Para quem trabalha com marketing de conteúdo ou possui um site, o conceito de estrutura de silo pode ser familiar. Porém, se você ainda não sabe o que é, essa estratégia é uma maneira de organizar conteúdos em um site de forma otimizada, buscando então melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, ranquear com o impulsionamento do SEO.
A técnica consiste em agrupar materiais relacionados em seções claras e distintas, com cada silo composto por uma página principal e conteúdos interligados. Assim, simplifica o processo de criação de links internos, melhora a indexação do site pelos mecanismos de busca e fortalece a relevância das páginas.
Continue lendo nosso artigo e descubra em detalhes como funciona essa abordagem e como ela pode melhorar significativamente seu marketing de conteúdo.
O que é a estrutura de silo?
A estrutura de silo é uma forma de organizar o conteúdo do site em áreas temáticas, de uma maneira hierárquica. Ou seja, isso significa que os assuntos relacionados ficam agrupados em uma mesma categoria, que, por sua vez, está subordinada a um tema maior.
Inclusive, a estrutura recebe esse nome porque pode ser visualizada como se fossem silos de grãos, onde cada partição possui então um tipo de conteúdo específico.
Essa é uma técnica de SEO on-page que busca manter uma estruturação organizada em sua página, de maneira a tornar a navegação dos visitantes mais fluída e intuitiva.
Importância de adotar a estrutura de silo em um site
Adotar a estrutura de silo então é fundamental para melhorar a usabilidade e a navegação do site. Além disso, com ela os usuários encontram mais fácil o conteúdo que procuram, e navegam de maneira mais intuitiva e coerente.
Ademais, essa estrutura também é altamente relevante para o SEO, uma vez que ajuda buscadores a entenderem a organização do conteúdo do domínio e então classificar as páginas de acordo com a relevância.
Como implementar a estrutura de silo?
A implementação da estrutura de silo depende do estágio do site. Ou seja, se é novo, fica mais fácil definir uma organização desde o início. Porém, se o site já existe, será necessário fazer uma reestruturação do conteúdo. Confira em detalhes:
Site novo
Se você está criando um novo site, é importante pensar na estrutura de categorias desde o início. A primeira etapa é definir as principais, que serão os temas abrangentes do site.
A partir delas, é possível criar subclasses que abordem assuntos mais específicos. O importante é que a organização seja coerente e que cada página esteja relacionada a uma das categorias mãe ou filhas.
Site antigo
Se o site já existe, será necessário fazer uma reorganização do conteúdo. O primeiro passo é mapear o material existente e definir quais categorias e subcategorias serão criadas.
É importante ressaltar que essa reorganização deve ser feita com cuidado, para não afetar a indexação do site pelos mecanismos de busca. É possível criar novas classes amplas e subordinadas sem que isso afete as URLs já existentes.
A estrutura de silo é uma técnica fundamental para melhorar a organização do conteúdo e a experiência do usuário dentro de um site. Além disso, ela é altamente relevante para o SEO, já que ajuda os mecanismos de busca a entenderem a organização do domínio e a classificar as páginas de acordo com a relevância.
Se você está criando um novo site ou quer otimizar um já existente, adotar a estrutura de silo é uma das estratégias mais eficientes para melhorar o desempenho da sua página. Comece hoje mesmo!
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Fonte: Resultados Digitais Christian Ethiel Leelah Digitais do Marketing