Neste texto, vamos aprender o que é o claim de produto. Basicamente, claims são informações complementares presentes em seu produto. Essas informações podem estar em vários lugares, a exemplo de embalagens, no material de comunicação e nos pontos de vendas.
Vale lembrar que o claim do produto precisa ser claro, objetivo e atrativo. No entanto, para garantir que o claim de seu produto cumpra a sua função, é preciso fazer uma pesquisa de teste de claim. Nela, você avalia quais as melhores informações que fazem o consumidor prestar atenção em seu produto.
Deseja saber um pouco mais sobre o claim de produto? Continue com a gente!
O que é claim de produto?
O claim de produto são as informações complementares encontradas nas embalagens. Nelas, você pode agregar valor ao seu produto, colocando em destaque os seus benefícios. A construção desse elemento depende de uma pesquisa com o público que consome com você, pois é a partir disso que você conseguirá visualizar quais são os principais elementos que despertam o interesse do seu público pelos seus produtos.
Para isso, as informações devem ser comprovadas, como as informações nutricionais ou de composição. Assim, existem especificações obrigatórias em rótulos de alimentos, por exemplo.
Por último, vale lembrar que é sempre necessário observar as determinações da Anvisa sobre rótulos antes de seu planejamento de claim.
Claim de produto em alimentos
O claim de produto é muito usado em embalagens de alimentos. Nesse sentido, você pode destacar certas propriedades em seus produtos para causar impacto, pegue algum elemento marcante do seu produto para ser explorado.. Além disso, pode também criar rótulos que diferencie o seu produto dos concorrentes, o que pode te ajudar a ganhar mais visibilidade no mercado.
Contudo, vale mencionar que é necessário observar a legislação sobre rótulos, pois existe uma regulamentação clara sobre rotulagem obrigatória, especialmente aos claims nutricionais. Assim, é necessário informar valor energético, carboidratos, proteínas e gorduras, além da composição do alimento.
Vale lembrar que o claim é o conjunto de informações complementares, também chamadas de alegações. Dessa forma, são informações além da rotulagem obrigatória.
Informações obrigatórias em produtos
Para se certificar melhor sobre como rotular seu produto e criar um bom claim de produto, vamos conhecer alguns elementos que são obrigatórios. Por exemplo:
- Lista de ingrediente;
- Conteúdos líquidos;
- Identificação da origem;
- Identificação do lote;
- Prazo de validade;
- Instruções para o preparo
Essa é a base para a formulação de uma boa rotulagem para o seu produto.
Função do claim de produto
O claim de produto serve para dar informação ao consumidor sobre elementos como validade, composição, se há elementos que podem desencadear alergias e muito mais. Portanto, se você faz um claim bem elaborado, vai destacar seu produto e aumentar suas vendas.
No entanto, cuidado com a poluição visual, quando o texto se apresenta de forma confusa pode causar o efeito inverso. Ou seja, pode espantar o consumidor, pois ele não vê clareza nas alegações.
Neste sentido, os claims nutricionais e de sustentabilidades precisam ser claros, porque o público consumidor procura muito estas informações atualmente, pois está se tornando cada vez mais comum e crescente as preocupações com a saúde e o meio ambiente.
Claim de produto em cosméticos
No segmento de cosméticos, existe uma grande procura de produtos que reduzem a agressão à pele. Além disso, eles precisam trazer o menor número de compostos químicos. Neste sentido, as empresas de cosméticos buscam destacar estas qualidades no claim de produto.
Acompanhe abaixo alguns pontos que precisam ser destacados na divulgação de cosméticos:
1- Segmentação
Você precisa ter argumentos sólidos no claim de produto. Portanto, é preciso trazer os benefícios que o produto traz, além de atender os desejos do público.
Neste sentido, é preciso ter conhecimento da segmentação que existe em sua marca. Ou seja, cada tipo de cliente tem suas próprias exigências e isso é fundamental para uma assertividade no planejamento do seu rótulo.
Logo, veja quais estratégias podem ser adotadas por você e sua equipe para atender um número maior de pessoas dentro da sua segmentação de público no mercado.
2- Uso de produtos naturais e não de origem animal
Atualmente, os produtos com mais componentes naturais em vez dos químicos, são mais procurados pelas vantagens que eles apresentam. Nesse sentido, as marcas sabem da sua responsabilidade nos impactos sofridos pelos consumidores. Assim, o uso de componentes naturais agradam bem mais, pois não agridem quando são usados na pele.
Por fim, é fundamental ficar de olho a outro fator importante, o qual se trata de uso de componentes animais. As grandes empresas de cosméticos não usam mais componentes de origem animal. Assim, a consciência de sustentabilidade é bem avaliada pelos consumidores.
3- Coerência
As maneiras de se posicionar no mercado, de se relacionar com os consumidores e escolher os valores para sua empresa são muitas. Sendo assim, é necessário ter coerência em suas campanhas. Isso envolve as suas ações de marketing que se projetam na estratégia de claim de produto.
A empresa que lança valores e se posiciona precisa ter um compromisso com o público e praticar exatamente o que prega. Portanto, se suas ações seguem o que você faça, com certeza isso dará um voto de confiança ao seu público e promoverá mais visibilidade a sua empresa.
4- Política de sustentabilidade
O claim de produto para empresas de cosméticos não pode deixar de lado as qualidades de sustentabilidade do produto. A princípio, a sustentabilidade é hoje um dos pilares da indústria de cosméticos, pois essa atitude pode gerar menos impacto ao meio ambiente. E é exatamente isso que as pessoas vem cada vez mais buscando.
Poucas pautas são tão importantes neste segmento. Logo, atualmente existe a necessidade de se posicionar e exercer ações sustentáveis. O público consumidor vê alto valor nesta qualidade atualmente.
5- Segmentação de acordo com o povo brasileiro
O claim de produto na indústria de cosméticos tem dado valor a beleza do povo brasileiro. As empresas que adotam esta estratégia em seus claims aumentam suas vendas e engajam mais clientes. Uma marca que explora muito bem isso é a Natura.
Essa estratégia de valorização dá um destaque para a marca, pois o nível de segmentação é bem alto.
Assim, diferentes produtos para cada tipo de pele são muito importantes no Brasil por causa do seu clima. Além disso, é valorizado o claim de produto que traz elementos da flora nacional na constituição do produto.
6- Impacto do claim na indústria de cosmético
Tornou-se muito comum a elaboração de embalagens com informações mais precisas e detalhadas, porque o público, atualmente, tem estado cada vez mais exigente. E a elaboração de um bom produto pode ser fundamental para se destacar em relação aos seus concorrentes.
De um lado, o consumidor sairá ganhando, pois o esforço para gerar bons argumentos vêm associado a grandes e importantes mudanças. De outro, as empresas ganham a oportunidade de se destacarem e se tornarem cada vez mais competitivas.
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Referências: 2A+ Cosmética, Mind Miners