Início » 4 Ps de Marketing: quais são e como aplicar o Mix de Marketing?
4 Ps de marketing

4 Ps de Marketing: quais são e como aplicar o Mix de Marketing?

Para elaborar um produto que tenha sucesso, é preciso conhecer os pilares do marketing, conhecidos como os 4 Ps do marketing. Mas por que? Bom, para começar é preciso ter um objetivo, conhecer o público da marca e saber como abordá-lo. 

Então, se você quer entender como esses quatro pilares funcionam e como ter sucesso na sua empresa, não saia desta página.

Quais são os 4 Ps?

Primeiramente, para entender melhor a tática, é importante conhecer cada um dos Ps para que toda a técnica seja feita da forma como deve, só assim terá um efeito positivo para a empresa. 

Depois que uma pessoa entende como isso funciona, fica mais simples.

Mesmo que a internet e o mundo estejam se transformando a cada minuto, algumas técnicas permanecem as mesmas, pois é significado de sucesso garantido, primordialmente no marketing. Para criar um projeto, por exemplo, sempre será preciso de um planejamento em cima de uma ideia base.

Ao passo que no mundo do marketing não é diferente. É claro que a forma como cada pessoa vai atuar dentro do mercado não vai ser igual, mas o planejamento em cima do que o cliente de determinada empresa precisa continua o mesmo.

Produto

Um negócio não existiria sem que o seu produto principal já estivesse sido criado, não é mesmo? Esse item não precisa ser necessariamente um item físico, o produto pode ser qualquer tipo de serviço que é oferecido, como um conserto ou criação de conteúdo.

É importante conhecer todas as características deste produto antes de começar a vendê-lo. Por exemplo:

  • Quais suas características, como cor, tamanho, físico ou digital?
  • Qual a dor do cliente que ele pretende resolver?
  • Qual o público alvo dele?
  • Como e quando as pessoas poderão usá-lo?
  • Qual o diferencial do produto dentro do mercado?
  • Como o nome do produto se relaciona com a empresa?

Preço

Assim como qualquer outro produto, o valor monetário dele é muito importante para as pessoas que pretendem adquiri-lo.

É importante que ele tenha uma qualidade adequada ao custo-benefício, pois se o preço for alto, a qualidade do produto deve mostrar o motivo de todo aquele investimento. 

Para esse passo, as perguntas que você se deve fazer são:

  • Qual a política de crédito?
  • Farei descontos?
  • Como devo precificar o produto?
  • Qual o período de pagamento?
  • Meu cliente consegue pagar pelo produto?

Praça

Este tópico é para determinar o local que este produto será vendido. Os canais de distribuição que ele ficará disponível é importante para a sua receita final, já que o cliente precisará chegar neste local de venda.

Quanto mais rápido e prático o cliente conseguir chegar ao local, mais aumentam as chances dele continuar voltando para comprar ou de indicar a marca para outras pessoas.

Você deve levar em consideração:

  • Os pontos de venda e distribuição; 
  • O armazenamento;
  • Quão fácil é o manuseio dos produtos;
  • Se precisará de transporte;
  • Como funcionará o controle do inventário;
  • Como funcionará o processamento dos pedidos.

Promoção

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, este item não é feito para criar descontos em cima do produto. O seu objetivo é persuadir uma pessoa a se tornar cliente, ou seja, a comprar o produto.

Hora de divulgar e promover o produto. Para fazer isso, é importante conhecer o comportamento do público-alvo e divulgar o produto em locais onde estas pessoas vão conseguir enxergar o produto.

Em primeiro lugar, é bom criar um mix de promoção, como a divulgação em redes sociais, descontos especiais, o outbound e o inbound que já foram preparados ao decorrer dos Ps anteriores.

Como conhecer a origem da tática?

Os 4 Ps do marketing nasceu quando as empresas de todos os lugares do mundo estavam crescendo cada dia mais, as pessoas começaram a se perguntar como aquilo era possível e como fazer um pequeno negócio dar certo.

Durante a década de 1960, Albert Frey percebeu que o que uma empresa oferecia aos seus clientes, quais os meios e métodos que utilizavam era o mais importante na tática de vender mais

Contudo, o escritor do livro Basic Marketing: A Managerial Approach, Jerome McCarthy, foi quem realmente resolveu explicar esse método dentro do marketing. Segundo ele, existem quatro variáveis do Composto de Marketing: Preço, Produto, Praça e Promoção. 

O considerado constantemente por ser pai do marketing, Philip Kotler, foi o responsável por deixar esse conceito popular ao redor do mundo. Todavia, em seu livro intitulado Marketing Management, ele explicou suas ideias e disse que teve como base o livro de McCarthy.

Como começar a usar os 4 Ps do marketing?

À primeira vista pode parecer complicado, mas não é.

Para começar a utilizar essa técnica, um planejamento precisa ser criado. O crescimento não vai acontecer imediatamente, então tenha paciência.

Contudo, o planejamento de criação dessa tática, por exemplo, deve levar em consideração fatores internos e externos.

Quais perguntas fazer antes de começar?

Frequentemente acontece de esquecer os passos básicos para um projeto dar certo, então cuidado.

Se a pessoa conseguir responder todas as respostas abaixo de uma forma positiva para a empresa, então é hora de colocar em prática os 4 Ps do marketing.

Antes de mais nada, é necessário entender as perguntas que são necessárias e exigem uma resposta.

  • Quais são os verdadeiros objetivos da marca?
  • Qual a natureza de seus produtos?
  • Qual o ciclo de vida desses produtos?
  • Quais são os recursos disponíveis?
  • Qual o nível de competição que existe dentro do nicho?
  • A empresa já conhece o comportamento de seu consumidor?
  • Os canais de comunicação são bons?
  • Qual o controle do governo?

Do mesmo modo que marcas já fizeram isso eventualmente e estão crescendo cada dia mais, se você conseguiu responder essas perguntas, é o momento de começar a colocar os 4 Ps em prática que tudo pode mudar para melhor.

 

E então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também: 26 dicas de como ganhar seguidores reais no Instagram

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *