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Brand persona: aprenda o que é e saiba criar a sua!

Brand persona: aprenda o que é e saiba criar a sua!

Quem não é visto não é lembrado. Essa é uma das premissas da Brand Persona, que é uma linguagem que traduz a mensagem da empresa ao mercado e público-alvo. Para isso, é levado em consideração os valores e o tipo de relacionamento que deseja desenvolver para se tornar referência.

A construção de uma marca forte e referenciada é um desafio que, quando consolidado, possibilita que um negócio tenha forças para enfrentar as adversidades mercadológicas. Isso, inclusive, deve acontecer no marketing digital ou até mesmo as crises econômicas que geram tantas ameaças e dificuldades.

É importante ter em mente que, quando é falado de Brand Persona, não é referido apenas a uma logo bem desenvolvida ou a uma embalagem de design atraente.

O que é a Brand Persona?

Brand vem do inglês e significa marca e Persona vem do latim e significa máscara. Portanto, o Brand Persona é a máscara da sua marca. Uma simulação dela diante dos olhos do cliente.

Desse modo, Brand Persona é a maneira como a sua marca vai se comunicar com o público, o tipo de linguagem, a personalização da missão e valores da marca.

Além, claro, da padronização desse discurso em todos os pontos de contato com os clientes.

O desenvolvimento da Brand Persona é muito mais para criar uma identidade do que ser apenas um símbolo que representa a marca.

Veja alguns exemplos:

  • Ponto Frio: Pinguim;
  • Magazine Luiza:  a Lu;
  • Starbucks: premiação diária;
  • Kellogg’s: Tony, o tigre famoso do cereal;
  • Coca-Cola: conteúdo diferente a cada ano, além do clássico urso de Natal;
  • McDonald’s: Ronald McDonald, o Hamburger-Happy Clown;
  • Chilli Beans: comunicação com um público jovem e despojado.

Podemos arriscar em dizer que elas têm sentimentos, emoções e ideias que podem mudar ao longo do tempo. Desse modo, todo esse mapeamento de emoções, influências, discursos crenças e valores faz com que a marca consigo conectar-se com uma audiência semelhante a ela – possíveis clientes.

Por que criar uma Brand Persona?

  • Ela ajudará os colaboradores da empresa a entenderem o que a empresa é, qual sua identidade, o que ela representa e como ela se mostra para o mundo;
  • Brand Persona dará mais consistência para a empresa – principalmente nos canais de comunicação;
  • Ajudará a empresa a se posicionar sem medo de errar porque estará 100% mapeado o que a marca é, no que acredita, na postura que tem diante dos desafios, crises e sucessos.

Afinal, em um marcado cada vez mais competitivo, criar um relacionamento que seja pessoal e natural entre marca e cliente torna-se essencial para que aconteça a fidelização e que haja um maior engajamento.

Brand Persona X Buyer Persona

Enquanto a Brand Persona é a máscara da marca, Buyer Persona representa o seu público ideal, mas não necessariamente os valores da sua marca. Elas são parecidas mesmo com muitas diferentes na hora de construir uma delas.

Em termos práticos, a persona está ligada ao posicionamento que você quer que a sua empresa tenha, de acordo com os valores, na mente do seu público. Já a buyer persona representa para quem você quer comunicar esse posicionamento.

Na Brand Persona você deve se perguntar:

  • Se a minha empresa fosse uma pessoa, quem ela seria?
  • O que a minha marca quer passar como valor?
  • Como ela se comunica?

Já no desenvolvimento da Buyer Persona – que representa  o perfil do seu comprador ideal – é importante questionar.

  • Se a minha empresa fosse uma pessoa, quem ela seria?
  • O que a minha marca quer passar como valor?
  • Como ela se comunica?

Há também diferenças entre os objetivos. Na Buyer Persona, o foco deve ser direcionado para o estudo e levantamento das palavras-chave. Ou seja, a forma com que o cliente se comporta no momento de realizar um busca no Google. Além de fazer o mapeamento dos conteúdos mais relevantes para esse consumidor ideal.

Na Brad Persona colabora para uma estratégia de Branded Content, e a mensuração de resultados vai além do tráfego gerado e do objetivo de ranqueamento nas primeiras páginas do Google.

O que é Branded Content?

Brand Content pode se definir como “uma estratégia de conteúdo de qualidade que esteja relacionado ao universo do qual a sua organização faz parte e seja relevante para o seu público-alvo.”

Desse modo, conteúdos produzidos de acordo com essa estratégia não visam vender ou “empurrar goela abaixo” dos leitores produtos ou serviços das marcas.

A criação de uma Brand Persona é essencial para personificação de todos os pontos mais importantes na estratégica de comunicação da marca. Eles apresentam os valores da empresa que convergem com o público que são representados por essa Persona.

Como planejar uma Brand Persona?

Antes de criar a Brand Persona, você precisa olhar com cuidado para esses quatro itens.

Pilares da marca

Os pilares da marca são um resumo de palavras-chaves que ajudam a descrever sua empresa e podem servir como pontapé inicial para você desenvolver sua brand persona. Desse modo, você poderá checar se as atividades da marca não estão distantes daquilo que você desejou.

Para isso, consulte os termos no momento de criar seus conteúdos e anúncios. Além de ajudar você a responder essas perguntas, os pilares são úteis para que suas comunicações sejam mais certeiras de consistentes nas redes sociais.

Essência de marca

A essência de marca define a personalidade ou essência da empresa. Normalmente, utilizava-se cerca de duas ou três palavras para descrever seu negócio e é constante em todas as categorias de produtos.

Promessa da marca

É a forma de acordo entre a empresa e os consumidores, podendo fazer com que seus produtos tenham maior valor agregado. Embora, muitas vezes, esse valor possa não ser medido, ele descreve, subjetivamente, o que os clientes podem esperar com a aquisição dos itens ou serviços da firma.

Leve em consideração os motivos que alguém prefere sua marca à concorrência. Eles não precisam ser apenas diferenciais de mercado padrão. O público pode ser identificar com o conceito por trás da câmara. 

Declaração de missão

Por fim, com a declaração de missão, você mostrará quais são os principais motivos para a empresa existir. Ela auxilia que você compreenda com a marca deve agir e quais caminhos trilhar.

Como criar uma Brand Persona?

Primeiramente, deve ser feito um estudo detalhado de sua história, valores, propósitos, de como funciona seu produto ou serviço e qual seu público-alvo.

Por isso, quando definida a identidade da marca, você vai decidir qual será sua linguagem e sua voz nas redes sociais e pode ser feito de diversas formas.

  • Há marcas que criam um verdadeiro alter ago da empresa, como é o caso da Magazine Luíza. Por lá, temos uma persona baseada na fundadora da rede, Luiza Trajano, que possui um diálogo doce, educador e paciente para responder as dúvidas nas redes sociais;
  • Há empresas que possuem apenas um tipo de linguagem, sem um alter ego em si. É o caso da Netflix que possui uma personalidade ousada, sem preconceitos, engraçada de divertida, tentado combinar com o tom suas sérias e de seu serviço.

Vale lembrar que a Brand Persona não serve para corrigir de seus serviço ou produto. Tampouco que há um tipo ou personalidade que seja a certa ou a errada. Afinal, o importante é que seja a personificação da marca, com todas as características do serviço e público.

Leia mais:

Fonte: Mlabs; No Topo

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