Para criar uma marca de sucesso é preciso entender, antes de tudo, que fornecer produtos ou serviços de qualidade não é a única coisa que importa. O sucesso de uma marca está ligado, em sua maior parte, às experiências que ela proporciona. Escolher um nome, um slogan e um logotipo para sua empresa deve ser apenas parte de um processo que tem como objetivo gerar identificação e criar um relacionamento com o público.

Como criar uma marca de sucesso?

Existem três estratégias principais:

1 – Defina a sua estratégia de negócio

Através dessa estratégia, a empresa consegue produzir com baixos custos, podendo oferecer ao mercado preços abaixo dos concorrentes.

1.1 – Liderança total em custos

A partir da diferenciação, o negócio tem um desempenho superior em algum benefício importante reconhecido como de alto valor pelo público.

1.2 – Diferenciação

O foco consiste em usar uma das duas estratégias anteriores em um segmento específico do mercado. Escolha a que mais se adequar à sua empresa.

1.3 – Foco

Defina o segmento da população a quem sua empresa vai direcionar seus esforços de vendas. Pesquise os hábitos de consumo, dados demográficos, preferências e comportamento dos seus consumidores.

2 – Determine o público-alvo

O posicionamento retrata um benefício ou atributo em que sua empresa é superior, como a qualidade, o atendimento etc. É possível reforçar o posicionamento da sua marca de diversas formas. Associá-la a causas sociais e políticas que correspondem aos valores do seu público pode ser outra ideia.

3 – Deixe claro o seu posicionamento

A personalidade é o conjunto de características humanas que podem ser associadas à marca, além de um dos elementos com maior força para criar conexões emocionais e identificação com o público. Ela deve personalizar valores e causas em que seus clientes acreditam e estão dispostos a defender.

4 – Construa a personalidade da marca

A proposta de valor é a experiência que o cliente vai vivenciar ao se relacionar com uma marca. Depois que a marca for lançada, é possível fazer uma pesquisa de Avaliação de Proposta de Valor. Ou seja, é possível verificar o quanto seus clientes estão satisfeitos com a experiência de se relacionar com ela.

5 – Defina a sua proposta de valor

O nome é muito importante, pois ele é o primeiro elemento que ativa a lembrança de marca. É essencial que ele traga associações fortes a todos os conceitos apresentados nos passos anteriores. Nomes curtos e de fácil escrita e pronúncia são tendência nos dias atuais. Antes da marca ser lançada, é importante fazer um teste de conceito do nome.

6 – Escolha o nome

Os elementos usados em um logotipo são as cores, as formas, a tipografia (letras) e os símbolos. É muito importante lembrar que esse é outro elemento da marca que deve facilitar sua lembrança e a diferenciação da concorrência.

7 – O logotipo é importante

Determine a frase que comunicará o posicionamento da marca. O slogan da Nike, por exemplo, é “Just do it”. Ele comunica não só o posicionamento, mas a proposta de valor da marca também.

8 – Defina o slogan