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Arquétipos de marca: quais são eles e como usar no branding?

Arquétipos de marca: quais são eles e como usar no branding?

Se você trabalha com marketing, provavelmente já ouviu falar dos arquétipos de marca. Isso porque eles são um conceito importante para criar estratégias de marketing eficazes, já que ajudam a definir a personalidade e os valores da sua marca.

Os arquétipos se definem como modelos e características que estão presentes no inconsciente das pessoas, comuns à todas as épocas e culturas da humanidade.

Eles foram conceituados primeiramente pelo psiquiatra suíço Carl Jung. Para ele, que também é o fundador da psicologia analítica, era preciso separar e classificar esses traços do inconsciente. Assim, os arquétipos surgiram.

Mas, como isso se encaixa no marketing? Bem, essa área é pautada no convencimento, que mexe com o consciente e o inconsciente humano, para persuadir as pessoas de adquirirem alguma coisa.

Logo, descobrir como funciona e como aplicar o conceito dos arquétipos, que classificam padrões de comportamento, pode ser um grande trunfo para sua empresa. Então, vamos lá conhecer mais sobre eles?

O que são os arquétipos de marca?

As personalidades diferentes que formam os arquétipos são encontradas em muitas produções humanas. Ou seja, elas aparecem em mitos, lendas, literatura e em filmes. Além disso, elas estão também em nossos sonhos. No marketing, não é muito diferente.

Os arquétipos de marca são personalidades simbólicas que as empresas podem assumir para se conectar com o público de uma maneira mais emocional. Eles se baseiam nos arquétipos da psicologia junguiana, que são padrões de comportamento e personalidade universais encontrados em todas as culturas. Usar os arquétipos de marca corretamente pode ajudar a criar uma identidade única e memorável para o seu negócio.

Quais são os 12 principais arquétipos de marca?

Existem pelo menos 12 arquétipos principais diferentes, cada um com sua própria personalidade e valores. A seguir, vamos analisá-los individualmente e citar exemplos de marcas famosas que os utilizam:

1 – O inocente

O inocente acredita que pode construir um mundo melhor para todos, através da honestidade e amor. Esse arquétipo busca promover a felicidade e confiança, além da inocência e a fantasia em todos os lugares, desejando a felicidade acima de tudo.

Por isso o arquétipo do Inocente representa pureza, simplicidade e otimismo. As marcas que adotam esse arquétipo costumam ser transparentes e confiáveis, sempre trazendo mensagens positivas, com valores saudáveis e promovendo o bem-estar.

Um conhecido exemplo pode ser encontrado na Coca-Cola, em suas campanhas que ilustram situações de união, felicidade e bons momentos, sobretudo entre famílias e amigos. Outros exemplos de marcas são: Dove e Mãe Terra.

Para alcançar seu consumidor por meio desse arquétipo, é importante fazer uma comunicação positiva e coerente com seus valores, além de direta e honesta.

É indicado para nichos que lidam com: alimentos, cuidados e beleza, produtos naturais e bebidas.

2 – O sábio

O sábio busca o conhecimento por meio da lógica, verdade e critério. Ele busca o seu verdadeiro “eu”, ou seja, mergulham em si para encontrar respostas. O que move esse arquétipo é a vontade de disseminar o conhecimento e assim tornar o mundo um lugar melhor.

Por isso, o Sábio representa conhecimento, sabedoria e introspecção. As marcas que o adotam como personalidade costumam ser confiáveis e respeitáveis. O Discovery Channel é um exemplo perfeito desse arquétipo, assim como TED e Harvard.

O foco da marca que incorpora essa identidade ao seu negócio deve ser a comunicação atenciosa, bem informada e voltada aos fatos, com linguagem rica e significado.

Pode ser incorporado a meios como: universidades, programas de notícias, centros de pesquisa e redes de mídia informativa.

3 – O mago

Aqui o arquétipo tem uma boa habilidade em transformar conceitos ou sonhos em realidade. O mago é bom com invenções, já que ele acredita que o mundo pode ser melhorado.

Esse arquétipo sempre está na busca da juventude e prosperidade, tendo a transformação e a revolução intrínsecos em sua personalidade.

O Mago representa mistério, imaginação e transformação. As marcas que adotam esse arquétipo costumam ser inovadoras e visionárias. Exemplos de marcas que buscam encantar e transformar o mundo são: Polaroid e Disney.

A responsabilidade da marca com essa personalidade é fornecer bens de consumo ou recursos que levem seus consumidores à uma jornada transformadora, e se conecte com ele.

Alguns meios ideais para negócios são: indústria do entretenimento, saúde, tecnologia e bem-estar.

4 – O explorador

A busca por liberdade e independência são as principais características aqui. Além disso, descobrir o mundo e viver uma vida sem rotina também é um dos objetivos desse arquétipo.

Os exploradores sempre desejam sentir liberdade, e serem respeitados em sua singularidade, fugindo das regras e da rotina do dia a dia.

Por isso o Explorador representa aventura, liberdade e descoberta. As marcas que adotam esse arquétipo são ousadas e desafiadoras. A NASA, Jeep e NatGeo são ótimos exemplos desse arquétipo.

Com essa personalidade, a marca com essa identidade deve espalhar sua mensagem desafiando os limites da vida cotidiana moderna, sugerindo a exploração de novos horizontes, aventuras ao desconhecido e ao ar livre para seus consumidores.

Funciona muito bem nos nichos de: indústria automotiva (principalmente focada em carros esportivos e  SUVs), agências de viagens exóticas, equipamentos para camping, roupas e acessórios para atividades ao ar livre.

5 – O criador

Todos os arquétipos tem características marcantes, e certamente, o do criador seria sua capacidade de criação. Isso porque ele é um artista, em busca da imaginação, arte e inovação, representando todo os criadores e inventores que existem por aí. Além disso, busca reconhecimento e harmonia, para que possa continuar criando.

O arquétipo Criador representa a criatividade, a inovação e a originalidade. Marcas que usam este arquétipo querem transmitir a ideia de que são únicas e originais, como é o caso de marcas como a LEGO, Apple e Adobe.

Essa identidade deve guiar a marca a despertar o desejo de criar em seus consumidores, de forma que se expressem o máximo possível, inspirados.

Alguns nichos que se sobressaem com essa personalidade são: agências de marketing, design, TI e artes.

6 – O fora da lei

Também é conhecido como rebelde, aquele que deseja quebrar barreiras e está sempre inquieto em busca de um novo desafio. Logo, suas principais características são o questionamento e a provocação.

Dele fazem parte as pessoas que fogem dos padrões e quebram as regras. Isso porque Fora da Lei representa rebelião, liberdade e transgressão.

As marcas que adotam esse arquétipo costumam ser ousadas e desafiadoras. A montadora de motocicletas Harley-Davidson é a síntese desse espírito arredio, assim como a emissora MTV.

Essa identidade determina que a marca deve ser transgressora em suas campanhas, questionando e rompendo com os padrões para se conectar a um público com os mesmos ideais.

Alguns nichos que funcionam bem com o arquétipo são: estúdios de tatuagens,  montadoras de motocicletas e carros artesanais, roupas alternativas etc.

7 – O herói

Aqui temos o protagonista de todas as histórias, que sempre busca deixar sua marca no mundo.

Nesse arquétipo é possível encontrar coragem, vitalidade e vontade de entrar em todas as batalhas. Além disso, é a figura do destemido que luta pelos outros, como em muitos filmes e lendas.

Ou seja, o Herói representa a coragem, a força e a determinação. Marcas que usam este arquétipo querem transmitir a ideia de que o cliente é capaz de superar os obstáculos com sucesso, como as marcas Gatorade, Nike e Adidas.

Marcas dentro desse arquétipo podem se beneficiar de figuras de importância com as quais seu público se identifique e tome por referência, como atletas esportivos e jogadores de futebol, por exemplo.

Os nichos que mais se sobressaem com essa identidade: setor de serviços comerciais, vestuário e calçados esportivos e equipamentos.

8 – O amante

As principais características desse arquétipo são a intimidade e intensidade. Além disso, o sentimento de entrega permeia todas as suas decisões, deixando tudo com um ar mais romântico. O foco é se relacionar com outras pessoas, valorizando a intimidade e a experiência.

O Amante representa a sensualidade, o prazer e a paixão. Marcas que usam este arquétipo querem transmitir a ideia de que o cliente pode ter uma vida prazerosa e satisfatória, como a marca Victoria’s Secret, Savage X Fenty e Chanel.

Marcas com essa personalidade devem focar em despertar nos consumidores amor-próprio e romantismo, fazendo com que se sintam amados por si e pelos outros, de forma a atrair uma audiência alinhada com sua identidade.

Nichos que se beneficiam do arquétipo podem incluir: viagens luxuosas, grifes, perfumes e cosméticos, vinhos e restaurantes sofisticados.

9 – Tolo

Ou bobo da corte, é famoso por ser divertido e levar esse sentimento para onde for. Além disso, são muito espontâneos e irreverentes. Eles não têm vergonha de si e são leves, agindo como e quando querem, sem preocupações com terceiros.

O arquétipo do Tolo é associado ao humor, irreverência, diversão e alegria. A marca Old Spice, M&Ms e Nickelodeon utilizam essa identidade para transmitirem a ideia de jovialidade, diversão e descontração.

Diferente dos outros arquétipos, saber o timing certo para fazer seu público-alvo rir e descontrair pode ser um diferencial que o torne atraente e único no mercado, independente de seu nicho.

Meios que podem aproveitar melhor essa personalidade: marcas de cerveja, confeitaria, comediantes de stand-up e organizações de festa infantil.

10 – O governante

É possível reconhecer o arquétipo do governante por seus talentos na liderança. Ou seja, a personalidade reconhece que é um bom líder e se coloca na linha de frente. Esse arquétipo além de representar a liderança, passa solidez e excelência em tudo que se propõe a fazer.

O Governante é associado ao controle, estabilidade, autoridade e confiança. A marca Rolex utiliza esse arquétipo para transmitir a ideia de luxo e exclusividade, porém esse aspecto também está presente na American Express e Microsoft.

Para se comunicar com os consumidores, as marcas pertencentes à essa personalidade devem causar em seus interlocutores a sensação de fazerem parte de um grupo exclusivo e que eles estão no mais alto patamar que poderiam alcançar.

Setores que se destacam nesse arquétipo: hotéis, alfaiatarias, produtos e serviços de luxo, setor financeiro premium etc.

11 – O comum

Aqui temos aquela pessoa que não se importa em ser diferente, ele apenas gosta de estar incluído em algum grupo. A principal característica desse arquétipo é a boa relação com a rotina. Eles agem conforme a sociedade e são simples e realistas. Geralmente, é uma pessoa boa para se ter por perto.

O cara Comum tem a ver com simplicidade, honestidade e autenticidade. A marca Ford é um exemplo desse arquétipo, que transmite a ideia de durabilidade e qualidade, e o Walmart é outro exemplo que se encaixa nessas definições.

As marcas dessa identidade que desejam falar com o consumidor devem mostrar que estão distantes de visões elitistas ou exclusivas, e passar a mensagem de acolhimento e recepção.

Combinam com esse arquétipo os nichos de: alimentos, vestimentas diárias, produtos voltados para o consumo doméstico e familiar etc.

12 – O cuidador

Como já esperado, a principal característica desse arquétipo é, de fato, cuidar do próximo. Dessa forma, eles também são conhecidos por serem prestativos, altruístas e quase “santos”, por conta de sua bondade extrema. Além disso, são muito empáticos e prestativos. Seu maior desejo é ajudar as pessoas.

Não é à toa que o Cuidador é associado à empatia, compaixão e proteção. A marca Johnson & Johnson é um exemplo desse arquétipo, que transmite a ideia de cuidado e proteção, porém a Heinz, a Unicef e a Pampers também estão inclusas nesse modelo.

Marcas com esse traço de personalidade priorizam o cliente, e essa prioridade fica clara em toda a sua composição, da identidade visual, até as campanhas de marketing, embalagens, tom de voz e principalmente nos produtos da empresa.

Os nichos mais comuns com esse arquétipo são: educação, hospitais, saúde em geral ONGs, cosméticos e produtos voltados para uso em bebês e crianças etc.

Vantagens de usar os arquétipos de marca no branding

Os arquétipos de marca são recursos importantíssimos para construir o branding e elaborar o marketing de uma empresa. Isso porque eles ajudam a definir a personalidade de um negócio.

A seguir, apresentamos algumas das principais vantagens de usar os arquétipos de marca:

1. Despertam gatilhos emocionais nas pessoas

Os arquétipos de marca são baseados em características e valores humanos universais, como desejo, sabedoria, aventura, entre outros.

Quando uma marca utiliza uma personalidade específica, ela está ativando essas características no público, despertando gatilhos emocionais que podem levar a uma maior conexão com a marca e até mesmo a uma ação de compra.

2. Definem a personalidade da marca

Ao escolher um arquétipo, a empresa está definindo a identidade da sua marca. Isso inclui o tom de voz, a linguagem utilizada, a estética, entre outros aspectos.

Essa definição ajuda a criar uma imagem clara e consistente, o que pode gerar mais reconhecimento e confiança por parte do público.

3. Criam conexão emocional com o público

Os arquétipos de marca são uma forma de criar conexão emocional com a audiência, já que eles se baseiam em valores e características que são universalmente reconhecidos e valorizados.

Quando uma empresa adota um em específico, ela está se conectando com as emoções e aspirações do público, criando uma identificação e uma relação de confiança.

4. Te diferenciam da concorrência

Cada empresa tem sua própria personalidade e valores, mas nem todas conseguem comunicá-los de forma efetiva.

Os arquétipos de marca ajudam a diferenciá-la da concorrência ao criar uma imagem clara e distinta da personalidade do negócio. Isso pode ajudar a empresa a se destacar no mercado.

5. Ajudam a consolidar sua presença no mercado

Consolidar sua identidade ao criar uma imagem clara e consistente da marca e forjar uma autoridade é um dos principais objetivos ao se incorporar esse modelo em seu negócio.

Isso pode ajudar a empresa a gerar mais confiança em seu público. Além disso, uma identidade bem definida pode ajudar a marca a se manter coerente em suas estratégias de marketing e comunicação.

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Fonte: Rock Content, IBC, Significados

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