A franquia McDonald's, que teve início lá em 1948, com os irmãos Mac e Rick McDonald na Califórnia, é um sucesso mundial. Eles ofereceram inovação do ramo de fast-food em todos esses anos e, além disso, o marketing do McDonald’s também é algo a ser admirado. Atualmente, a franquia tem mais de 38 mil restaurantes ao redor do mundo, divididos entre mais de 120 nações. Eles conquistaram isso com o auxílio de quatro pilares nas estratégias de marketing: adaptação, experimentação, inovação e segmentação.

Origem do McDonald’s

Tudo começo na década de 1940, com os irmãos Maurice e Richard McDonald. Eles tinham uma lanchonete simples, mas com hambúrgueres e batatas saborosos, e tudo por US$0,15. Apesar do preço bem abaixo do mercado, o que chamou a atenção foi a velocidade do atendimento.

Origem do McDonald’s

Na época, levaram o conceito de fast-food ao extremo, ao preparar os lanches em pouco mais de 30 segundos. Assim, os métodos inovadores dos irmãos acabaram se tornando a regra para o futuro. Alguns anos depois, já na década de 1960, Ray Kroc elevou a marca para um nível mundial, após adquirir o McDonald’s dos irmãos.

Quais os produtos comercializados?

Atualmente, a franquia conta com mais de 75 itens em seu menu, entre hambúrgueres, sorvetes, batata frita, refrigerantes, saladas e muito mais. O McDonald’s atende mais de 69 milhões de pessoas diariamente, portanto, é necessário várias opções no cardápio.

As estratégias do McDonald's

Um dos principais objetivos do marketing do McDonald’s é inspirar a intimidade da marca com o cliente. Um ótimo exemplo disso, aqui no Brasil, é a campanha “Méqui”, iniciada em 2019. Ao mudar, de certa forma, o nome, eles conseguiram aproximar o público brasileiro da marca.

1 – Intimidade

A marca também preza pela experiência do consumidor. Isso se prova desde os primórdios da franquia, em 1960, quando foram os primeiros a implementar o uso de outdoors em sua estratégia de marketing. Vimos isso mais recentemente, durante a pandemia, quando otimizaram o atendimento ao cliente nos drive-thrus e usaram como uma estratégia de marketing.

2 – Experiência

As campanhas humanizadas também são uma marca da empresa. Dessa forma, pudemos ver a campanha “Méquizice”, onde os clientes e influenciadores mostravam a sua maneira de comer um “Méqui”. Eles conseguiram humanizar a marca, e também promover uma discussão saudável sobre os lanches servidos.

3 – Campanhas humanizadas

Os lançamentos fazem parte do marketing do McDonald’s, já que sempre elevam a expectativa e o falatório ao redor da marca. Um exemplo disso é a campanha que promoveram no Big Brother Brasil. Os participantes tiveram que “vestir a camisa” da marca, literalmente. E isso foi o pontapé para o lançamento da venda dessas peças de vestuário.

4 – Lançamentos

Público-alvo da empresa

Apesar da marca atingir todos os públicos, com seus mais de 38 mil restaurantes ao redor do mundo, o público-alvo da empresa são pessoas de classe média, com idade entre 14 e 55 anos. Porém, é importante ressaltar que crianças de até 7 anos compõe quase a metade do público da marca. Logo, diversos planos de marketing são aplicados.

Atuação no marketing digital

De maneira geral, a marca mantém a mesma comunicação no mundo online que mantém no offline. No âmbito digital, a empresa conta com o próprio aplicativo e redes sociais, onde o tom de autoridade, mas de descontração, ainda podem ser encontrados.

Exemplos de inovações

O principal diferencial do McDonald’s está em sua comunicação, que carrega um tom leve e descontraído, sem perder a sua autoridade na área. A aproximação com o público, principalmente em ambientes online, é prova suficiente.

Comunicação

Algo muito relevante para o status da marca é sua padronização. Os treinamentos promovidos, tanto para o atendimento, quanto para o sabor, garantem um alinhamento à nível mundial. Ou seja, não importa em qual país você esteja, a sensação de aconchego e familiaridade será presente ao entrar em um McDonald’s.

Padronização

Um fator mais interessante do marketing do McDonald’s é a personalização e a hiperlocalização. A marca preza pela cultura de cada país em que está presente. Alguns sabores de sanduíche, como o hambúrguer de teriyaki, no Japão, e até mesmo lojas inteiras, como a de Gramado, no Rio Grande do Sul, com arquitetura estilo colonial, se fazem presentes.

Hiperlocalização e personalização

Quais lições tirar dessas estratégias?

- Mantenha sempre a qualidade do seu produto, para que se torne uma referência; - aproxime sua marca do público; - molde suas necessidades às necessidades do público; - faça campanhas impactantes e eficientes; - padronize a comunicação da empresa no mundo online e offline.