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Descubra quais são as estratégias de marketing da Netflix

Descubra quais são as estratégias de marketing da Netflix

Quando falamos em streaming, o primeiro nome que vem a cabeça é Netflix. A plataforma conseguiu se estruturar, com boas estratégicas de marketing, e se consolidou como pioneira e uma das gigantes deste mercado. Por isso, hoje vamos falar do marketing da Netflix.

Mas antes de tudo, vamos falar um pouco sobre a empresa. A Netflix deu início às suas atividades em 1997. Nesta época, as pessoas tinham que ir até uma locadora para ter acesso ao filme. Tentando mudar esse mercado, Marc Randolph e Reed Hasting decidiram criar uma espécie de delivery de filmes. Ou seja, o consumidor podia solicitar o aluguel do filme de sua própria casa.

Após 26 anos, a empresa se consolidou como a mais querida do Brasil e a terceira colocação quando falamos em um ranking mundial. Isso pode ser traduzido em números:

Mais de 213 milhões de assinantes;

40 milhões de seguidores no Facebook;

Quase 4 milhões de seguidores apenas no Twitter americano;

1 bilhão de horas de consumo de vídeos por semana;

Quase 2,5 milhões de inscritos no canal do Youtube.

Esses números representam outro muito importante: o valor de mercado da empresa. Atualmente, a Netflix é avaliada em US$ 60 bilhões. Dentre as estratégias adotadas, sem sombras de dúvidas, o marketing digital vem contribuindo muito para isso.

Origem da Netflix

A Netflix foi criada nos Estados Unidos em 1997 como uma locadora delivery no território da Califórnia. A pessoa ligava para empresa e recebia o filme em casa.

Em 1999, ela criou o serviço de assinatura no segmento. Dessa forma, os clientes poderiam receber os filmes e séries em casas ao pagarem uma taxa mensal para a empresa.

Em 2007, a Netflix inaugurou a plataforma de streaming  mais ou menos no formato que conhecemos hoje. Nesta altura da história, os DVD’s já começavam a perder espaço no segmento, devido às novas tecnologias que estavam surgiam.

Porém, a atividade agressiva de expansão afugentou os investidores. Foi apenas a demonstração do potencial de mercado e entendimento dos investidores que o negócio decolou.

A empresa visou uma expansão e passou a investir em conteúdo próprio. Atualmente, isso representa 40% do acervo.

Quais são os serviços da marca?

Dados mais recentes da Netflix apontam que a empresa com mais de 4,8 mil títulos no Brasil. Vamos ver alguns dos segmentos.

1- Séries

Esse, sem sombra de dúvidas, é um ponto forte da empresa. Os episódios sequenciais utilizam elementos do storytelling – que pode ser traduzido para narração de histórias unindo palavras, imagens e sons – que fideliza o usuário.

Algumas bem conhecidas pelo público são Wandinha, Stranger Things, 13 Reasons Why, Sex Education, House of Cards, Narcos, Orange is the new Black e Black Mirror.

2- Filmes

A Netflix também produz os próprios títulos originais. Alguns deles são Ataque dos cães (2021); A filha perdida (2021), Não Olhe Para Cima (2021), Já Não Me Sinto em Casa Nesse Mundo (2017); A mão de Deus (2021) ;O Tigre Branco (2021), Dois Papas (2019), Beasts of No Nation (2015); IBoy (2017) e Okja (2017). 

3- Documentários

A empresa também investe em títulos próprios de documentários, como Strong Island (2017), One of Us (2017), Pelé (2021), Cidade de Deus: 10 anos depois (2013), Justiça (2004) e Marighella (2012) são alguns deles.

4- Séries-documentário

Um tipo de conteúdo que utiliza elementos da realidade em continuidade e que vem ganhando cada vez mais preferência dos usuários da plataformas. Assim, alguns títulos são: João de Deus: Cura e Crime (2021), Na cola dos assassinos (2021), Moradores indesejados (2022), O Desaparecimento de Madeleine McCann (2019), entre outros.

5- Reality Shows

A empresa, tentando angariar novos públicos, passou a investir nos reality shows de diversos segmentos: Casamentos às Cegas, Brincando com Fogo, The Circle, RuPaul Drags Race, entre outros.

6- Talk shows

O velho bate papo também caiu nas graças da gigante do streaming. Como exemplo segue Chelse e Bill Nye Saves the World. 

7- Stand-Up

A Netflix entende que rir é o melhor remédio e aposta também no humor. Bill Burr, Chris Tucker, Jim Norton, Thiago Ventura, Yuri Marçal, Whinderson Nunes e Bruna Louise já tiveram shows originais na plataforma.

8- Animes

A empresa também mostra que enxerga o mercado como um todo e também passou a investir nas famosas animações japonesas. Knights of Sidonia, Castlevania, A Viagem de Chihiro, Vidas ao Vento e O Conto da Princesa Kaguya são alguns dos mais populares.

Quais são as estratégias de marketing da Netflix?

O marketing da Netflix conseguiu inovar, não apenas no conteúdo, mas na forma de como ser comunica com os clientes. A Netflix entra nas trends mais movimentadas nas redes sociais. Veja algumas estratégias que você pode se inspirar para aplicar na sua empresa.

1- Você está louca, querida!

Se você conseguiu identificar esse meme, saiba que ele foi criado pelo marketing da empresa de streaming. Inclusive, estar e se comunicar com os clientes pelas redes sociais é uma forte estratégia da empresa.

O perfil da Netflix conhece bem o público e utiliza de grandes oportunidades para respondê-lo de forma leve e bem humorada.

É importante reforçar que ela não dialoga da mesma forma em todas as plataformas. Cada uma conta a com a sua particularidade e ela se adequa de acordo com o público ali presente. Há diversos prints que rolam de maneira divertida da forma em que a empresa se manifesta nas redes sociais. Imagina a sua marca ser difundida apenas por respostas que você publicou na internet?

O trabalho de social media da empresa mostra ser bem antenado em tudo o que está bombando nas redes sociais, como os memes, vídeos virais e até mesma situação política do país. Inclusive, ousadia é o pilar dele.

2- O cliente em primeiro lugar

A empresa conseguiu colocar o cliente em primeiro lugar a partir do momento que investiu em um bom atendimento. Desse modo, o cliente é fidelizado.

Com o objetivo de criar uma empatia com o cliente, a Netflix buscou adotar uma linguagem diferenciada para oferecer um serviço de suporte ágil e eficaz. Assim, até cancelar a assinatura da Netflix é muito fácil.

Desse modo, a empresa conseguiu retirar a necessidade de ligação e ser passado de atendente para atendente. Tudo pode ser feito no clicar de um botão. A facilidade também é encontrada para fazer a contratação.

3- Você só vai entrar aqui

A Netflix conseguiu passar essa sensação quando investe em conteúdo original. Mas como isso aconteceu? Quando ela entendeu que não bastava apenas oferecer filmes e séries, mas que, com conteúdos próprios, os assinantes não precisariam trocar de plataforma. Além disso, a empresa conseguiu solidificar um selo que se torna um sinônimo de qualidade.

Isso se chama marketing de conteúdo e você pode se inspirar para criar conteúdos exclusivos para o seu cliente. Isso pode ser feito em postagens nas redes socais ou mantendo um blog sobre o segmento que atua no mercado.

4- Parceria com outras empresas

A empresa entendeu que nada nessa vida se faz sozinho. Além de mandar uma comunicação divertida respondendo essas empresas nas redes sociais, a Netflix buscou fazer parcerias com outras empresas. Desse modo, ela divulga a marca e solidifica ainda mais o selo.

Nos Estados Unidos, a empresa tem parceria com o The New York Times e a Wired, que publicam artigos que se encaixam nas estratégias de marketing da Netflix e com a Virgin America – companhia aérea que fornece aos clientes acesso à plataforma durante o voo.

No Brasil, a empresa conseguiu fazer publicidade dentro da TV Globo, que conta com o próprio streaming: o globoplay.  Isso demonstra que sempre é necessário inovar e procurar novos caminhos. Apesar de ter sido precursora no streaming, ela entende que, a qualquer momento, pode perder o posto de queridinha do público.

Desse modo, a busca de um bom relacionamento com o usuário e sempre usar os dados e informações ao seu favor para melhorar o serviço e a comunicação com os clientes são as principais justificativas para o sucesso do marketing da Netflix.

Público-alvo da empresa

A empresa se mostra aberta a atrair todos os públicos. Uma prova disso é quando ela se manifesta nas redes sociais respeitando a linguagem de cada uma.

Desse modo, quando a empresa se posiciona sobre vários assuntos, ela cria uma identidade com os usuários daquela rede e, assim, atinge em cheio o público presente nela, cresce naquele lugar e reverte em novos clientes.

Atuação da marca no marketing digital

Antes de mais nada, a empresa conseguiu colocar o cliente no centro de tudo. Desse modo, o marketing é feito para os usuários.

Além disso, a empresa, desde que chegou no Brasil, investiu em diversas mudanças no layout. Seja de marca, catálogo ou página de assinatura, tudo passou por testes. Esses experimentos tinham como objetivo entender o que era mais atrativo para os usuários.

Assim, a marca busca entender a tendência entre seus usuários, para entregar facilidades e conteúdos que engajam.

Cada post interativo, interações, testes, servem para prever o que os usuários buscam e isso coloca a Netflix bem à frente do tempo no marketing. Desse modo, a empresa mostra que é importante estabelecer uma comunicação orgânica com os clientes e, por meio dos resultados, determinar o que pode ser mudado ou acrescentado.

Exemplos de inovações da Netflix

1- Não sabe o que escolher?

A empresa pescou a dificuldade que os usuários têm em escolher o filme ou a série para assistir. Desse modo, a empresa utilizou do meme retirado do filme Pulp Fiction, onde John Travolta aparece totalmente perdido.

2- Inês Brasil

Criatura icônica na internet e querida do público LGBTQIAP+, a empresa apostou em Inês Brasil para divulgar a série Orange is the new Black. Na ocasião, ela aparece como uma das prisioneiras e interage com a protagonista. A cena viralizou nas redes sociais e criou uma grande expectativa em torno da estreia.

3- Lealdade ao valores

Um comentário preconceituoso em relação à questão de gênero em um dos posts no Facebook da empresa causou uma resposta imediata da Netflix e fez com que se criasse um imense buzz marketing nas redes sociais.

Isso mostra a importância da marca se posicionar, pois mostra que ela é leal aos valores pregados. Isso cria empatia com os usuários e mostra que uma marca pode fazer muito para mudar o mundo.

4- Bate-papo com outras empresas

O diálogo com outras marcas é uma características marcantes da Netflix. Um deles envolveu ela, Itaú, Ponto Frio, McDonald’s e Coca-Cola no Twitter.

Quais lições tirar dessas estratégias?

As estratégicas de marketing da empresa, de fato são dignas de grandes cases de sucesso. Além disso, sua estratégia de branding pode referenciar o seu negócio.

1- Interação com o consumidor

Como foi explorado neste texto, a qualidade de atendimento da empresa é indiscutível. Isso se estabeleceu como uma tendência entre empresas do segmento e até mesmo no varejo, como é o caso da Magazine Luiza.

Além de conseguir definir um tom de voz para determinadas regiões, com bases nas características culturais, a Netflix pode ser ainda mais específica quando estabelece uma comunicação baseada no consumo do usuário.

Desse modo, se você tem uma voz para a sua marca, ela pode se adaptar o tom para determinados públicos. Assim, os clientes serão cativados e terão os seguidores engajados.

2- Domínio das redes sociais

As estratégias de marketing da Netflix estão presentes em todas as redes sociais e, para cada uma delas, desenvolveu uma característica própria.

No Instagram da plataforma de streaming você pode ver stories e posts mais interativos, enquanto no Twitter existe um certo diálogo com o público. A empresa está presente até mesmo non WhatsApp, onde, em 30 de outubro de 2021, a plataforma abriu o seu canal de comunicação no app de mensagens. Assim, é permitido aos usuários que tenham acesso às figurinhas das séries. Portanto, potencializando a presença da marca.

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