O Dia dos Namorados é uma data muito esperada por muitos casais apaixonados. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Embora essa data tenha um apelo comercial muito forte, é uma oportunidade para muitos negócios alavancarem suas vendas e conquistarem novos clientes por meio de um marketing bem feito para o dia dos namorados.
Para se destacar nessa data, é preciso ter criatividade e investir em estratégias que envolvam o público e despertem o desejo de presentear a pessoa amada. Algumas estratégias que costumam fazer sucesso nessa época são:
- Personalização de produtos e serviços;
- Promoções e descontos especiais;
- Kits de presentes temáticos.
Nesta lista, trazemos 23 dicas de marketing para o Dia dos Namorados que vão ajudar a sua empresa a arrasar na campanha e conquistar muitos clientes.
23 dicas de marketing para o Dia dos Namorados
Você sabia que o 12 de junho surgiu trazido por um publicitário com a intenção de aquecer o mercado nacional em uma época de vendas fracas?
Em 1949, João Dória criou a primeira campanha de marketing para o dia dos namorados com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”, a partir de uma ideia vinda do exterior. Ao fazer isso, ele uniu o útil ao agradável, aquecendo o mercado nacional ao mesmo tempo em que correlacionava a data ao santo português. E quase 8 décadas depois, a ideia continua um sucesso.
Por isso, você confere a seguir as nossas dicas para aquecer esse mês de junho com as melhores publicidades e vendas:
1. Comece cedo
Primeiramente, inicie a sua campanha para o Dia dos Namorados com antecedência. Dessa forma, você terá mais tempo para planejar e executar suas estratégias. Além disso, começar cedo permite que você alcance mais pessoas e aumente suas chances de conversão.
2. Aposte em ofertas e promoções
Ofereça descontos, promoções especiais e combos para seus clientes. Ademais, essa é uma ótima maneira de incentivar a compra e aumentar o ticket médio.
3. Use o poder das redes sociais
As redes sociais são uma ferramenta poderosa para o marketing, especialmente para o Dia dos Namorados. Ou seja, crie postagens temáticas e compartilhe fotos de produtos ou serviços que possam interessar seu público-alvo.
4. Invista em e-mail marketing
Envie e-mails personalizados para seus clientes, oferecendo promoções especiais e incentivando a compra. Além disso, lembre-se de caprichar no design e no conteúdo do e-mail, para chamar a atenção do seu público.
5. Crie uma landing page
Crie uma página exclusiva para o Dia dos Namorados, com informações sobre as ofertas e promoções que sua empresa está oferecendo. Dessa forma você direciona seus clientes eficientemente para uma página específica e incentiva a conversão.
6. Utilize o marketing de influência
O marketing de influência pode ser uma ótima maneira de atingir a audiência e aumentar sua visibilidade. Por isso, procure por influenciadores que tenham afinidade com a sua marca e peça que eles divulguem as promoções.
7. Ofereça frete grátis
Oferecer frete grátis pode ser um grande incentivo para a compra, principalmente para aqueles clientes que estão em dúvida sobre qual presente escolher.
8. Faça parcerias
Busque por parceiros que possam complementar seus produtos ou serviços. Por exemplo, uma floricultura pode fazer parceria com um restaurante, oferecendo um desconto na compra de um buquê de flores e um jantar romântico.
9. Ofereça opções de entrega
Ofereça opções de entrega flexíveis, como entrega expressa ou no mesmo dia. Desse modo, pode ajudar a aumentar as chances de conversão, especialmente para aqueles que deixaram a compra para a última hora.
10. Use o storytelling
Conte histórias que envolvam o amor e a data comemorativa, para despertar o sentimento de romantismo em seus clientes e aumentar o engajamento com sua marca.
11. Invista em embalagens criativas
Invista em embalagens criativas e temáticas para os presentes, isso pode ser um diferencial para sua marca e ajudar a destacar seus produtos no mercado.
12. Crie concursos temáticos
Crie concursos temáticos nas redes sociais, incentivando seus seguidores a compartilharem fotos ou histórias de amor. Porque essa é uma ótima maneira de aumentar o engajamento com sua marca e atrair novos clientes.
13. Use o poder do vídeo marketing
Crie vídeos temáticos para o Dia dos Namorados, mostrando seus produtos e serviços de uma forma criativa e atraente. Assim, pode ajudar a aumentar a conexão emocional do seu público com sua marca.
14. Crie um guia de presentes
Crie um guia de presentes para o Dia dos Namorados, com opções de presentes para diferentes perfis. Ou seja, dessa maneira você pode ajudar seus consumidores a escolherem o presente ideal e aumentar as chances de conversão.
15. Use o SMS marketing
O SMS marketing pode ser uma ótima maneira de alcançar seus clientes de forma direta e eficiente. Envie então mensagens personalizadas com ofertas especiais para incentivar a compra.
16. Realize eventos especiais
Realize eventos especiais, como jantares românticos, workshops ou palestras, para comemorar o Dia dos Namorados e aproximar sua marca dos seus clientes.
17. Personalize as mensagens
Crie mensagens personalizadas com base no histórico de compras e preferências de cada cliente, e envie junto aos produtos, aumentando a conexão emocional e melhorando as chances de conversão.
18. Ofereça brindes
Ofereça brindes temáticos para seus clientes, como porta-retratos, canecas ou chaveiros. Com isso você fideliza seus clientes e aumenta a visibilidade da sua marca.
19. Use o marketing de conteúdo
Crie conteúdo temático para o Dia dos Namorados, como artigos, infográficos ou vídeos. Dessa maneira, você estará aumentando o tráfego para o seu site e fortalecendo a imagem da sua marca.
20. Crie campanhas sociais
Crie campanhas sociais para o Dia dos Namorados, incentivando seus clientes a fazerem doações para instituições de caridade que ajudam casais em situações difíceis. Além de fortalecer a imagem da sua marca, você contribuirá para uma causa social importante.
21. Personalize a experiência de compra
Personalize a experiência de compra dos seus clientes, oferecendo sugestões de presentes com base no histórico de compras e no comportamento de navegação de cada cliente. Desse jeito, você aumenta as chances de conversão e retém cada vez mais clientes.
22. Faça um follow-up pós-venda
Faça um follow-up pós-venda para saber se seus clientes ficaram satisfeitos com a compra e se precisam de algum suporte adicional. Assim, você fortalece seu relacionamento com os clientes e a aumenta as chances de recompra.
23. Invista em publicidade online
Invista em publicidade online para alcançar seu público-alvo em diferentes canais e plataformas. Sendo assim, crie anúncios criativos e atraentes, direcionando o tráfego para seus canais que promovem o Dia dos Namorados.
Com essas dicas de marketing para o Dia dos Namorados, você pode criar campanhas criativas e eficazes para então atrair e fidelizar seus clientes. Lembre-se, portanto, de adaptar as estratégias de acordo com o perfil do seu público-alvo e as características do seu negócio.
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Fonte: Resultados Digitais WebStore blog Zenvia