Cada vez mais, as empresas se preocupam com a experiência do cliente, ou seja, a costumer experience. Porém, uma vertente desse ideal está em ascensão: a employee experience, que visa a experiência dos funcionários. São muitos os benefícios para o ambiente de trabalho. E claro, essa estratégia também ajuda no desempenho geral. Então, vamos lá conhecer mais sobre a experiência dos funcionários?
O que é o employee experience?
O employee experience é uma estratégia implementada pelo departamento de recursos humanos das empresas, que tem os colaboradores como o foco central. Num geral, o objetivo é fortalecer o vínculo entre empresa e funcionário, além disso, o bem-estar e o engajamento do colaborador com a empresa também é importante.
Resumindo, o employee experience valoriza o capital humano e o coloca em uma posição de prestígio dentro da empresa. Assim, as empresas investem na retenção de talentos, para que consigam montar equipes com uma alta qualidade. O uso dessa estratégia acaba sendo uma resposta ao próprio mercado, que exige mais diferenciais para que as empresas se mantenham competitivas.
Qual é a importância do employee experience para a marca?
Como já mencionamos, essa estratégia ajuda no desempenho geral dos colaboradores dentro da empresa. Com isso, alguns benefícios como a diminuição de erros e um melhor humor dos funcionários se fazem presentes. Além disso, fortifica a imagem da própria marca, já que se esse é um bom lugar para trabalhar, provavelmente também fornece um bom serviço para seus clientes.
Principais vantagens do employee experience
1 – Melhor qualidade de vida para o colaborador
Quando uma pessoa se sente bem em algum lugar, ela automaticamente fica mais confortável e feliz. Sendo assim, promover um ambiente acolhedor, em que a saúde mental e física, é a prioridade, faz com que a qualidade de vida aumente. Portanto, as estratégias do employee experience visam oferecer esses espaços para o colaborador, para que ele tenha segurança e qualidade no local de trabalho.
2 – Maior produtividade
Ao perceber que estão em um bom ambiente, e que sua qualidade de vida está aumentando, uma das consequências é um aumento na produtividade e no engajamento com projetos da empresa, por parte dos colaboradores. Ou seja, a estratégia faz com que os funcionários se sintam estimulados a prestar um bom serviço para a empresa.
3 – Atração e retenção de talentos
Como já mencionamos, as estratégias do employee experience visam a retenção dos talentos. Assim, promovendo um bom ambiente de trabalho, que pode ser certificado com o selo de “Great Place To Work”, as chances de conquistar novos talentos para sua empresa, e de mantê-los com você, são maiores.
4 – Promove a marca empregadora
Junto do conceito de employee experience, anda a ideia de employer branding, que significa uma valorização da marca do empregador. Sendo assim, se as estretégias de employee experience forem bem executadas, a empresa, ou seja, a marca, será valorizada automaticamente. Isso porque, todos gostam de consumir em locais que se sabe que os funcionários são bem tratados. Dessa forma, se os funcionários se dão bem, com certeza os clientes também sairão satisfeitos.
5 – Aumento na satisfação do cliente
Além disso, sabendo que a equipe conta com grandes talentos, e uma grande produtividade, os clientes se sentem mais satisfeitos de serem atendidos por profissionais capazes. Ou seja, as estratégias do employee experience giram como uma roda, onde todos os envolvidos se beneficiam em algum momento.
Como implementar o employee experience?
Implementar o employee experience na sua empresa não é tão difícil quanto parece, você deve seguir esses passos:
- Compreenda as dores dos seus funcionários e as solucione
- Veja onde eles precisam de mais auxílio durante a execução do trabalho
- Invista em benefícios, como jornada flexível e incentivos
- Sempre reconheça o esforço dos colaboradores
- Construa um ambiente de trabalho confortável e confiável
E aí, está pronto para implementar essas ideias na sua empresa? Vamos conhecer outras dicas empresariais aqui:
Métricas do Instagram que vão melhorar seus resultados
O que é CRM e como implantar essa estratégia em seu negócio?
Balanced scorecard: o que é, como usar e quais as vantagens?
Fontes: Gupy, Mereo, Convenia, Pin People