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Design conversacional

Design conversacional: comunicação com bots mais natural

Uma das coisas mais importantes para um negócio é manter o cliente interessado. E esse interesse deve ser priorizado até mesmo nas conversas. É aí que o design conversacional entra, já que esse é um modelo de linguagem, que se baseia em interações humanas.

O design conversacional é essencial para a construção de chatbots, ou seja, humanizam mais os softwares que automatizam o atendimento ao cliente. Além disso, a estratégia trará benefícios para o seu negócio. Então, vamos lá entender mais sobre essa linguagem?

O que é design conversacional?

É extremamente chato quando estamos passando por um atendimento e a conversa é desinteressante ou robótica. Isso se torna ainda mais maçante ao ser atendido por um chatbot, um robô, que pode ser moldado e ainda assim é monótono.

Dessa forma, se criou a estratégia do design conversacional, que prioriza a aplicação de linguagem humanizada em seu chatbot. Ou seja, é o uso de conversas e experiências humanas, com o objetivo de naturalizar as máquinas.

Qual a importância do design conversacional?

Muitas vezes um chatbot passa por dificuldades, já que, obviamente, pode não entender a linguagem humana. Sendo assim, ele pode encerrar o atendimento de forma brusca ou oferecer opções limitadas. Além disso, pode se expressar de forma robótica e desagradável.

Dessa forma, essa área se faz muito importante para o atendimento ao cliente, já que humaniza esse atendimento e facilita as próximas ações do consumidor. Ou seja, o relacionamento com o cliente se mantém firme, já que o chatbot está fazendo o seu trabalho de maneira assertiva.

Como desenvolver os fluxos conversacionais?

Defina o objetivo do chatbot

Para que o conteúdo seja feito de acordo, e ofereça a melhor experiência ao cliente, é preciso definir qual o objetivo do seu chatbot. Esses softwares podem ser usados para atender o cliente, no marketing ou até mesmo fechar uma venda. Sendo assim, você deve entender qual o seu objetivo, para que a linguagem seja feita de acordo e os resultados sejam o esperado.

Estruture seu conteúdo

Ao acionar seu chatbot, um usuário poderá seguir diversos caminhos. Sendo assim, para facilitar o entendimento do bot, você deve estruturar bem o seu conteúdo. Além disso, é preciso que o chatbot mantenha a mesma linguagem de comunicação da marca. Ou seja, se o tom da sua marca é jovial, o chatbot precisa seguir.

Design conversacional: Veja onde precisa melhorar

Para garantir uma experiência cada vez melhor, tanto para o cliente quanto para o seu bot, você deve se certificar de todos os pontos que podem melhorar. Ou seja, atualize o seu conteúdo com frequência e se mantenha vigilante sobre possíveis novas dúvidas dos clientes.

Aplique o Processo da Linguagem Natural (NLP)

Essa é uma das etapas mais importantes da estratégia. A aplicação da NLP (Natural Language Processing) é o que faz o bot entender o que está sendo dito pelo cliente. Dessa forma, é essencial que esse passo seja cumprido. Ademais, um chatbot que teve o NLP aplicado é capaz de aperfeiçoar continuamente a própria linguagem.

Aceite os erros do programa

Como toda máquina, o chatbot e o design conversacional estão sujeitos a erros. Sendo assim, às vezes o chatbot é incapaz de resolver a questão. Portanto, o ideal é que você não esconda esses erros do seu cliente. Para facilitar a comunicação, você pode usar frases sugestivas, como “será que quis dizer X?”, ou apenas passar o atendimento para um humano.

E aí, você usa chatbot e vai implementar essa estratégia? Então veja esses outros artigos para otimizar o seu atendimento:

Jornada do Cliente: o que é e como estruturar esse processo?

Marketing disruptivo: o que é e como funciona como estratégia

8 top estratégias de Marketing de Conteúdo para vender online

Fontes: People, Cedrotech, Digital House

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