Você pode até pensar que não, mas a visão de uma empresa, juntamente com outros direcionadores, como missão e valores, é de grande importância para o seu negócio. Esses elementos são responsáveis por orientar as tomadas de decisões em relação a todos os aspectos da empresa, incluindo o marketing.
A visão de uma empresa, na verdade, é uma perspectiva. Portanto, ela representa os objetivos que o conduzirão ao lugar desejado para o seu negócio. Quer saber um pouco mais sobre visão de empresa? Continue com a gente!
O que é a visão de uma empresa?
Não se pode negar que definir uma visão de empresa é de extrema importância para qualquer negócio, pois é a partir dela que nasce o planejamento. É ela a responsável por definir a identidade da marca.
Logo, é importante que você saiba que visão de uma empresa está além de um slogan. Ela envolve ações práticas e que ganhem a atenção da sua persona. Portanto, muito mais do que defender ideias, é importante que elas sejam praticadas.
Um exemplo de visão de empresa pode ser a Dove, que propõe em seu planejamento a ideia de que não existe um corpo ideal ou perfeito, e que o bonito, na verdade, é ser o que é, sem estereótipos.
Por fim, isso quer dizer que a visão de uma empresa precisa ser inspiradora, tanto para os colaboradores quanto para os consumidores. Quanto mais valores alinhados, maior a chance da sua persona consumir com você.
Qual é a importância da visão de uma empresa?
Ainda que algumas pessoas acreditem que norteadores como visão, missão e valores sejam apenas obrigações do universo corporativo, esses fatores podem te ajudar a se destacar no mercado e manter um posicionamento sólido. Sem ter uma identidade, manter a competitividade pode ser difícil.
Além disso, a tomada de decisão passa a ser cada vez mais difícil, já que você não tem no que se basear e não sabe aonde quer chegar. Sem a visão, seu negócio pode estagnar, já que cada decisão pode levar a um lugar diferente, o que quer dizer que não existe critério. Portanto, não deixe de definir uma visão para o seu negócio.
Portanto, para estar dentro do jogo no mundo dos negócios, e se destacar dentre tantos concorrentes, é fundamental que a sua identidade esteja bem desenhada, pois sem isso a sua permanência pode estar cada vez mais inviável. Sendo assim, o seu propósito dentro do planejamento precisa ser claro para atingir aqueles que caminham com você: os colaboradores e os seus consumidores.
Vejamos abaixo pontos fundamentais que essa perspectiva representa:
- Uma joia que se destaca quando comparada aos concorrentes;
- Direcionamento das ações;
- Posicionamento para sustentar as suas ações;
- Definir uma visão de futuro;
- Aproveitar melhor as oportunidades;
- E muito mais.
Como defini-la?
Uma visão de empresa precisa andar lado a lado com os seus valores, propósitos e missão. Outro fator importante, para que o seu negócio não se perca no tempo, é a tríade: metas, indicadores e prazo. Acompanhe abaixo alguns questionamentos importantes para a sua definição:
- O que a empresa quer ser no futuro?
- Onde ela estará daqui cinco anos?
- Como a empresa deseja ser reconhecida?
Ao responder essas questões, você começará a traçar o caminho para definir a visão da sua empresa. Além disso, você pode pesquisar sobre empresas que admira, para entender melhor a perspectiva que elas tiveram e como isso as ajudou durante sua jornada.
Ou ainda, você pode seguir o seguinte passo a passo:
- Passo 1: traçar um plano de onde a sua empresa deseja chegar;
- Passo 2: defina métricas para acompanhar a evolução do seu planejamento dentro dos objetivos determinados;
- Passo 3: selecione o slogan, o qual vai ser responsável por transmitir todas as suas ideias em um único lugar. Nessa etapa, você pode trazer inspiração de outras marcas das quais você admira.
15 exemplos de visões de empresas famosas
Separamos aqui alguns exemplos de grandes empresas que definiram sua visão e conseguiram atingir as suas metas. Sendo assim, você pode se inspirar para elaborar a visão de sua empresa.
1- Cacau Show
“Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental”.
2- Disney
“ Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças”.
3- Coca-Cola
“Matar a sede do mundo”.
4- Petrobras
“Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse”.
5- Microsoft
“Um computador em cada mesa e em cada casa”.
6- Nike
“ Trazer inspiração e inovação para todos os atletas do mundo”.
7- Facebook
“Conecte-se com amigos e o mundo ao seu redor no Facebook”.
8- Kopenhagen
“Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas.”
9- Natura
“Tornar os produtos da marca Natura veículos de comunicação, educação e engajamento por meio da transparência no fornecimento de informações, que auxiliem o consumidor em sua escolha consciente e sustentável”.
10- Starbucks
“Inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara e um bairro de cada vez”.
11- Apple
“Mudar o mundo através da tecnologia”.
12- Samsung
“Manter a 1ª posição no mundo na mesma linha de negócios”.
13- Puma
“Ser a marca de esportes mais rápida do mundo”.
14- Nubank
“Resolver a vida financeira das pessoas com transparência, segurança e simplicidade”.
15- Vale
“Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta”.
Qual é a diferença entre missão e visão de uma empresa?
Mesmo sendo classificados como norteadores de um empresa, ou seja, fatores que ajudam o seu negócio a chegar em seus objetivos, a missão e a visão tem diferenças importantes. Enquanto a missão pode ser definida como a razão de ser de uma empresa, ou seja, algo imutável e permanente, a visão pode mudar ao longo do tempo.
Além disso, a visão é o único item entre os norteadores que pode mudar com o tempo. Ou seja, uma vez que você atingir a primeira meta estabelecida, na fundação de sua empresa, você deve definir uma nova visão. Assim, você se mantém competitivo e mantém o seu lugar no mundo dos negócios.
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Fontes: 4Cinco, Elevon, G4 Educação, IBC, Siteware, Senior
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