O SEO para imagens é o conjunto de estratégias para a otimização de imagens de um site, com o objetivo de melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca. Ações como nomear os arquivos de forma correta; adicionar alt text (texto alternativo); e tomar cuidado com o tamanho dos arquivos, são fundamentais, pois, dessa forma, o usuário tem uma experiência de navegação agradável, e o algoritmo do Google consegue identificar essa informação.

Vantagens do SEO para imagens

Segundo o Google, 50% dos consumidores afirmam que as imagens ajudam a tomar decisão sobre qual produto comprar. Fazer SEO para imagens proporciona vantagens como atração de tráfego orgânico e qualificado para o seu site; e aumento das chances do seu site aparecer na primeira página dos mecanismos de busca.

Como gerar mais tráfego

Quando um usuário faz uma busca por um produto no Google e clica na sessão de imagens, aparecem duas linhas principais. A primeira é composta por anúncios pagos, e a segunda por anúncios orgânicos.  Para dar mais visibilidade para o seu site e gerar mais tráfego do Google Imagens, é preciso ficar atento às técnicas de SEO.

Como otimizar imagens no Google

A Otimização de Imagens é a prática que ajuda o Google a reconhecer as imagens. O primeiro passo para otimizar imagens é possuir fotos de qualidade e que, preferencialmente, sejam exclusivas. Depois disso, é necessário prestar atenção em outros aspectos importantes.

Você precisa nomear seu arquivo de modo legível e com palavras-chave referentes à imagem. Ao adicionar uma imagem no seu site, uma URL é criada com base no nome do arquivo. Se o nome do arquivo for aleatório e ilegível, o Google não conseguirá identificar sobre o que se trata a imagem, o que diminuirá a sua relevância.

1 – Nome do arquivo

É essencial que a tag alt da sua imagem contenha um texto descritivo e a palavra-chave pela qual sua página será encontrada, pois essa parte também é lida pelo Google. Além de facilitar o processo de colocar links da imagem na web, a descrição permite que deficientes visuais leiam o seu conteúdo por meio do sistema Jaws.

2 – Tag alt

Para que haja um padrão na apresentação das imagens e organização dos resultados, opte pelas seguintes dimensões: Altura = 16:9 ou 4:3 Largura = 1024 pixels Evite utilizar imagens na vertical ou com dimensões muito fora do padrão.

3 – Dimensões da imagem

Para garantir uma boa visualização, não faça o upload de arquivos muito pesados. Se necessário, comprima as imagens por meio de ferramentas.

4 – Qualidade da imagem

O ideal é que a imagem tenha até 100kb. Para reduzir o tamanho do arquivo, use ferramentas como o TinyPNG ou ILovelmg.

5 – Tamanho da imagem

Diretamente ligadas ao melhor posicionamento nos resultados de busca, usar técnicas como o link Building pode ser fundamental para suas estratégias de SEO.

6 – Autoridade de Domínio e de Página

A imagem precisa ter contexto e coerência. Não adianta, por exemplo, inserir uma imagem em um parágrafo que não possui palavras que tenham relação com ela.

7 – Contexto da imagem

Se a imagem tem muitas interações, o Google a considera mais relevante para os usuários. É importante incentivar o engajamento das suas fotos.

8 – Interações com a imagem

A legenda ajuda no entendimento da imagem, melhorando, assim, a experiência dos usuários e a leitura pelo algoritmo. Contudo, ela não é obrigatória.

9 – Legenda da imagem

Na hora de comprar algum produto, muita gente prefere utilizar o celular, pois eles são mais práticos. Logo, é fundamental ter um design web responsivo.

10 – Dispositivos mobile

Este é um SEO Spider que simula um robô de busca, indexando o seu site como faria o Googlebot. Ele te ajuda a entender melhor como estão os elementos do SEO Técnico.

11 – Screaming Frog

Se ranquear as suas imagens está muito difícil, faça uma análise competitiva de SEO. Para isso, considere fatores como o alt da imagem; tamanho; dimensão; contexto; autoridade do Domínio e da Página; conteúdo e qualidade da imagem. Assim, será possível entender quais aspectos precisam melhorar.

12 – Análise competiviva de SEO

O Google Lens é uma ferramenta de reconhecimento imagético que permite que seus usuários façam pesquisas no Google utilizando somente uma imagem como “palavra-chave”. Para usá-lo, você só precisa do aplicativo do Google em seu celular. Com o avanço de tecnologias como o Lens, a tendência é que o SEO para Imagens fique cada vez mais importante.

13 – Google Lens