De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, sete dos 15 negócios mais promissores para 2022 estão 100% no digital. O infoproduto faz parte desse grupo, o que nos permite afirmar que investir nesse segmento é bastante promissor.

O que é um infoproduto?

Um infoproduto é um produto digital focado em levar informação e conhecimento. Ele pode ser distribuído de forma gratuita ou paga na internet, e é uma excelente alternativa para aumentar a sua renda. Os principais tipos de infoproduto são os eBooks; podcasts; audiobooks; vídeo-aulas; programas de mentoria online etc.

Quanto custa um infoproduto?

Segundo a Assessoria Digital, o preço de lançamento de um infoproduto pode variar de R$ 27 a R$ 2597. É importante lembrar que, independentemente de suas escolhas, criar um infoproduto quase sempre é muito mais barato do que criar um produto físico parecido.

Como vender

Antes de tudo, é preciso ter um planejamento e uma visão estratégica. Além de definir o seu nicho de mercado, é necessário conhecer e estudar o seu público-alvo. Entre as estratégias que podem ser aplicadas estão a construção de sites; o envio de email marketing e a divulgação através das redes sociais.

– eBooks

Infoprodutos mais vendidos

– Webinar

– Curso online

– Serviço por assinatura

– Mentoria

Criando seu infoproduto do zero

Defina o nicho do seu infoproduto; o seu público-alvo; e tenha em mente quais são as suas principais dificuldades e desejos.

1 – Conheça o seu público

O infoproduto precisa ser a ponte entre a posição atual do seu cliente (problema) e a posição onde ele pretende chegar (solução).

2 – Crie pontes para a audiência

Caso você não consiga resolver os problemas do público-alvo apenas com seu conhecimento, fazer uma coprodução pode ser uma boa saída. Convide especialistas de outras áreas para enriquecer o seu produto.

3 – Faça uma coprodução

Os nomes de um infoproduto podem ser descritivos; sugestivos; e arbitrários. Os descritivos dizem qual é a promessa do seu produto; os sugestivos sugerem com originalidade qual é a sua promessa, já os nomes arbitrários não deixam claro qual é a promessa, o que gera curiosidade.

4 – Defina o nome do produto

Leve em consideração o que será preciso para produzir o infoproduto. Se você escolher um formato de podcast, se atente à gravação e à edição.

5 – Defina o formato do infoproduto

6 – Defina o preço do produto

Pense no quanto seu público-alvo está disposto a pagar para ter seus problemas solucionados. Em seguida, avalie os concorrentes.

O seu produto precisa proporcionar ao cliente a sensação de que ele é a melhor solução para o seu problema. Dessa forma, crie uma proposta de valor.

7 – Crie uma proposta de valor

Principal vantagem

A vantagem principal dos infoprodutos está ligada à quantidade de investimento. Isso porque eles permitem um único investimento em produção. Após produzi-los, a sua única tarefa será a divulgação. Nesse sentido, os infoprodutos possuem um potencial escalável que podem aumentar o seu faturamento, sem aumentar as despesas.