Quando ouvimos falar de conteúdo de valor, logo pensamos em um conteúdo rico de informações. Porém, para saber seu significado exato, precisamos vê-lo como uma ferramenta de marketing digital. Portanto, no marketing digital este conteúdo é muito usado para criar autoridade no assunto. Sendo assim, ele precisa ser relevante. Ou seja, ser um conteúdo que um determinado público deseja para seu conhecimento. Assim, neste texto vamos aprender primeiro o que é um conteúdo de valor para depois ver várias formas de produzi-lo.

O que é conteúdo de valor?

O conteúdo de valor é aquele que traz informações relevantes sobre determinado assunto. Ou seja, ele precisa ser rico em informações e novidades, trazendo revelações ou mudanças que atualizem o seu conhecimento. O conteúdo de valor também é gerado com postagens variadas.

Importância do conteúdo de valor

Esse conteúdo é importante pois cria engajamento e fidelização. Ou seja, com esse conteúdo você transforma leads em clientes e clientes em defensores de sua marca. A principal estratégia de marketing digital é o conteúdo, já que o novo público quer se informar sobre os produtos.

Vantagens de uma boa estratégia

Fidelização: criar no cliente a expectativa de novas mensagens, ofertas e produtos; Audiência qualificada: O conteúdo ajuda a delimitar mais seu segmento e proporciona um público com certeza de consumo; Interação: Possibilita a interação com leads qualificados; Informação: Educa, informa e diverte.

Técnicas mais usadas

Quando você faz uma pesquisa de seu segmento, você já entendeu as demandas do seu público e as palavras-chave mais usadas. Porém, para criar um conteúdo de valor, desenvolva conteúdos que respondam as dúvidas de seus clientes.

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Seja abrangente e informativo

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Conheça sua persona

A relevância do conteúdo depende do conhecimento de seu público. Ou seja, você só vai produzir conteúdo de valor se você conhecer a fundo o seu público. Portanto, quando você tem conhecimento dos medos, sonhos e dores está mais perto de solucionar seus problemas. A construção da persona vai trazer confiabilidade em você.

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Tenha um ponto de vista

Para produzir um conteúdo de valor, é necessário ter um ponto de vista único. Ou seja, se você falar tudo o que já está sendo falado, isso não trará novidade alguma. Então, dê uma nova visão a um tema que está desgastado e se esforce para ser diferente.

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Use palavras-chave

Para você se aproximar mais de seu público e saber sobre as suas buscas na web, nada como buscar por palavras-chave. Existem ferramentas gratuitas para isso como Answer The Public, Google Ads e Ubersuggest. Você também pode usar o YouTube para pesquisar.

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Utilização do Google Analytics

Essa ferramenta gratuita do Google, foi criada para entender a audiência de seu site, monitorando o tráfego de blogs e lojas virtuais. Esse dispositivo oferece uma gestão repleta de vantagens, pois não está focada somente no movimento do site, mas também nos usuários.

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Dê satisfação

Um conteúdo de valor é aquele que esclarece frente a uma confusão de informações. Então, este conteúdo é recebido como um conhecimento novo. Além disso, para obter satisfação de seus leitores, é importante conhecê-los. Assim, se este leitor é iniciante, escreva em um vocabulário compreensível.

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Faça testes

O conteúdo de valor requer conhecimento de seu público. Então, descubra por meio de testes o que seu público quer. Procure saber se seu público prefere vídeos, infográficos, carrossel, etc. Além disso, é importante saber se preferem textos mais sintéticos ou grandes.

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Tenha legibilidade

A legibilidade de um texto não está só na gramática e ortografia. Em um conteúdo de valor, esta legibilidade se consegue por alguns fatores como: escrever para o nível de compreensão de seu público e de acordo com o canal que o conteúdo será divulgado.

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Participe de grupos

Para criar um bom conteúdo de valor, você tem que participar de muitos eventos de seu nicho. Assim, faça ou participe de grupos e fóruns do assunto de seu segmento. Já que, ao compreender as necessidades das pessoas desses grupos, você pode participar solucionando muitas dúvidas.

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Alerta do Google

Para saber sobre os conteúdos mais falados, você pode criar um alerta no Google. Neste sistema é possível alterar a frequência das notificações e você pode saber os tipos de sites exibidos e seus idiomas e até quantos resultados deseja ver. Outra vantagem é que você pode ser avisado sobre notícias de seu interesse.

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Influenciadores

Para criar um conteúdo de valor por meio dos influenciadores, é preciso focar no formato. Ou seja, de que forma eles compartilham informações. Assim, você pode pesquisar influenciadores de diversos segmentos. Portanto, o que vale aqui é a forma não o conteúdo.

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Métricas

Para criar um conteúdo de valor por meio dos influenciadores, é preciso focar no formato. Ou seja, de que forma eles compartilham informações. Assim, você pode pesquisar influenciadores de diversos segmentos. Portanto, o que vale aqui é a forma não o conteúdo.