Estabelecer uma relação de confiança com a sua audiência é o objetivo de toda marca que deseja obter destaque no mercado. Com a expansão da internet, os meios de comunicação sofrem com overdose de informações, e alcançar seu público pode ser desafiador. Por meio de mailing, você impulsiona a sua empresa e estreita relações com o consumidor.
Entenda o que é o mailing e como ele trabalha para manter sua marca na memória do público alvo. Leia nosso artigo até o fim.
O que é mailing?
A palavra mailing, do inglês “correspondência“, originou-se nos correios tradicionais, mas foi incorporada à linguagem do marketing para definir uma técnica objetiva a comunicação direta e personalizada com clientes potenciais e finais, com a utilização de conteúdos relevantes, para convertê-los em leads e vendas.
Para que a estratégia seja bem sucedida, é importante escolher o público alvo e segmentá-lo, a fim de encaminhar comunicações personalizadas para cada tipo de persona, e mensurar os resultados de suas campanhas.
Qual é a importância do mailing?
É uma forma eficaz de alcançar e fidelizar seu público alvo, já que o uso de mailing ajuda a manter sua marca na memória dos consumidores.
A frase “só quem é visto, é lembrado” resume a aplicação correta desse tipo de marketing. Uma comunicação personalizada possibilita a escolha da sua marca entre as concorrentes, já que a estratégia de permanecer presente ajuda na conversão do consumidor em cliente final.
Gerar listas de contatos segmentadas de acordo com a posição da persona no funil de vendas permite um contato mais assertivo e dinâmico, que torna a empresa mais humanizada e conectada à sua audiência.
O mailing também é uma técnica que gera alto ROI para as marcas, já que permite mensurar as dores e necessidades de seu público alvo, e a partir disso melhorar o relacionamento com consumidores potenciais e finais, o que aumenta o lucro da empresa.
Como desenvolver de forma eficiente uma estratégia de mailing?
Agora que você já sabe o que é mailing e qual a sua importância, vamos algumas ações estratégicas que ajudarão a sua marca a se consolidar. Confira:
1. Estabeleça objetivos
Antes de iniciar campanhas utilizando mailing, tenha em mente o que deseja conseguir com sua abordagem. Aumento de vendas, geração de novos leads ou aumentar o engajamento da marca com seu público alvo são alguns exemplos.
2. Segmente sua lista
No mailing, é importante ter listas de contatos organizadas por conjuntos de informações. Isso possibilitará o envio de mensagens relevantes e adequadas para cada persona com base em características que as agrupem, como localização geográfica, idade, gênero, formação, profissão, interesses, hábitos e padrões de compra.
3. Personalize suas mensagens e otimize sua comunicação
Crie mensagens claras e objetivas, que despertem o interesse de seus clientes para efetivar cliques. Uma mensagem da sua marca deve ser personalizada e direcionada. Além disso, deve ser curta e atrativa para aumentar as chances de ser aberta. Uma vez que isso ocorra, a continuação do contato deve ser igualmente otimizada para manter o interesse.
O bom relacionamento com a sua audiência é fundamental. Consumidores que encontram um diferencial em sua marca não querem ser tratados como números, e sim como pessoas, portanto chamar o prospect pelo nome e discursar diretamente com sua necessidade e dor é a chave para efetivar uma conversão.
4. Siga uma linha editorial
Ter uma estratégia comunicativa consistente com a imagem da sua marca é importante. Deve-se manter a entrega de conteúdos consistentes e coerentes com a sua audiência. Defina um tom de voz e estilo para os materiais de divulgação e escolha temas com relevância para o público-alvo. Dessa forma, você torna as comunicações mais atraentes para aumentar as chances de cliques e leituras.
Seguir uma linha editorial também contribui com a manutenção da regularidade e constância em campanhas, ao mesmo tempo em que ajuda a construir uma imagem de marca forte e consistente.
5. Forneça conteúdo rico
Receber cupons e promoções é interessante, mas às vezes pode ser cansativo e até ocasionar cancelamentos de inscrições. Se a sua marca se atentar a isso, pode criar uma forma dinâmica e personalizada de alcançar os clientes com outros recursos. Exemplos disso são as ofertas de materiais para manterem o engajamento do cliente, como: cases de sucesso, infográficos, webinars, e-books, blogs, podcasts, mentorias gratuitas, entre outros, conforme os interesses de seu público-alvo.
6. Utilize ferramentas
Usar as redes sociais para estreitar as comunicações com o seu público é uma ótima forma de se manter na memória. Use a seu favor canais como Facebook, Whatsapp, Telegram, Twitter, SMS e os próprios e-mails para estabelecer a comunicação da sua marca com potenciais consumidores sem precisar ser invasiva.
Além dos canais de comunicação, é necessário ter uma forma de automatizar todo esse processo comunicativo. Invista na utilização de uma boa ferramenta CRM adequada ao seu negócio. Com ela, é possível acompanhar e analisar métricas de suas campanhas e otimizá-las com os resultados.
4 Ferramentas de mailing
Conforme já mostramos nesse artigo, a utilização de ferramentas para alcançar e analisar a sua audiência são de extrema importância. Agora, vamos falar detalhadamente como utilizá-las melhor:
1. E-mail automatizado
Automatizar o disparo de e-mails permitirá a criação e envio de mensagens para uma lista segmentada contendo clientes potenciais e finais. Ferramentas CRM e de e-mail marketing disponíveis no mercado possibilitam ainda analisar métricas referentes ao seu negócio, como a taxa de cliques efetuados, leituras e conversão de clientes, além de informações sobre perfis de consumo.
Os resultados mostram os pontos positivos e negativos de suas campanhas, e consequentemente apontam ações para implementar melhorias.
2. Redes Sociais
A utilização das redes sociais como canais de comunicação é uma ótima estratégia. Além de estar em todos os lugares, ao alcance de clientes de todos os tipos, permite que as marcas conheçam melhor sua audiência. Algumas, inclusive, possibilitam o envio de mailing por meio de listas de transmissão.
3. SMS
Apesar de não ser mais tão usual no Brasil, por conta das novas mídias, ferramentas que utilizam o disparo de mensagens simultâneas via SMS ainda existem, e possibilitam o mailing por mensagens simples direto no celular dos clientes.
4. Telefonemas
Existem marcas, principalmente empresas de telefonia e internet, ou grandes varejistas, que se utilizam do Telemarketing para fazerem contato. A técnica, que é chamada de cold calling 2.0, consiste em entrar em contato com o consumidor potencial de maneira amigável e personalizada. Nessa técnica, o diálogo entre cliente e empresa é analisado com o auxílio de gravações para determinar as relações entre os atendimentos e o desempenho dos vendedores.
Vantagens em fazer mailing
Uma das vantagens do mailing é poder segmentar e personalizar mensagens para alcançar personas distintas, com base em suas características e interesses. Isso permite que a campanha tenha melhor eficácia, já que torna cada comunicação mais relevante.
Alcançar mais pessoas de uma vez também torna a estratégia fácil e econômica. Isso porque, com a segmentação, além de distinguir as personas nos diferentes níveis do funil de vendas, é possível, pela mesma ferramenta, analisar o desempenho das campanhas e melhorar as estratégias de posicionamento da marca. Essas ferramentas proporcionam, ainda, a integração com outras plataformas de marketing e vendas, além de redes sociais.
A redução de custos gerada por esse tipo de comunicação, que é uma das formas mais baratas de interagir com o cliente, diferente da televisão, rádios ou revistas, também faz com que o mailing seja uma estratégia muito vantajosa.
Quais erros devem ser evitados?
Não adianta seguir todas as estratégias descritas nesse artigo se incorrer em alguns dos erros que serão apontados a seguir, já que podem prejudicar a sua marca e até mesmo acarretar em grandes prejuízos. Confira:
1. Não compre listas de mailing
A prática de comprar listas de contatos, apesar de controversa, é muito frequente. No meio comercial, existem opiniões divididas a esse respeito. No entanto, se você deseja estar em conformidade com a Lei de Garantia de Proteção de Dados, evite! Ou você ainda corre o risco de acabar na caixa de SPAM e na blacklist dos consumidores, além de sofrer sanções em sua empresa e prejuízos de imagem.
2. Não faça SPAM
Nada irrita mais um consumidor do que uma comunicação intrusiva, impessoal e insistente. Evite enviar e-mails e comunicações excessivas sobre promoções e conteúdos desinteressantes para seus destinatários. A importância do levantamento de dados que as ferramentas possibilitam é justamente para evitar que esse erro prejudique a imagem do seu negócio e acarrete em insatisfação e retiradas de inscrições.
3. Não acompanhar as métricas de desempenho
Contudo, de nada adiantará seguir todos os passos de conectividade com seu público se a sua marca não analisar os KPIs (Key performance Indicator), que são os resultados dessas interações. Não utilizar ferramentas adequadas como CRM para analisar o desempenho das suas campanhas e contatos com o consumidor te fará negligenciar os resultados e impedirá a tomada de decisões para melhorar a abordagem da marca com sua audiência.
4. Não segmentar
Clientes gostam de se sentir especiais. Segmente sempre sua lista de contatos de acordo com os dados levantados por meio de cadastros e formulários.
A falta de segmentação ignora o agrupamento das diferentes personas dentro do funil de vendas, gerando uma comunicação rasa e impessoal.
Imagine que sua marca é uma grande varejista, que trabalha com produtos que vão desde artigos de pesca até acessórios gamers. Sem a segmentação, você arrisca entregar conteúdo que interessa a um público, mas é irrelevante para o outro, o que pode acarretar em retiradas de inscrições, desperdício de recursos e até prejuízo de imagem.
Diferença entre mailing e e-mail marketing
O mailing consiste na realização de marketing direto com objetivo de se comunicar com clientes potenciais e finais, por meio de mensagens personalizadas e relevantes. Essa comunicação pode ser feita em diversos canais, como redes sociais, mala direta, telefonemas, SMS, mensageiros e até e-mails. Seu conteúdo pode variar bastante, e incluir ofertas, informações sobre produtos e serviços, e-books, convites, links para vídeos e podcasts, newsletter, entre outras opções.
O e-mail marketing, por sua vez, também trabalha com a realização de marketing direto, e seus objetivos são os mesmos, porém o que o diferencia do mailing é a forma com que é executado. Enquanto o primeiro utiliza-se de canais diversos para estreitar as conexões com o cliente, no e-mail marketing, todo esse relacionamento é construído de forma exclusiva via e-mail, uma vez que esse canal de comunicação ainda é muito utilizado em todo o mundo.
Conclusão
Mailing é uma estratégia de marketing direto que possibilita estreitar o relacionamento entre marca e cliente. Para isso, utiliza mensagens personalizadas e relevantes direcionadas a nichos específicos. Transforma conversões em vendas e mede a performance da campanha. Efetue sempre de forma ética e legal para evitar sanções e prejuízos à sua marca e ao público alvo.
Nesse artigo você aprendeu mais sobre o que é mailing, sua importância e como fazer uso dessa estratégia de marketing para melhorar a relação da sua empresa com o público. Se você gostou desse conteúdo, não deixe de indicar para alguém que também se interessa pelo tema.
Aproveite e aprenda a fazer uma abordagem responsiva que pode funcionar para a sua empresa e trazer muitas vantagens com o marketing de permissão.
Fonte: Rock Content Resultados Digitais Zendesk Leads2b