As métricas do Instagram são dados que a plataforma fornece sobre o desempenho de perfis e publicações para que as contas comerciais possam analisar os seus resultados. Esses dados são condensados em um relatório, e eles podem ser facilmente acessados dentro da rede social. Entender o que tem por trás de cada número é essencial para que os profissionais e empreendedores que trabalham com o Instagram desenvolvam estratégias que tragam bons resultados.

O que são os relatórios do Instagram

São documentos que contém os principais dados que a plataforma fornece sobre o perfil de uma empresa. Para acessá-lo: 1 – Primeiro, vá à página do perfil; 2 – Em seguida, clique no menu de configurações que fica no canto superior à direita; 3 – E depois, clique em “Informações”.

Resultados no Instagram

Vão variar de acordo com o objetivo da marca ao ter um perfil nessa rede social. Se o seu objetivo é aumentar a autoridade da sua marca em um determinado assunto, o seu resultado será diferente da marca que tem como objetivo gerar tráfego para um blog ou site. Além disso, cada resultado irá se relacionar com métricas diferentes.

Quais são as métricas do Instagram?

São aquelas que dizem como as pessoas, seguidores ou não, interagem com todos os elementos do seu perfil.

1 – Métricas sobre Atividade

Como usar a informação sobre Atividade

Elas devem ser usadas para que você tome ações como alterar a biografia do seu Instagram, melhorar seus Call-to-Actions e Usar hashtags e geolocalização.

Servem para avaliar se o que você posta está de acordo com o que seu público gosta.

2 – Métricas sobre Conteúdo

As métricas de conteúdo devem ser usadas para avaliar se você está focando na persona certa e produzindo o ideal para ela. Existem métricas exclusivas para cada tipo de conteúdo: feed; stories; promoção de conteúdo; lives; reels etc.

Como usar a informação sobre Conteúdo

Curtidas; Salvamentos; Engajamento; Visualizações; Comentários.

Métricas exclusivas do feed

Como usar a informação do feed

Você deve usar para melhorar as suas postagens e dar ao público aquilo que interessa e ele. Avalie os melhores números em cada postagem para essas métricas e veja qual é o ingrediente desse sucesso.

Respostas; Ações após terem visto os Stories; Clicou no link; Visitas no perfil; Clicou em Como Chegar; Ligar; E-mail; link na bio; Enviou mensagem.

Métricas exclusivas do Instagram Stories

Como usar a informação dos stories

Você deve usar para verificar se a sua estratégia para esse formato está alinhada com o tipo de conteúdo ideal para esse canal.

Incluem todas as métricas anteriores, com o acréscimo da métrica “cliques”. Essa métrica diz respeito ao número de cliques em um link, seja dos Stories ou no próprio post no feed, exclusivos para quem anuncia.

Métricas de promoção de conteúdo

Como usar a informação sobre Conteúdo patrocinado?

Deve usá-las para avaliar se o objetivo principal do anúncio está sendo atendido.

Número de pessoas assistindo a live; Número total de pessoas que viram a live.

Métricas exclusivas das lives

Como usar a informação sobre as lives?

Você deve usar essa informação para avaliar se você se está conseguindo ser direto e interessante ao produzir o conteúdo ao vivo e se a fez em um horário no qual seus seguidores costumam estar online.

Contas alcançadas; Número de reproduções; Curtidas; Comentários; Vídeos salvos.

Métricas exclusivas para Reels

Como usar a informação sobre o Reels?

As métricas para este recurso do Instagram são úteis para te dizer se vale a pena investir nesse canal. Vale observar se aquele conteúdo gerou valor ao seu público a partir dos comentários e qual foi a média de tempo visto.

Principais localizações; Faixa etária; Gênero; Seguidores.

3 – Métricas sobre Público

Como usar a informação sobre Público?

você deve usar essas informações para produzir conteúdo de interesse para quem te segue. Por exemplo, fazer promoções especiais, falar de eventos locais etc. Além disso, você também pode usar plataformas para crescimento e gestão de Instagram.