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17 maiores tendências do marketing digital

Neste texto você vai conhecer as principais tendências do marketing digital. Portanto, você vai saber sobre ferramentas de engajamento em um marketing mais humanizado.

Basicamente, todas estas mudanças estão ligadas com as novas tecnologias. Neste sentido, trouxemos neste texto muitas propostas que já são tendências no marketing e algumas que prometem impulsionar suas estratégias. 

Veja neste texto o que está acontecendo e o que está por vir em marketing digital.

Tendências do Marketing Digital

A internet está sempre mudando e com o marketing digital, isso não seria diferente. Confira quais são as tendências deste mercado:

1- Instagram reels

Basicamente, para você saber de forma rápida, o Instagram reels é uma ferramenta de vídeo. Assim, ela possibilita a criação de vídeos curtos que em pouco tempo vira febre.

Neste sentido, as marcas mais espertas já estão se beneficiando desta ferramenta. Portanto, em um marketing humanizado e de aproximação, ela é ideal.

No entanto, é preciso ter criatividade e usar tudo que o reels oferece como: gravação de vários takes, inserção de áudios, efeitos, dublagens e tudo mais.

Todo este material pode ser compartilhado como um stories, para ficar disponível 24 horas, ou no feed.

Além disso, quem tem perfil público, este material pode ser compartilhado na aba explorar aumentando o alcance.

Vale lembrar que o reels também está no Facebook, WhatsApp e YouTube. Para lhe dar mais uma dica, você pode produzir um Storytelling sobre sua empresa.

Neste sentido, o Instagram reels está entre as principais tendências de marketing digital, pois a ideia atual é se aproximar do cliente.

2- Marketing responsivo

O termo responsivo no marketing digital significa uma estratégia que responde a todo modo de recepção. Ou seja, uma estratégia feita para computadores e dispositivos móveis.

Neste sentido, se você não fizer uma campanha para tablets, notebooks, smartphones e android, você pode perder espaço para os concorrentes.

Pesquisas recentes afirmam que só no Brasil 79% de todo o tráfego está nestes dispositivos. No entanto, tudo indica que em 2022 esta cifra tende a subir

3- Uso de UGC (user generated content)

Em síntese, é possível dizer que o conteúdo atualmente se democratizou. Ou seja, todo mundo pode fazer um bom conteúdo de imagem, por exemplo. Isto acontece por causa da qualidade dos dispositivos, como os smartphones.

Assim, as pessoas geram conteúdos o tempo todo e compartilham. Mas onde entra o UGC?

O UGC é o uso dos conteúdos das pessoas pelas marcas. Ou seja, conteúdo gerado pelo usuário. No entanto, este conteúdo não está somente ligado à imagens.

Neste sentido, ele pode vir em forma de texto, postagens, resenhas e outras.

Quanto a este tipo de conteúdo, a dica é:  produza conteúdos em espaços que dão chance das pessoas darem suas opiniões.

4- Marketing de conteúdo

Primeiramente, o marketing de conteúdo é um dos mais usados desde 2013. No entanto, esta estratégia ainda está em alta e só tende a crescer. Pesquisas recentes apontam que 70% das empresas investem em conteúdos.

Sendo assim, o conteúdo pode vir em vários formatos como: artigos, infográficos, e-books, slides, vídeos e muitos outros.

Vantagens dos conteúdos:

  • É uma isca eficiente;
  • Dobra a média mensal de visitas;
  • Mostra autoridade no assunto.

5- Vídeos

Dentro das tendências do marketing digital, os vídeos estão no topo. Para lhe dar uma estimativa real, eles aumentam em 80% as taxas de conversão em landing pages. Por outro lado, o uso de vídeos em e-mails marketing ampliam em 300% as taxas de cliques.

Primeiramente, uma dica importante é que uma marca precisa estruturar uma campanha em sua persona.

Ou seja, descubra onde está sua persona, no YouTube, Facebook ou Instagram. Depois, faça uma campanha que se adeque à sua audiência.

6- Ouça o seu público

Basicamente, uma das maiores tendências do marketing digital de hoje, e para o futuro, são as mídias sociais. Portanto, é nestes espaços que você vai buscar seu público por meio de ofertas, links, promoções e outros recursos.

No entanto, uma boa estratégia também é ouvir o seu público. Neste sentido, escutar o que as pessoas falam de seu segmento e da sua marca se tornou primordial.

Todo este monitoramento leva hoje o nome de social listening. Nesta estratégia, você melhora a experiência dos clientes em sua jornada de compra. Além disso, você entende a necessidade do mercado e as ações da concorrência.

7- Social commerce e as tendências do marketing digital

Basicamente, social commerce nada mais é do que e-commerce associado às mídias sociais. Lembra que falamos que as tendências do marketing digital estão indo para as redes sociais?

Neste sentido, atualmente as pessoas fazem tudo nas redes sociais. Ou seja, elas podem fazer compras pelo Instagram e usar o Facebook para ver seus produtos. Vale lembrar que você pode cadastrar todos os seus produtos em sua loja no facebook.

Vantagens da redes sociais:

  • Possibilitar compras;
  • Trazer engajamentos: o comprador da like, compartilha e comente;
  • Traz credibilidade: Porque tem a opinião do comprador;
  • Cria defensores de sua marca.

8- O futuro do chatbots

A princípio, o serviço de atendimento ao cliente (SAC) em sua nova versão vem se automatizando. Neste sentido, a modernização dos chatbots está mudando a relação entre clientes e marcas.

As vantagens dos chatbots são muitas, como:

  • Melhorar a experiência do cliente;
  • Gerar leads;
  • Otimizar tempo.

9- Influencer – uma das tendências do marketing digital

Dentre as principais tendências do marketing digital, o marketing de influência ganhou muito espaço atualmente. Neste sentido, as parcerias entre marcas e influencer têm muitos pontos positivos.

Você sabia que até já existem plataformas para encontrar o seu influencer ideal para sua marca?

Um exemplo disso é a influency.me, pertencente ao portal comunique-se. Esta plataforma conta com uma base de 80 mil influenciadores.

10- Coleta de dados

A big data é uma das principais tendências do marketing digital para 2022. Neste sentido, a coleta de dados é uma estratégia indispensável para ter uma visão do mercado.

Com os dados você analisa o seu posicionamento no mercado. Basicamente, de todos os dados que são coletados, os mais usados são os focados nos consumidores.

Assim, a empresa quando olha para o consumidor ela pode personalizar, segmentar e priorizar ações voltadas para o consumidor.

Portanto, ela tem mais chances de se adaptar com as mudanças de consumo.

Dentro desta proposta, o que podemos sublinhar é a aproximação da marca com o usuário. Portanto, nesta estratégia de big data, as reações dos consumidores são registradas em tempo real. Neste sentido, você pode se corresponder com seu público com empatia e rapidez.

11- WhatsApp e as tendências do marketing digital

A ideia futura de marketing digital está também voltada para o WhatsApp, pois milhões de usuários o utilizam. Neste sentido, uma das principais tendências do marketing digital é o uso da publicidade por meio do WhatsApp Business.

Como uma dica preciosa dentro das estratégias de WhatsApp marketing eu posso falar do suite share. Esta ferramenta é um formulário de captura. Ou seja, com ela você as informações dos leads que conversam com você no WhatsApp vão para o painel de sua conta no slideshare.

Além disso, estas informações vão também para a plataforma RD Station marketing.

12- Accelerated Mobile pages (AMP)

Dentre as novas tendências de marketing digital está o AMP, que torna as páginas mais aceleradas e seguras para dispositivos móveis.

A propósito, esta tecnologia foi lançada pelo Google e é focada em tablets e smartphones. No entanto, se você quer um exemplo de AMP, o Washington Post usa em postagens de artigos e notícias.

Porém, muitas empresas apostam neste tipo de marketing digital, pois possibilita o uso de vídeos e GIFs. Além disso, acompanha o comportamento móvel do novo consumidor.

13- Crescimento do Instagram e marketing digital

As tendências do marketing digital apontam também para o Instagram. Assim, se você possui uma marca e quer criar uma campanha para 2022, o Instagram terá que ser sua principal meta.

Vale lembrar que 2021 foi um ano muito expressivo do crescimento do Instagram. Porém, tudo aponta que em 2022, o crescimento do Instagram será absoluto.

O conceito principal do Instagram que podemos destacar é o engajamento. Esta rede social conta com 3% a mais de engajamento do que o Facebook, por exemplo.

Neste sentido, a marca que traçar um plano voltado para engajamento no Instagram já sairá na frente dos concorrentes.

14- Podcast: uma das tendências do marketing digital

Se você possui uma marca de produtos ou serviços, e trabalha com conteúdo informativo, o podcast é promissor.

Basicamente, para as marcas que investem em aumento de autoridade em seus segmentos, o podcast se adequa muito bem.

Geralmente, o seu formato é semelhante a um programa de rádio e pode se apresentar com aulas, entrevistas, debates e outros formatos.

15 – Engajamento pelo Telegram

Para falar do Telegram, vamos começar pela diferença que ele tem em relação ao WhatsApp. Assim, esta ferramenta dá a possibilidade de formar grupos grandes de usuários, pois não tem limite.

Geralmente, pessoas que desenvolvem conteúdos informativos usam bastante o Telegram.

Portanto, o telegram se consolida como tendência forte em 2022, pois você pode criar comunidades de leads engajados onde a entrega de conteúdo é garantida em 100%.

16- Google e imagens

Entre as fortes tendências do marketing digital está a imagem. O crescimento do interesse de imagem se evidenciou em 2021 e provavelmente aumentará em 2022.

Você pode notar que quando faz uma busca, mais vezes a imagem aparece como prioridade.

Portanto, o que podemos indicar é que a imagem vai melhorar seu posicionamento nas páginas de busca. No entanto, sempre lembre de usar as estratégias de SEO.

Além disso, é muito importante para a sua campanha estar presente em canais como Pinterest ou Instagram.

17 – Marketing de referência

Basicamente, estratégias como boca-a-boca e o marketing de referência são muito confundidas.

Porém, os resultados não são a mesma coisa, pois as estratégias do boca-a-boca são espontâneas. Ou seja, você não criou nenhuma estratégia e é muito difícil a sua mensuração.

No entanto, no marketing de referência, também conhecido como marketing de indicação, você investe em uma estratégia de incentivo.

Nela, você incentiva o cliente a falar de sua marca para amigos e familiares, transformando este cliente em um canal de vendas.

 

E então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também: Descubra o que você precisa fazer para ter uma audiência qualificada

 

Referencias:

BENETTI, Rodolfo – 16 maiores tendências de marketing digital para 2022 em Orgânica, 17/12/2021

PEREIRA, Andreia – 7 tendências de social média que irão bombar em HUBIFY

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