá-los de forma efetiva.
Os arquétipos de marca ajudam a diferenciá-la da concorrência ao criar uma imagem clara e distinta da personalidade do negócio. Isso pode ajudar a empresa a se destacar no mercado.
5. Ajudam a consolidar sua presença no mercado
Consolidar sua identidade ao criar uma imagem clara e consistente da marca e forjar uma autoridade é um dos principais objetivos ao se incorporar esse modelo em seu negócio.
Isso pode ajudar a empresa a gerar mais confiança em seu público. Além disso, uma identidade bem definida pode ajudar a marca a se manter coerente em suas estratégias de marketing e comunicação.
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Fonte: Rock Content, IBC, Significados
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