A experiência do usuário ao visitar um site ou concluir uma compra pode impactar a sua visão acerca de um produto ou empresa. Portanto, é aí que entra o UX research. O pesquisador da experiência do usuário tem uma função essencial na administração de um produto de sucesso.
O que é UX research?
UX, ou user experience, significa a experiência do usuário. É marcada por todos os pontos dentro de uma interface, que ajudam durante a jornada do cliente. Portanto, o UX research é uma área da pré-produção dos produtos digitais, onde o profissional faz pesquisas com os usuários, a fim de otimizar a interface do produto.
O que é UX research?
Essas informações são coletadas através de diversos métodos e ferramentas, que ajudam a chegar nessas conclusões. Se usa métodos qualitativos e quantitativos, entrevistas, testes de usabilidade, pesquisas de mercado e criação de personas. Após interpretar os dados, é possível repassar para o restante da equipe de design.
O que faz um UX researcher?
O UX researcher tem por função investigar os desejos e dores do usuário. Ele repassa essas informações para o restante da equipe do UX design, para que o produto possa ser otimizado. Após investigar, o profissional trabalha diretamente com a equipe de design para transformar essas necessidades em resultados.
Importância do UX research
O UX research é, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes do UX design. Quando a experiência do usuário é feita corretamente, isso poupa tempo e dinheiro para sua empresa, impedindo que você invista em algo que vai fracassar e garantindo que seu público-alvo fique satisfeito.
Métodos de pesquisa com o usuário
O objetivo principal dessa pesquisa é transformar os dados em números, para que eles possam ser analisados. O UX researcher usa os dados para descobrir padrões dentro de um grupo de usuários. Dessa forma, conseguem apontar as preferências do público-alvo.
Quantitativa
Esse método é mais aprofundado, já que o UX researcher vai usar de entrevistas e estudos de campo para obter suas respostas. O teste de usabilidade, que junta um grupo de pessoas para usar e criticar seu produto, é um dos métodos de pesquisa qualitativa. Como envolve dados não numéricos, o UX researcher deve conduzir com cuidado.
Qualitativa
4 dicas para entrar na área
Para se tornar um UX researcher você deve ter em mente as suas habilidades pessoais. Saiba que entrevistas terão de ser feitas e analisadas. Portanto, deixe a timidez de lado e se dedique bastante a estudar os métodos de pesquisa, que serão essenciais para o seu ingresso na área.
1 – Tenha ciência de suas habilidades
Não existe um diploma específico para quem quer se aventurar nessa área. Contudo, é importante você estudar sobre a função e também ler bastante. Por se tratar de assuntos teóricos e antropológicos, a leitura se faz mais que necessária para esse profissional.
2 – Leia bastante
Para ter certeza do que você quer, e aprender ainda mais sobre a área, é importante que você se envolva com a comunidade. Participe de palestras e seminários sobre o assunto. Também converse com as pessoas da área, elas podem agregar bastante para o seu crescimento. Afinal, networking é tudo!
3 – Se envolva com a comunidade
Podcasts se mostraram excelentes ferramentas no auxílio a estudantes. Sendo assim, não deixe de escutar podcasts sobre a área e o assunto. O conteúdo em áudio, além de ser didático, também mostra o dia a dia do profissional da área e expõe a realidade dos trabalhadores.
3 – Escute podcasts sobre UX research