Início » Roadmap: o que é, para que serve e modelos
Roadmap

Roadmap: o que é, para que serve e modelos

Roadmap é um termo em inglês, que significa ‘mapa de estradas‘, em português. Mas como isso se aplica em um ambiente corporativo? Bem, o roadmap é uma técnica liga às áreas de criação de uma empresa, e se refere ao processo de mapear etapas para que um projeto ou produto seja concluído. Aqui, nós vamos te mostrar todos os passos. Vamos lá?

O que é roadmap?

O roadmap é uma técnica que usa diversas ferramentas para mapear todos os passos, etapas, caminhos, enfim, todo o possível que pode e irá acontecer durante a execução de um projeto. Assim, você deve transformar as questões: onde estou? onde quero chegar? quando quero chegar?, em um esquema, que irá te mostrar o caminho que será percorrido até a conclusão do projeto.

Para que serve?

Como o nome indica, um roadmap serve para lhe mostrar qual o caminho que será percorrido durante a execução de um projeto ou produto. A principal função desse mapa é para organizar as ideias dos criadores, para que o objetivo final, ou seja, onde você quer chegar, seja atingido de maneira rápida e objetiva. Além disso, ele te ajuda a saber o que priorizar e qual será o orçamento do projeto.

Como funciona o roadmap?

O gestor é o principal responsável por construir e elaborar o roadmap. Assim, ele insere as tarefas, os prazos e as metas, para depois compartilhar com a equipe e com a diretoria. As informações que não podem faltar em um roadmap são as seguintes:

  • Início e fim do projeto, com os objetivos até a entrega
  • Linha do tempo com os prazos a serem cumpridos
  • Detalhamento das tarefas, etapas e processos
  • Indicação dos profissionais para cada tarefa

Modelos de roadmap

Roadmap de projetos

Esse é o mais simples dos roadmaps, já que pode ser usado para praticamente toda novidade dentro da empresa. Sendo assim, você pode fazer um roadmap para uma ação, evento ou processo. Ou seja, qualquer novo projeto pode ser amparado por um roadmap.

Roadmap de desenvolvimento pessoal

Esse modelo serve para guiar um profissional para o seu objetivo na carreira. Alguns também o chamam de “roadmap de coaching”, já que se usa muito essa técnica para incentivar clientes. Sendo assim, nesse documento, você deve definir um período de tempo e quais os objetivos.

Roadmap de produto

Esse é um dos modelos mais usados pelas empresas, já que ajuda a mapear o desenvolvimento de novos produtos e serviços dentro da entidade. Geralmente, esses produtos demandam a ação em conjunto de diversos departamentos da empresa. Sendo assim, esse roadmap deve ser abrangente e o mais completo possível.

Roadmap tecnológico

Aqui, se usa essa técnica durante a implementação de uma nova ferramenta tecnológica dentro da empresa. Ou seja, pode ser a inclusão de um novo CRM (Customer Relationship Management), a adoção de ferramentas analíticas e por aí vai. Aqui o roadmap parte do planejamento do software até o treinamento da equipe.

Roadmap estratégico

Aqui, obviamente, o objetivo é mapear o planejamento estratégico da empresa. Sendo assim, o roadmap deve conter informações de onde a sua empresa está no momento, como o mercado está atualmente, passando pela definição de tarefas e orçamentos, até chegar no objetivo.

Como fazer?

Se essa for a sua primeira vez fazendo um desses, você deve começar identificando quais são os problemas que devem ser resolvidos. Depois, você deve definir os objetivos e avaliar quais recursos é preciso distribuir para atingi-los. Por fim você deve sempre revisar o seu roadmap, para manter o documento atualizado e útil para sua equipe.

Ferramentas

Craft.io: esse é um dos softwares de gestão mais usado pelas empresas. Ele é pago, porém oferece 14 dias de teste, com todas as ferramentas disponíveis para uso. Ele é bastante intuitivo na criação de roadmaps e também permite a integração de toda a equipe.

ProductPlan: esse é um software ideal para uma grande equipe, e objetiva uma melhor comunicação entre a equipe. Ele é altamente personalizável, o que pode ser uma boa para quem deseja um roadmap bem detalhado. O ProductPlan também é pago, mas também oferece um teste de 14 dias.

ClickUp: esse é o único que tem uma versão gratuita, com recursos limitados, mas ainda assim grátis. Além disso, ele é bem completo e fácil de usar, oferecendo recursos como calendário e alertas, para além da criação dos roadmaps.

E aí, acha que vai implementar essa técnica? Então anote mais essas dicas para otimizar seu trabalho:

12 dicas de produtividade para aumentar o rendimento no trabalho

Fluxograma de processos: o que é e como montar?

12 melhores apps para otimizar a gestão de tempo

Fontes: G4, Fia, Endeavor

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *