Público-alvo é o termo usado para se referir ao grupo de consumidores que possuem potencial para se tornarem clientes de um negócio. Quando uma marca define qual segmento do mercado ela quer atingir, é possível estabelecer uma comunicação efetiva com o público. Dessa forma, compreender as necessidades dos consumidores se torna mais fácil. E isso possibilita que a empresa aplique estratégias de marketing eficazes. 

O que é público-alvo?

É o conjunto de pessoas para quem o seu negócio precisa direcionar ações de marketing dos seus produtos e serviços. Desse modo, ele precisa ser composto por consumidores com perfis semelhantes. Isto é, essas características influenciam nas decisões de consumo.

Algumas variáveis precisam ser levadas em consideração na hora de segmentar o público, como as:

Variáveis importantes

1 - Geográficas

Ou seja: país, região, estado, cidade, tamanho da cidade, rural/urbana, residencial/comercial, densidade e clima.

2 -  Psicográficas

Estilo de vida (saudável, minimalista, romântico, criativo, militante etc.). Personalidade (sociável, autoritário, conservador etc.). Valores, interesses, preocupações. Assim, realizar pesquisas e análises de mercado para conhecer essas pessoas, são ações fundamentais para o processo de segmentação.

Como definir o público-alvo?

A princípio, para definir o público-alvo, é preciso percorrer um processo, que começa nas pesquisas e análises de mercado e termina na criação de estratégias para cada segmento. Dessa forma, siga as etapas em ordem:

Observe como os seus concorrentes atuam. Procure entender o comportamento dos consumidores. Faça perguntas como: Quais são as necessidades dos consumidores? Como os concorrentes segmentam o mercado? Perguntas como essas vão te ajudar a dar uma direção para o seu negócio.

1 – Pesquise e analise o mercado

Essa etapa é essencial na hora de definir o público-alvo. Faça as seguintes perguntas: Qual é a proposta de valor da minha empresa e dos meus produtos/serviços? Quais são as soluções que os meus produtos/serviços proporcionam? Ofereça uma ideia clara sobre como a sua empresa pode agregar valor para as pessoas.

2 – Conheça  os seus produtos/serviços

Isto é, use as variáveis de segmentação para definir o perfil do público que consome a sua categoria de produto/serviço. Nesse sentido, também é possível cruzar essas variáveis com outras, gerando novos segmentos de mercado.

3 – Segmente o mercado

Agora que você já avaliou o potencial de mercado dos segmentos, chegou a hora de definir o público-alvo da sua empresa. É importante lembrar que pode existir mais de um segmento. Contudo, não se esqueça de criar estratégias específicas para cada um deles.

5 – Selecione os segmentos-alvo

Use os 4 Ps do marketing como base para definir quais estratégias adotar para apresentar a sua marca ao mercado: Produto, Preço, Praça e Promoção. Assim, será mais fácil se conectar com o seu público-alvo.

6 – Crie estratégias para cada um deles

Crie a sua estratégia a partir das oportunidades que você identificar no mercado. Para isso, pesquise as necessidades dos consumidores; os concorrentes; e os segmentos que já são atendidos.

Recapitulando...

1 – Analise o mercado

Se basear apenas em percepções pode te levar a criar produtos e estratégias que não têm relevância para o mercado. Utilize pesquisas como fonte de análise.

2 – Se baseie em dados

Ter uma descrição específica do público-alvo facilita a tarefa que a sua equipe tem de traçar estratégias.

3 – Seja detalhista com o público-alvo