No marketing interativo, a experiência do cliente é muito importante e o especialista Philip Kotler notou que consumidores modernos costumam usar uma base antes de pagar por um serviço ou mercadoria. Com isso, o preço nem sempre é o mais importante.
Mas enfim, o que é marketing interativo? Vamos descobrir!
O que é Marketing Interativo?
O termo marketing interativo está cada vez mais popular entre publicitários, empresários e outros profissionais. Contudo, muitos ainda têm dúvidas sobre seu conceito e importância para o mercado.
Basicamente, o marketing interativo é um conjunto de técnicas e práticas que tem o intuito de criar um relacionamento mais profundo com o cliente. Assim, fomentar um maior engajamento com o público.
Com essa ferramenta, o consumidor está no centro de todos os planos e processos. Dessa forma, você cria proximidade e um diálogo aberto para novas e mais profundas relações. Ou seja, com maior interação entre você e seu público, você cria e fomenta o ambiente ideal para ele.
Principais características do Marketing interativo
O Marketing Interativo possui como características:
1- Aproximação com o público
É importante manter uma conexão entre você e o público, provocar uma conversa significa promover a sua marca. Todo tipo de interação é bem-vinda, seja direta ou indiretamente, através de comentários ou votações.
2- Maior interação em todos os canais
Com o passar dos anos, a tecnologia foi ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas, e sua marca não pode ficar de fora disso. É importante ter uma boa quantidade de canais disponíveis para a comunicação.
3- Desenvolvimento de um diálogo aberto
Para criar um diálogo, primeiro você vai precisar conhecer o seu público e ver como ele interage.
Nem sempre aquela tática antiga de ter um perfil completamente sério é a melhor opção. Criar uma forma direta e clara de comunicação entre o cliente e a marca é o que mais importa.
4- Propício para feedbacks valiosos
Cada dia mais as pessoas estão considerando muitas coisas além de preço. Proporcionar uma experiência personalizada pode fazer com que você se destaque no seu nicho.
Por exemplo, ter uma linguagem única por ser um diferencial importante. Dividir com o público a razão de você ter criado um produto pode ser um motivo emocional também.
5- Maior chance de conversão, nutrição e captação de leads
Ao fazer todos os passos anteriores, será muito mais fácil conseguir uma conversão positiva.
Qual a importância do Marketing interativo?
O marketing interativo é importante em um mercado que está cada vez mais saturado. Isso porque muitas empresas se conectam com o público de forma rasa.
Dessa maneira, essa rede de clientes com o público no topo é defendida por Philip Kotler no livro Marketing 4.0. Assim, o especialista afirma que o cliente atual não quer ser tratado como um número na planilha da empresa e sim como uma pessoa.
Então, mesmo que o consumidor tenha alguma crítica a se fazer, a empresa se beneficia disso, já que ela mostra ser ouvinte. Além disso, ela pode empregar a melhoria solicitada.
Sendo assim, as relações se tornam pessoais e o produto se torna serviço e vice-versa. Isso melhora a experiência do cliente e até mesmo da empresa, que consegue avaliar melhorias com mais rapidez e de forma mais prática.
Logo, os dados fornecidos pelo consumidor fiel são de muita importância para gerar insights poderosos. Até porque podem ter o efeito de otimizar os processos internos e externos.
Isso se torna ainda mais valioso no mercado atual. Isso porque os dados podem personalizar seu conteúdo de forma estratégica para sua persona.
Se juntar esses dados com os novos insights de um marketing interativo bem executado, cria-se inúmeras possibilidades de captação, bem como de nutrição e conversão de antigos e novos leads.
Vantagens do Marketing interativo
Dentre as principais vantagens do marketing interativo, é importante destacar:
1- Enriquecer o banco de dados
Se você tiver mais informações sobre seu público, conseguirá manter a expectativa dele. Além disso, o feedback dos clientes sempre será positivo.
2- Maior envolvimento com o público-alvo
Ao ter boas interações com a marca, o cliente terá uma memória afetiva que o fará lembrar de você, o que aumenta a chance de uma conversão, por isso é importante manter um bom relacionamento.
3- Fidelização de clientes
Se todos os passos forem feitos da maneira correta, o cliente continuará voltando sempre. A fidelização de um cliente é muito maior desta maneira.
Como implementar o Marketing Interativo?
Na era do marketing 4.0 de Philip Kotler, os clientes querem fazer parte da discussão, já que reconhecem que, sem ele, a empresa não existiria. Então, o marketing interativo atua para conquistar a confiança do seu público, conferindo um sentimento de colaboração.
Para implementar uma boa estratégia de marketing interativo, é importante seguir alguns passos, como:
1- Captação de dados
Como o público está no topo da hierarquia, você deve observá-lo para criar suas estratégias. Logo, o primeiro passo para implementar o marketing interativo é captar as preferências de sua persona.
Trabalhar com data mining, ou a descoberta de conhecimento por meio de base de dados, é necessário nos dias atuais. Isso porque, em grande parte, o consumidor está mais interessado em ações personalizadas.
Então, captar esses dados e preferências é de extrema importância para a empresa. Com eles, você pode moldar suas estratégias de forma certeira, visto que você dialoga diretamente com seu público.
Assim, é importante analisar algumas informações, como: idade, região, poder aquisitivo, escolaridade, entre outras. Sendo assim, basta captá-las por meio de questionários, pesquisas, quizzes e landing pages.
Uma pesquisa realizada em 2017 com mais de 20 mil profissionais do marketing revelou que 87% dos entrevistados defendem que o uso de conteúdo interativo é uma das formas mais efetivas para atrair a atenção de internautas.
Por exemplo, um prompt de interação pode ser a diferença que faz o usuário ficar mais alguns segundos na sua página. Como consequência, ele pode decidir olhar seus produtos e conhecer sua marca. Então, mesmo sem a conversão, você está arrumando potenciais leads.
2- Nutrição de leads
Para converter leads em clientes, você precisa das informações obtidas por meio da captação. Agora, é necessário criar uma abordagem de nutrição bem estruturada que chame a atenção do seu público.
Um exemplo de nutrição de lead é um infográfico interativo, já que você proporciona uma experiência lúdica. Outro exemplo de nutrição de leads é a calculadora interativa. Isso porque você está aumentando o engajamento ao ajudar o seu lead a tomar sua decisão, seja calculando frete ou simulando o desconto que poderia receber.
3- Fidelização
Agora você já atraiu e converteu seu cliente. Então, é preciso fidelizá-lo. Para isso, entenda que a sua experiência vai além da compra. Ou seja, em vez disso, continue nutrindo seu cliente com conteúdos legais e que garantam proximidade.
Assim, você pode utilizar um questionário pós-venda. Além disso, dê motivos para seu cliente continuar consumindo conteúdos que mostrem tudo que sua marca possa oferecer. Então, volte ao passo um, ouvindo seu cliente por todo o processo!
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