Início » Vender no Submarino: como fazer e faturar muito
Vender no Submarino: como fazer e faturar muito

A Submarino é uma das principais empresas de vendas online do Brasil. O marketplace é uma das marcas do grupo B2W. A rede – considerada a maior empresa de e-commerce do Brasil e da América Latina – oferece mais de 30 categorias de produtos em plataformas como internet, televendas, mobile e catálogos. Atualmente, com ênfase na venda de livros, games, DVD’s, eletrônicos, informática, telefonia, moda e serviços online. E você também pode vender no Submarino.

Além disso, a página, hoje, recebe mais de 1,2 milhão de acessos únicos diariamente. A empresa investiu na criação de um cartão próprio por causa do bom desempenho das vendas. Em 2015, para ser ter um ideia, a empresa emitiu mais de 1,5 milhão de cartões. Isso representou 35% das vendas totais da Submarino.

O que é o Submarino?

O Submarino.com iniciou as atividades em 1999. Seis anos depois, a empresa teve uma abertura de capital e, já no ano seguinte, ocorreu uma oferta adicional de ações no mercado. A empresa se funde com a Amercianas.com, o que leva a formação da B2W em 2006.

A empresa destaca como missão “realizar os sonhos e atender as necessidades de consumo das pessoas, poupando tempo e dinheiro e superando as suas expectativas.”

A visão é ser a melhor empresa de varejo do Brasil. Para isso, a Submetido destaca os seguintes pontos.

  • Pelos Clientes, “sermos considerados como a melhor opção de compras”;
  • Pelos Acionistas/Investidores, “sermos considerados como o melhor retorno no segmento”;
  • Pelos Associados, “sermos considerados como a melhor opção de desenvolvimento profissional”;
  • Pelos Fornecedores, “sermos considerados como o melhor canal de distribuição”;
  • Pela Sociedade, “sermos considerados uma empresa social e ecologicamente responsável”

Como é vender no Submarino?

O primeiro passo consiste na realização de uma conta como pessoa jurídica no Marketplace B2W. O cadastro deve ser feito em pessoa jurídica porque é necessário realizar a emissão de notas fiscais para todas as vendas feitas. Veja quais são as exigências da empresa para anunciar no marketplace:

  1. CNAE de varejista;
  2. CNPJ ativo — não pode ser MEI;
  3. inscrito no Síntegra e emitir nota fiscal;
  4. capital social superior a R$ 1.000,00;
  5. conta bancária vinculada ao CNPJ;
  6. ter um certificado digital — e-CNPJ;
  7. certidão negativa de débitos para comprovar que não há pendências financeiras em seu CNPJ. Caso você não apresente este documento, você consegue vender pelo site, mas com limitação de faturamento.

Com o marketplace ativado na conta, você deve entrar no painel da loja e seguir o caminho: extensões > Marketplaces > Integração ao Submarino, Americanas e Shoptime.

Lodo depois, você escolhe os produtos que deseja vender nos marketplaces. Após isso, siga o passo-a-passo do site e os produtos começaram a aparecer nesses sites.

Após fazer todo o procedimento, a B2W fica responsável por fazer a análise de risco e fraude dos produtos vendidos. Em seguida, você recebe um alerta com os dados do cliente para então gerar nota e cuidar da entrega do produto.

A atenção do processo de compra é importante para dar suporte ao cliente em caso de possíveis trocas ou devolução.

Como anunciar no Submarino?

É importante ter em mente que a concorrência é acirrada e, mesmo a plataforma dando todo o suporte, deve-se se investir em formas de deixar os anúncios mais relevantes.

1- Colocar foto de qualidade

A venda pela internet preza por uma boa imagem. Não adianta ter a melhor mercadoria se as fotos dela no site conta com baixa qualidade ou com ângulos desfavoráveis. Ou seja, imagens ruins.

O cliente não tem condições de tocar no produto e nem ver os detalhes pela internet. Por isso, as fotos são tão importantes para ajudar na decisão de compra dos consumidores.

2- Faça boas descrições de seus produtos

A descrição dos produtos é outro fator importante para deixar os anúncios mais relevantes. Por isso, é importante fazer um resumo com todas as características de cada item.

Se você vende celular, por exemplo, informe o modelo do aparelho, tamanho de tela, sistema operacional, memória, qualidade da câmera e outros pontos.

A quantidade de dados inseridos na plataforma é o fator principal para que o anúncio passe a ter  mais relevância dentro do marketplace. Entretanto, as informações devem ser aquelas importantes. Encher a página com informações inúteis podem atrapalhar as vendas.

Além disso, é interessante ter um bom atendimento e ficar de olho no estoque. Os produtos mais procurados pelos consumidores não podem faltar, pois isso não prejudica somente suas transações, mas a imagem de sua empresa dentro do marketplace.

Taxas e comissão

A plataforma proporciona você criar algumas regras especiais, como adicionar 10% ao valor do produto para cobrir alguém taxa da B2W, por exemplo.

A empresa cobra uma taxa fixa de 16% sobre todas as vendas. O dinheiro fica disponível na conta da B2W. O saque pode ser realizado a cada 15 dias.

Vantagens de vender no Submarino

Ao anunciar no Submarino, o varejista também aproveita o cadastro para vender nas Americanas e no Shoptime. A empresa também oferece uma estrutura técnica completa, marketing, segurança e tráfego. Por exemplo, o Submarino tem mais de 170 milhões de visualizações por mês.

O público do site é formado em sua maioria por jovens, entre 18 a 34 anos. Mais de 50% deles pertencem às classes A e B.

Além da alta visitação, o Submarino conta com um tráfego qualificado. Ou seja, as pessoas que entram no site já conhecem a empresa e estão em busca de produtos de qualidade.

Como funciona o frete do Submarino?

Segundo informações do site do Submarino, você pode receber o produto em até três horas ou retirar o produto em uma das lojas físicas da Americanas no mesmo dia. Isso acontece com produtos acima de R$ 45,00.

Entretanto, a empresa explica que nem todas as lojas físicas da Americanas disponibilizar o serviço e a lista das participantes pode ser acessada no próprio site.

Além disso, a empresa conta com o serviço da Entrega Atômica. Ela está disponível por alguns produtos e funciona da seguinte forma:

  • Compras aprovadas até o meio-dia serão entregues até às 22h;
  • Compras aprovadas entre 12h01 de sexta e meio-dia de segunda serão entregues até às 22h;
  • Compras aprovadas após às 12h, acrescentar um dia útil ao prazo de entrega;
  • O serviço está presente em algumas regiões brasileiras

Vale a pena vender no Submarino?

Se depois disso tudo, você ainda está na dúvida em vender no Submarino, a gente apresenta os últimos motivos.:

 O e-consumidor brasileiro está lá

canal recebeu 138,8 milhões de visitas únicas no primeiro semestre de 2018 e 575,6 milhões de pageviews a cada mês. Além disso, manteve uma base de 1,6 milhão de clientes ativos mensalmente.

As vendas estão em crescimento e o maketplace também

Os sites faturaram o equivalente a 45 dias normais de venda durante a Black Friday de 2018. Muito desse valor foi movimentado pelo marketplace. Em outubro daquele ano, as vendas de parceiros  já superaram o estoque próprio do canal, respondendo por 52,2% do GMV (Gross Merchandise Volume) da B2W Digital.

As marcas possuem credibilidade

Primordialmente, o consumidor confia nas marcas e sabe o comprometimento do B2W Marketplace em entregar bem o produto. Por isso, as lojas parceiras podem se beneficiar dessa reputação vendendo no canal. Os sites já receberam, entre outros, prêmios como o Marcas Mais (Estadão), Top 5 Loja Diamante (E-bit) e o de E-Commerce – Grandes Operações (Prêmio Época Reclame Aqui).

Há treinamentos para seu desenvolvimento

O canal oferece muitos materiais e treinamentos para auxiliar no desenvolvimento de seus parceiros através da Universidade B2W Marketplace. Desse modo, o foco é auxiliar tanto na administração das informações de vendas no Portal Parceiro, como também no crescimento do negócio. Por conta disso, os lojistas podem ficar seguros de que sempre receberão ajuda e dicas para otimizar os resultados e vender cada vez mais.

O canal ajuda na sua operação e crescimento

A B2W oferece muitos serviços como foco nas necessidades do e-commerce e do marketplace que podem ajudar os parceiros na operação. Há soluções que contribuem na logística, fulfillment, integração, inteligência de preço, anúncios patrocinados e crédito. É possível acionar os serviços quando desejar e conforme a necessidade do negócio, em suas diferentes etapas de crescimento. Mais uma ótima razão para vender no Submarino.

Leia mais

Brand persona: aprenda o que é e saiba criar a sua!

Descubra quais são as estratégias de marketing da Netflix

Fonte: Escola de e-commerce, Olist

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *