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WhatsApp marketing: o que é, como fazer e por que usar?

WhatsApp marketing: o que é, como fazer e por que usar?

O WhatsApp marketing é uma estratégia que usa essa rede social como um meio para fazer marketing, a partir do envio de mensagens padronizadas para o seu público dentro da modalidade WhatsApp business.

Deseja saber um pouco mais dessa ferramenta e como ela pode te ajudar? Continue a leitura!

O que é o WhatsApp marketing?

O WhatsApp Marketing é uma estratégia para atrair mais clientes e vender produtos por meio do WhatsApp, utilizando técnicas de marketing. Com esse recurso, é possível personalizar mensagens de acordo com o seu público-alvo, além de apresentar produtos e promoções que podem atiçar a curiosidade do usuário.

No entanto, um fator importante sobre essa ferramenta é que ela não pode ser a única dentro de um modelos de negócio. Sendo assim, é fundamental outros meios de interação com clientes em potencial para aumentar a visibilidade e a possibilidade de conversão.

Ainda assim, esse recurso em específico é extremamente vantajoso e deve ser levado em consideração pelo empreendedor. Veja abaixo algumas vantagens:

  • Feedbacks dos clientes;
  • Acompanhar entrega de pedidos;
  • Promover conteúdos direcionados;
  • Garantir uma aproximação maior com o público;
  • Interagir de forma automatizada;
  • Responder perguntas.

Como implementar essa estratégia?

Com a tecnologia cada vez mais avançada, as formas de comunicação e interação entre empresa e cliente também vão avançando promovendo a necessidade do surgimento de novas ferramentas de interação com o consumidor.

Dessa forma, para implementar essa estratégia, é essencial ter essa ferramenta bem definida no seu planejamento, pois é necessário compreender como ela contribuirá para aumentar as taxas de conversão.

Dentro do seu modelo de negócio, você pode aproveitar esse recurso para permitir que os clientes tirem dúvidas sobre a disponibilidade de produtos, além de facilitar o processo de vendas, estabelecendo uma interação mais próxima com o cliente, fazendo uso dos recursos de áudio, fotos e vídeos disponíveis no aplicativo

Fica claro, então, que esse é um recurso bem vantajoso. Observe no que ele pode te ajudar:

  • Aumentar a conversão;
  • Garantir uma boa experiência ao cliente;
  • Aumentar a retenção e o engajamento ;
  • Melhora no fluxo de trabalho.

Viu só quantas vantagens?

Por que usar o WhatsApp marketing?

O WhatsApp é uma ferramenta totalmente gratuita e apresenta diversas vantagens quando usada dentro do  perfil de negócios.

Dentro das razões que justificamos seu uso, é importante mencionar algumas vantagens principais:

  • Permitido enviar mensagem para vários usuários ao mesmo tempo;
  • Dá pra acompanhar mais de perto a opinião do cliente;
  • A comunicação acontece em tempo real;
  • É possível um contato privado tanto com clientes, quanto com parceiros;
  • Conteúdos versáteis.

Apesar das razões que justificam seu uso, muitas empresas não têm explorado essa ferramenta com o objetivo de captação de clientes através do marketing no próprio aplicativo. Você faz parte desse grupo? Tomara que não, hein?

Melhores ferramentas para o WhatsApp marketing

Confira abaixo algumas ferramentas que podem te ajudar na estratégia de WhatsApp marketing.

Whatsite

É um meio de trazer uma conversa iniciada no site para ser respondida posteriormente no WhatsApp. Portanto, privilegia-se o atendimento pelo aplicativo.

Canva

O canva é uma ferramenta muito importante para criar posts bonitos e atrativos. São vários templates disponíveis para você usar, sem a necessidade de experiência prévia com design gráfico.

Conversational marketing

É uma ferramenta de inteligência artificial que te ajuda a configurar conversas com as principais dúvidas e, também, ajuda a melhorar o tempo em atendimento.

Whatslovers

É uma ferramenta que permite a automação de marketing através do WhatsApp. Ela faz a segmentação de públicos, envia campanhas e muitas outras funções.

O que evitar fazer no WhatsApp marketing?

Apesar de ser uma ferramenta muito boa para alcançar um número maior de pessoas, é preciso ficar de olhos abertos quando se trata de algumas condutas que, inclusive, podem afastar os seus clientes. Veja quais são:

Envios de mensagem fora do horário comercial

Recomenda-se que o contato com o cliente seja realizado dentro do horário comercial, mesmo sendo um pouco contraditório, porque às vezes o usuário só consegue conversar após esse horário.

Mensagem em massa

E fundamental respeitar os limites de envio de mensagem dentro do aplicativo. Isso porque, além de ser uma conduta invasiva, pode comprometer a sua permanência por ser considerado um Spam. Você não vai querer isso, não é?

LGPD e uso de dados

A LGPD (Lei Geral de Produção de Dados) é responsável por determinar condutas que são permitidas dentro da ferramenta, além de garantir a segurança dos dados oferecidos pelos usuários. Basicamente isso, sem aprofundar muito.

Sendo assim, respeitar cada item é essencial. Além disso, você deve dar o poder de escolha para o seu cliente sobre o que será consumido ou não dentro dessa ferramenta.

Viu como o WhatsApp marketing, embora não seja explorado por muitos empreendedores, é uma ferramenta e tanto para alcançar mais visibilidade e oportunidades de negócio? Siga as nossas dicas e mão na massa.

Referências: Zenvia, PiperunNeil Patel, Resultados Digitais, Rock Content

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