5 forças de Porter é uma ferramenta de análise de negócio desenvolvida por Michael Porter para posicionar melhor a sua empresa no mercado. Michael Porter é um dos fundadores da The Monitor Group, companhia líder em estratégia sem fins lucrativos. Além disso, ele integra o Conselho de Curadores da Universidade de Princeton, e atua como professor na Harvard Business School.

O que são as 5 forças de Porter?

São as forças competitivas que moldam uma estratégia. Identificar esses aspectos e saber o quanto eles afetam as estratégias da sua empresa pode ser essencial para mantê-la no mercado. Segundo Michael Porter, quanto mais fracas são as forças coletivamente, maiores são as chances de um bom desempenho.

Quais são as 5 forças de Porter?

Essa força é capaz de elevar o poder de barganha dos consumidores. Quanto mais opções de bens eles têm em um mercado, mais altas serão as chances de procurarem por alternativas. É preciso mapear essa força para entender quais motivos levam os clientes a mudarem de produto.

1 – Ameaça de produtos substitutos

Aqui, o que deve ser levado em consideração é a dificuldade de uma empresa ingressar em um dado mercado. Quanto mais difícil for a entrada de concorrentes, menor será essa ameaça em particular. É preciso levar em consideração aspectos como valor da marca; presença de barreiras como direitos de uso; acesso aos canais de distribuição etc.

2 – Ameaça de novos concorrentes

O que interessa é entender o quanto as pressões dos consumidores por mercadorias melhores é ou não decisiva para moldar a competição. É importante observar fatores como o preço final ao consumidor; a presença de produtos substitutos; os resultados das análises do comportamento do consumidor etc.

3 – Poder de negociação dos clientes

Os fornecedores têm um peso considerável para moldar um mercado, podendo aquecê-lo ou não, conforme o seu poder de barganha. É preciso prestar atenção em fatores como nível de diferenciação entre fornecedores; o peso dos custos de produção comparado ao preço final etc.

4 – Poder de negociação dos fornecedores

Quanto maior for a disputa por um segmento, mais ativa será a ação de empresas concorrentes no sentido de atrair clientes. Para essa força, é preciso levar em consideração a quantidade de concorrentes; o nível de diferenciação das mercadorias; as taxas de crescimento do setor etc.

5 – Rivalidade entre os concorrentes

Por que utilizar as 5 forças de Porter

Além de focar no segmento de vendas, ela é um ponto de referência no sentido de posicionar uma empresa no mercado. Quando sabemos onde estamos, fica mais fácil definir para onde vamos e de que maneira poderemos chegar lá. As forças ajudam a traçar estratégias competitivas eficientes.

Como aplicá-las?

Defina quais são as forças de Porter em relação ao seu negócio.

1 – Mapeie as 5 forças da sua empresa

Analise as melhores práticas adotadas por empresas do mesmo nicho que a sua. Assim, você pode monitorar os concorrentes, comparar os resultados e incorporar os métodos mais eficientes.

2 – Faça pesquisas de mercado

Incluir as 5 forças de Porter como parte do planejamento da sua empresa pode ser importante para definir passos mais certeiros, que realmente levem em consideração todas as variáveis do negócio.

3 – Inclua a análise de Porter no seu planejamento estratégico

Exemplo das 5 forças de Porter em agências de Marketing Digital

Existem outros modelos de negócios que podem cumprir a função das agências de fazer a divulgação e o relacionamento na internet. As agências digitais podem sofrer com a ameaça de produtos substitutos.

1 – Ameaça de produtos substitutos

A princípio, o setor de agências de Marketing Digital não tem barreiras de entrada elevadas. Então, a todo momento surgem novas agências que podem aumentar a competitividade do setor e pressionar os preços para baixo.

Ameaça de novos concorrentes

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Muitas agências trabalham com poucos clientes, que são responsáveis por uma parcela significativa do seu faturamento. Logo, a saída de um deles, pode determinar sua queda. Isso se torna um poder de barganha dos compradores que pode representar uma ameaça pro setor.

Poder de negociação dos clientes

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Entre os fornecedores de serviços para as agências digitais, estão grandes players do mercado de tecnologia: Google e Facebook. Porém, as agências representam uma parcela ínfima do faturamento dessas empresas. Então, o poder de barganha desses fornecedores é alto.

Poder de negociação dos fornecedores

Os produtos e serviços que as agências oferecem podem ser considerados muito semelhantes, o que torna a concorrência muito equilibrada e aumenta a rivalidade. É comum que agências digitais assumam estratégias de diferenciação para fortalecer o relacionamento com os clientes e aumentar a sua fidelidade.

Rivalidade entre os concorrentes