Início » O que é UX research e como aplicá-lo na prática?
UX research

O que é UX research e como aplicá-lo na prática?

A experiência do usuário ao visitar um site ou concluir uma compra pode impactar a sua visão acerca de um produto ou empresa. Portanto, é aí que entra o UX research. O pesquisador da experiência do usuário tem uma função essencial na administração de um produto de sucesso.

O UX design engloba todas as funções no desenvolvimento de um produto digital, incluindo o UX research. Sendo o responsável pelas pesquisas e entrevistas com usuários, o UX researcher coleta dados valiosos para o UX design. Por fim, esses dados geram insights, que ajudam todas as áreas a otimizar o produto. Então, vamos conhecer todas funções dessa área?

O que é UX research?

UX, ou user experience, que no bom português significa a experiência do usuário, é marcada por todos os pontos dentro de uma interface, que ajudam durante a jornada do cliente. Portanto, o UX research é uma área da pré-produção dos produtos digitais, onde o profissional faz pesquisas com os usuários, a fim de otimizar a interface do produto.

Essas informações, que ajudam no UX design, são coletadas através de diversos métodos e ferramentas, que ajudam a chegar nessas conclusões. Além disso, se usa diversos métodos qualitativos e quantitativos, entrevistas, testes de usabilidade, pesquisas de mercado e criação de personas. Após interpretar os dados, é possível repassar para o restante da equipe de design.

O que faz um UX researcher?

Como vimos, o UX researcher tem por função investigar os desejos e dores do usuário. Além disso, repassa essas informações para o restante da equipe do UX design, para que o produto possa ser otimizado. Sendo assim, após investigar através de diversos métodos, o profissional trabalha diretamente com a equipe de design para transformar essas necessidades em resultados.

Importância do UX research

O UX research é, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes do UX design. Isso porque, quando as empresas investem em pesquisas, eles tendem a ver um maior lucro, já que seu produto é de fácil acesso. Quando a experiência do usuário é feita corretamente, isso poupa tempo e dinheiro para sua empresa, impedindo que você invista em algo que vai fracassar e garantindo que seu público-alvo fique satisfeito.

Métodos de pesquisa com o usuário

Para se ter um bom resultado com o UX research é preciso usar abordagens bem estruturadas de coleta de dados. Entre elas estão as pesquisas qualitativa e quantitativa.

Quantitativa

Ambos os modelos de pesquisa são complementares, contudo, uma característica marcante da pesquisa quantitativa é o uso dos dados. O objetivo principal dessa pesquisa é transformar os dados em números, para que eles possam ser analisados. O UX researcher usa os dados para descobrir padrões dentro de um grupo de usuários. Dessa forma, conseguem apontar as preferências do público-alvo.

Qualitativa

Esse método é mais aprofundado, já que o UX researcher vai usar de entrevistas e estudos de campo para obter suas respostas. O teste de usabilidade, que junta um grupo de pessoas para usar e criticar seu produto, é um dos métodos de pesquisa qualitativa. Como envolve dados não numéricos, o UX researcher deve conduzir com cuidado. Isso porque ele não deve deixar que suas opiniões pessoais influenciem no resultado.

4 dicas para entrar na área UX research

Tenha ciência de suas habilidades

Para se tornar um UX researcher você deve ter em mente as suas habilidades pessoais. Saiba que entrevistas terão de ser feitas e analisadas. Portanto, deixe a timidez de lado e se dedique bastante a estudar os métodos de pesquisa, que serão essenciais para o seu ingresso na área.

Leia bastante

Não existe um diploma específico para quem quer se aventurar nessa área. Contudo, é importante você estudar sobre a função e também ler bastante. Por se tratar de assuntos teóricos e antropológicos, a leitura se faz mais que necessária para esse profissional.

Se envolva com a comunidade

Para ter certeza do que você quer, e aprender ainda mais sobre a área, é importante que você se envolva com a comunidade. Portanto, participe de palestras e seminários sobre o assunto. Além disso, converse com as pessoas da área, elas podem agregar bastante para o seu crescimento. Não se esqueça, networking é tudo!

Escute podcasts sobre UX research

Podcasts se mostraram excelentes ferramentas no auxílio a estudantes. Sendo assim, não deixe de escutar podcasts sobre a área e o assunto. O conteúdo em áudio, além de ser didático, também mostra o dia a dia do profissional da área e expõe a realidade dos trabalhadores.

Gostou de saber mais sobre essa função? Então fique de olhos nesses artigos:

Como criar um podcast: 4 passos simples para fazer sucesso

Marketing de Conteúdo: o que é, benefícios e como fazer?

Tráfego pago: o que é e quais são seus tipos principais

Qual a diferença entre Social Media e Estrategista Digital?

Gestor de Tráfego: O que é, o que faz e como se tornar um?

Fontes: Awari, Ebac, Opinion Box, Digital House

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *