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SXO: como funciona a experiência de busca?

SXO: como funciona a experiência de busca?

Ao longo do tempo, os motores de busca, como o Google, aprimoraram-se com o objetivo de melhorar a experiência do usuário ao utilizar navegadores da web.

Nesse contexto, a SXO é uma ferramenta que visa assegurar uma experiência de busca positiva para o usuário. Essa melhoria é obtida através da aplicação de técnicas de SEO.

Vamos aprofundar nosso entendimento desse conceito? Vamos explorar o que é a SXO, como sua otimização funciona, sua importância, e como pode ser aplicada em sua empresa, entre outros tópicos.

O que é a SXO?

A SXO, sigla em inglês para Search Experience Optimization, é uma fusão entre SEO e UX, com o objetivo de garantir que as informações procuradas em ferramentas como o Google sejam encontradas e respondidas de maneira eficaz.

Quando você pensa em implementar essa ferramenta para a sua marca, seu desejo é proporcionar uma excelente experiência ao público, correto? Portanto, para tornar isso realidade, uma página projetada com foco na SXO busca oferecer ao consumidor uma experiência de busca fácil e intuitiva, alinhada às práticas de SEO, a partir da seleção cuidadosa de palavras-chave.

Dito isso, é fundamental fazer perguntas sobre como garantir a melhor experiência ao seu público-alvo, a começar pela expectativa do usuário, se o conteúdo está sendo relevante, entre outros.

Como funciona a otimização para a experiência de busca?

Embora as estratégias de SEO sejam fundamentais para garantir efetividade nas buscas, geralmente elas priorizam os robôs presentes nos mecanismos de busca. Por outro lado, a SXO atua com uma motivação diferente: assegurar a melhor experiência para o usuário.

Dessa forma, convidamos você a considerar o seguinte: vale a pena otimizar para determinados termos? Pense conosco: se você vende bicicletas, por exemplo, as pessoas podem buscar pela palavra-chave ‘bicicleta’ não necessariamente com a intenção de compra, mas sim para entender os tipos disponíveis no mercado, os cuidados necessários, entre outros aspectos. Será que vale o investimento aprimorar palavras-chave desse tipo?

Aqui está a resposta: considere as palavras-chave de cauda longa como uma solução para esse desafio. Afinal, um produto pode ser pesquisado de várias maneiras, e o foco deve ser satisfazer as pessoas, não os algoritmos, certo?

Importância da SXO

A SXO surgiu como uma alternativa a um cenário que pode ser visto como um problema: as estratégias de SEO não são suficientes para converter usuários em clientes.

Por isso, por existir uma demanda de não agradar, necessariamente, um algoritmo, e sim pessoas reais e entender as suas expectativas quanto a experiência online, é que essa estratégia surge como uma alternativa para ampliar as conversões.

Logo, a junção dos dois pode promover boas práticas, como aumentar a visibilidade do seu site, além de impactar o surgimento de novos clientes.

Como aplicar a SXO na estratégia de sua empresa?

Agora que já estamos bem afiados sobre a SXO, vamos entender como ela pode ser aplicada na sua empresa. Veja as dicas abaixo:

1- Uso de boas palavras-chave

Esse recurso, quando usado de modo estratégico, vai te auxiliar a ganhar visibilidade nos mecanismos de buscas. Então, procure fazer escolhas mais assertivas e faça ajustes sempre que não alcançar o resultado desejado.

2- Fique de olho no design do site

O seu site é o cartão postal da sua empresa. Elabore-o de modo estratégico e coerente para garantir a atenção do seu potencial consumidor.

3- Crie conteúdos relevantes

Nós, enquanto consumidores, de alguma forma sempre buscamos informações que visam sanar alguma dúvida ou problema. Dessa forma, pense em conteúdos que possam ajudar o seu visitante. Para além disso, você pode fazer uma lista de possíveis curiosidades sobre a sua marca as quais possam despertar a curiosidade e garantir a visibilidade do seu site.

4- Pense em acessibilidade

Garantir acessibilidade ao seu público é um dever de qualquer empresa séria no mercado. Pense em como você poderá garantir uma experiência de impacto positivo a todos, seja pela descrição de imagens, seja por escolher fontes legíveis. O mais importante é que você consiga atender as demandas por meio da inclusão. Isso não é bacana?

5- Seja confiante

Uma das formas de você transmitir confiança é por meio de informações detalhadas sobre a sua empresa. Um exemplo disso é a localização, horário de funcionamento entre outros.

6- UX Writing

Essa é uma técnica de escrita para promover uma boa experiência ao público que navega pelo seu site. Dessa forma, leve em consideração essa ferramenta, construa textos claros, objetivos e fluidos.

7- CTAs

Os CTAs são recursos que vão te ajudar a convidar o usuário a realizar uma ação. Portanto, os CTAS precisam ser bem claros quanto aos seus objetivos de ação no consumidor, eles precisam estar visualmente claros no texto também.

Quais erros evitar em SXO?

Cometer erros faz parte do curso natural da vida, e de qualquer empreendedor. Você concorda? No entanto, alguns erros são básicos, e portanto devem ser evitados. Compilamos alguns que você pode evitar no seu planejamento. Afinal, estamos aqui pra te ajudar.

1- Não seguir as recomendações do Google

Parece bobeira, mas esse é um dos erros básicos. Fique de olho nas atualizações dos algoritmos, pois isso vai ajudar a melhorar o seu site.

2- Desistir de acompanhar as métricas

As métricas são fundamentais para você realizar um diagnóstico no seu site, de modo que você consiga aprimorar o que não está bom.

Algumas ferramentas estão disponíveis, como o Google Analytics. Elas te ajudarão a fazer ajustes necessários, além de, possivelmente, promover novas oportunidades para o seu negócio. Não deixe de acompanhá-las, tá bem?

3- Criar um site pensando em você ao invés do cliente

Ao criar um site, o que está em jogo não são seus desejos, mas sim os desejos do cliente.

Portanto, ao desenvolver o site para a sua empresa, é essencial pensar como o seu cliente, pois ao fazê-lo, você garantirá uma experiência de busca positiva.

4- Usar design que deixa o site lento

É natural se empolgar e utilizar vários recursos visuais para chamar a atenção do usuário.

No entanto, infelizmente, isso pode prejudicar você. Fique atento ao comportamento do seu site, como tempo de carregamento, e se as escolhas feitas estão tendo impactos negativos.

Como medir a otimização para a experiência de busca?

Essa otimização pode ser medida através de algumas métricas essenciais. Confira:

Calcule a taxa de conversão

Ao acompanhar a taxa de conversão, ou seja, o número de novos clientes, você conseguirá acompanhar se as ações da SXO estão sendo efetivas. Caso não, reveja estratégias para melhorá-las.

Confira o tempo que os usuários permanecem no seu site

Se você produzir conteúdos que despertem a atenção do visitante, com certeza os seus clientes passarão um tempo maior na sua página acompanhando, inclusive, outros textos.

Portanto, verifique se o tempo que eles permanecem no site demonstram uma boa experiência de busca sobre o seu conteúdo.

De olho no bounce rate

O bounce rate é uma ferramenta que auxilia o empreendedor a acompanhar se o cliente saiu do site sem realizar alguma ação.

Isso pode ser motivado por vários fatores, dentre os quais vale a pena mencionar o tempo de carregamento do site e a disponibilidade de opções de pagamento, entre outros. Fique atento para garantir que esse indicador seja o mais baixo possível, pois isso confirmará que o seu planejamento está no caminho certo.

Taxa de cliques

Uma ferramenta muito útil para você acompanhar a quantidade de cliques que levaram até o seu site é o Google Search Console.

A partir desse indicativo, você pode verificar a necessidade de fazer alterações para melhorar a experiência de busca do usuário.

Fique de olho no tráfego orgânico

Ao seguir as estratégias citadas, você precisa acompanhar que resultado elas estão provocando. Faça um comparativo de antes e depois de implementar a SXO.

Agora que já sabemos um pouco sobre a SXO, que tal colocar a mão na massa e abusar dessa estratégia no planejamento do seu negócio?

Referências: Inbouder, Conexorama, Agência contato, Send Pulse

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