Monitorar as ações e acompanhar resultados faz parte da estratégia de qualquer departamento dentro de uma empresa. Portanto, isso não seria diferente no marketing digital. Por isso, os relatórios de marketing se fazem necessários, para acompanhar os resultados e auxiliar nas próximas tomadas de decisão. Informações como número de acessos, quantas vendas a ação gerou, quantas vezes o link do produto foi aberto, são indispensáveis em um relatório de marketing.

O que é um relatório de marketing?

Um relatório de marketing é um documento que junta as informações mais relevantes de uma ação de marketing. Dessa forma, é possível prever os próximos passos da equipe de marketing e avaliar qual ação trouxe mais resultado para a empresa.

Qual é o objetivo dele?

As informações encontradas nesse documento ajudarão você e sua equipe a definir os próximos passos das campanhas de marketing. Um relatório sem objetivo é apenas um conjunto de números sem propósito. Além disso, um bom relatório ajudará a justificar o motivo do dinheiro gasto na campanha.

O que apresentar nos relatórios?

As melhores métricas para se medir o investimento e o retorno são: – Ticket médio – ROI (retorno sobre investimento) – Taxas de conversão – Custo por Lead (CPL) – Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

1 – Métricas e indicadores

Esse é um dos itens mais importante de um relatório de marketing. Isso porque é sempre importante manter em mente o que você quer tirar das ações de marketing. Além disso, é importante para a equipe saber os objetivos que devem ser alcançados, ajudando a manter o foco e a comparar números.

2 – Metas

Se sua empresa tem um foco em vendas através das redes, é necessário que essas informações sejam incluídas no relatório: – Seguidores – Impressões – Compartilhamentos – Dados demográficos – Desempenho dos anúncios

3 – Métricas das redes sociais

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Uma das maiores dificuldades ao fazer um relatório de marketing é o tempo que leva para ficar pronto. Grande parte dessa dificuldade vem da quantidade de ferramentas, que às vezes não conversam entre si. Dessa forma, é importante selecionar de quais ferramentas será extraído as informações:

4 – Ferramentas de análise

Essa é uma importante, e gratuita, ferramenta, que te ajuda a analisar sites e blogs. Sendo assim, você consegue extrair informações como o número de visitantes no seu site, os números de tráfego, origem dos visitantes, páginas mais acessadas e mais.

- Google Analytics

O Data Studio também é gratuito e ajuda a angariar todas as informações de diversas ferramentas de análise. Além disso, também integra planilhas. É uma boa opção para quem deseja visualizar os dados em uma única plataforma.

- Google Data Studio

É importante acompanhar quem assinou a sua newsletter e como esses assinantes se tornam leads. Portanto, ferramentas como RD Station e HubSpot são importantes para coletar informações como: quantos e-mails enviou; quais os contatos mais engajados; taxa de abertura de e-mails; produtos e serviços populares; novos assinantes; etc.

- Ferramentas de e-mail marketing

Explique os dados. Ao colocar os números em um relatório, é preciso que todos consigam compreender o que você quis mostrar ali. Explicações por escrito ajudam as partes interessadas – equipe de marketing, executivos, diretores, colegas – a entenderem tudo que está acontecendo.

5 – Explicações dos números

O que não colocar nos relatórios?

As métricas que não fazem parte do seu objetivo devem ser descartadas. Isso porque elas só atrapalham no entendimento geral do documento e ocupam um espaço e um tempo preciosos dos profissionais. Escolha as métricas importantes para seu negócio e seja sucinto nas explicações.

1 – Métricas irrelevantes para o objetivo

Nem todo mundo entende as palavras, termos e siglas usadas no marketing digital. Sendo assim, o objetivo principal é mostrar que as estratégias da equipe de marketing são efetivas. Para isso, é preciso que todos os interessados entendam o relatório. Não confunda os interessados, escreva de maneira simples e objetiva.

2 – Jargões

Elementos visuais, como gráficos, tabelas e planilhas, geralmente, ajudam a entender um relatório. Porém, ao abusar desses elementos, você pode acabar confundindo o seu público e tendo um efeito contrário com seu relatório. Evite incluir esses dados aleatoriamente e seja claro e objetivo quando incluí-los.

3 – Elementos visuais que não ajudam