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O que faz um social media? Veja como ser um profissional das redes sociais

Neste texto vamos aprender quais as funções de um social mídia. Além disso, vamos saber porque este profissional é tão solicitado.

Primeiramente, o marketing digital está muito focado para as redes sociais. Além disso, quem tem uma marca enfrenta a dificuldade de ter visibilidade. Portanto, ter visibilidade em meio a tanta informação veiculada nas redes, é cada vez mais difícil.

Deste forma, as empresas precisam de alguém especializado em redes sociais. Ou seja, uma pessoa que se atualiza diante das transformações nas redes.

Além disso, precisam de uma pessoa que conhece todos os recursos que são oferecidos por elas.

O que é um social mídia?

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A princípio, é preciso saber o que este profissional faz realmente. Neste sentido, ele é o responsável por atualizar, monitorar e gerar conteúdo. No entanto, ele faz isso para as páginas oficiais de uma marca.

Portanto, o principal desafio de sua profissão é manter-se atualizado. Ou seja, ficar atento às novas tendências do mercado e das redes sociais.

Assim, esta atualização servirá para criar conteúdos relevantes e que gerem engajamento.

Porém, o social mídia não faz só conteúdos. Ele também efetua planejamentos estratégicos e faz análise de resultados.

Por fim, ele é um estrategista de redes sociais. Assim, o seu trabalho servirá para impulsionar a marca por meio de sua gestão.

Como ser um social mídia?

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Para se tornar um social mídia é preciso gostar e entender muito de redes sociais. No entanto, só estas qualidades não bastam. Neste sentido, é preciso ter formação em:  publicidade, marketing, jornalismo, letras ou relações públicas.

Porém, mesmos profissionais ligados à administração de empresas, podem se formar em mídias sociais. No entanto, além da formação, é preciso conhecer as funções das redes sociais.

Assim, é necessário saber produzir conteúdos para cada rede de acordo com suas regras e estilo. Além disso, o social mídia também precisa saber analisar. Estas habilidades ela vai usar para a análise de dados e métricas.

E, por fim, ter muita paciência e criatividade. Principalmente para a gestão de crises.

Funções de um social mídia

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Agora que já sabemos o que é um social media, o que faz e como se tornar um, vamos agora compreender suas funções.

1- Planejar

A princípio, uma das mais importantes funções de um social mídia é analisar o mercado e reconhecer tendências. Além disso, ele precisa planejar estratégias de comunicação e conteúdo.

Porém, todas as suas ações publicitárias e de produção de conteúdo são focadas para cada tipo de rede social.

2- Conteúdo

O social mídia precisa gerenciar e fazer conteúdos contando com vários fatores:

  • Conteúdos alinhados com a marca;
  • Conteúdos que interagem com o público;
  • Escolher as melhores imagens;
  • Fazer calendário de posts de acordo com as redes sociais;
  • Conteúdos que convertem em vendas. Isso porque são relevantes;
  • Que diferenciam a marca em frente a concorrência;
  • Que se adequem aos algoritmos.

3- Monitorar resultados

Uma das funções do social mídia é monitorar os resultados. Ou seja,  analisar o retorno obtido. Além disso, ele é responsável por compilar e medir as informações ligadas aos resultados.

Neste sentido, depois de toda a análise, ele pode ter ideia da eficiência de uma campanha. Contudo, ele pode também acumular dados para fazer ações corretivas.

4- Liderança

O social mídia pode ter uma função de liderança quando assume um cargo de gestão de mídias sociais. Neste sentido, ele pode liderar uma equipe de social mídia demandando atividades e avaliando o conteúdo desenvolvido.

Além disso, ele pode avaliar os dados coletados durante o processo de monitoramento. Fazendo isso, ele pode buscar resultados melhores.

5- Elabora relatórios

O social mídia também faz relatórios no início do mês. Neles, ele expõe métricas importantes como o alcance e comentários. Além disso, ele coloca as métricas de engajamentos, curtidas e mensagens diretas.

No entanto, o social mídia também dá os dados demográficos e sociais. Estes dados são correspondentes a gêneros, cidade, idade e outras informações do público-alvo.

Contudo, além de expor estes dados estatísticos, ele também faz uma análise qualitativa. Ou seja, focada no que fazer para melhorar se os dados estiverem ruins.

Por outro lado, se os dados forem bons, o que fazer para escalar mais nos períodos seguintes.

6- Otimizar o relacionamento com o público

O profissional de social mídia também trabalha com o atendimento. Portanto, faz projetos para melhorar o SAC.

A propósito, o cliente digital atual é muito bem informado sobre questões sociais, políticas e ambientais. Neste sentido, pode ser ruim para uma empresa não possuir um social mídia que entenda destes temas.

Ou seja, se alguns anúncios de uma empresa não atendem estas questões, você pode perder muito para os concorrentes.

Os anúncios e os conteúdos de uma marca devem ter consistência. Além disso, precisa ter transparência para o público, principalmente em relação aos seus valores.

E então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também: O que são leads, como gerar, manter e nutrir?

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