O SMO, que é a sigla para Social Media Optimization, é mais uma das “variações” do SEO, que é a ferramenta de otimização para alcançar o topo dos sites de pesquisa. Esse conjunto de técnicas visa otimizar e consolidar sua empresa nas redes sociais, com o principal objetivo de estreitar a relação com o usuário e aumentar a receita da marca.

O que é o SMO?

A otimização de mídias sociais é um conjunto de técnicas e estratégias que tem por objetivo consolidar sua empresa não apenas no site, mas também nas redes sociais. Isso, é claro, inclui as maiores, como Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.

Qual é a importância do SMO?

O Brasil está entre os cinco países que mais consumem redes sociais no mundo. Além disso, por conta dessa presença massiva do público nessas plataformas, cada vez mais marcas estão se lançando nas redes sociais. Usar as estratégias do SMO se fazem importantes para que sua marca se destaque entre as demais.

Por que investir em SMO?

Mesmo que você já tenha uma página de sucesso, é possível atingir ainda mais alto ao aplicar técnicas de SMO. Atualmente, já não se diferencia tanto assim as técnicas de marketing para redes sociais e para mecanismos de busca. Para que você tenha um conteúdo de qualidade e um bom ranqueamento nas pesquisas de busca, é preciso alinhar ambas as estratégias.

Benefícios dessas estratégias

O SMO é um conjunto de estratégias que ajudam suas redes sociais. Além de aumentar seu posicionamento e também seu engajamento, o SMO pode:

– Alinhar o seu conteúdo:

Para demonstrar uma coerência entre os posts, mesmo que tenha uma rotatividade nos funcionários da área;

Já que, quanto mais você se comunica com seus clientes melhor;

– Maior interação e engajamento:

Isso porque as postagens adequadas aumentam as chances de engajamento.

– Redução de custos com marketing:

Principais técnicas de SMO

Para se atingir os melhores resultados possíveis com o SMO, é preciso conhecer os dias e horários em que o seu público é maior e engaja melhor com o conteúdo. Dessa forma, para aprender quais são esses horários, é preciso fazer testes.

1 – Busque os melhores horários

Uma das maiores vantagens das redes sociais é que seu conteúdo pode ser compartilhado. O ideal é fazer com que seu público compartilhe seu conteúdo. Você pode começar a usar vídeos e gifs e, além disso, também pode usar legendas com CTAs.

2 – Crie conteúdo “compartilhável”

Com a velocidade e assiduidade que conteúdos são divulgados na internet, acaba sendo difícil manter a originalidade e qualidade de sempre. Dessa forma, não há nenhum problema em reutilizar aquele conteúdo incrível que foi postado há algum tempo, desde que seja remodelado e até divulgado em outro formato.

3 – Reutilize conteúdos

Como implantar?

Assim, você pode usar métricas para conhecer o comportamento dos usuários que segue seu perfil. Dessa forma, você conseguirá criar um conteúdo mais segmentado e de qualidade.

1 – Conheça seu público-alvo

Você pode usá-las na descrição dos posts, na bio e títulos. Isso fará com que seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade.

2 – Insira palavras-chave

Procure criar títulos que explicitem o conteúdo que será debatido naquele post. Mas, é claro, sem entregar tudo, de uma forma que o usuário ainda ficará curioso.

3 – Otimize os títulos