Se você está procurando inspiração para uma vida mais ecológica e sustentável, os greenfluencers são a resposta. Isso porque esses influenciadores digitais estão dedicando suas plataformas a compartilharem informações sobre consumo consciente, veganismo, moda sustentável e muito mais.
Portanto, eles são verdadeiros agentes de mudança em um mundo que precisa desesperadamente de pessoas comprometidas com o meio ambiente e com o futuro do planeta.
Contudo, a necessidade por conteúdo produzido por essa área tem crescido, o que torna importante conhecer melhor o nicho e entender como esses influenciadores contribuem para o meio ambiente e para a sociedade.
O que são greenfluencers?
São influenciadores digitais que utilizam suas redes sociais para promoverem práticas sustentáveis e conscientes, além de compartilharem informações e dicas sobre como ter um estilo de vida mais eco-friendly.
Ou seja, eles utilizam suas plataformas para conscientizar e inspirar seus seguidores a fazerem escolhas mais conscientes em suas vidas diárias, como ter hábitos mais saudáveis, reduzir o uso de plástico, fazer reciclagem e escolher marcas e produtos mais sustentáveis.
Qual é a importância dessa categoria?
Os greenfluencers são importantes porque ajudam a educar as pessoas sobre sustentabilidade e práticas conscientes, além de divulgarem marcas e produtos que seguem esses mesmos valores. Dessa forma, eles inspiram as pessoas a fazerem mudanças positivas em suas vidas e a contribuírem para a construção de um futuro mais saudável e equilibrado.
Como os greenfluencers contribuem?
A seguir, listamos então algumas das maneiras pelas quais os greenfluencers contribuem para um mundo melhor:
1. Conscientização
Ajudam a espalhar informações sobre questões ambientais, despertando a consciência das pessoas e incentivando o pensamento sobre o impacto de suas ações na natureza. Ou seja, por meio de postagens, vídeos e outros conteúdos nas redes sociais, eles conseguem atingir um grande público e inspirar mudanças de hábitos.
2. Compartilhamento de boas práticas
Do mesmo modo, são especialistas em sustentabilidade e têm conhecimentos em áreas como reciclagem, consumo consciente, agricultura urbana, entre outros. Por esse motivo, eles compartilham dicas fáceis e acessíveis para que seus seguidores possam aplicar práticas mais sustentáveis em suas rotinas.
3. Pressão sobre empresas
Com a influência que possuem, eles também podem convencer empresas e marcas a terem práticas mais sustentáveis. Além disso, ao fazerem parcerias com empresas comprometidas com a causa ambiental, conseguem ajudar a espalhar práticas mais conscientes e a movimentar o mercado de produtos e serviços sustentáveis.
4. Engajamento em causas
Muitos greenfluencers também se envolvem em causas ambientais e sociais, apoiando projetos e campanhas de ONGs e outras entidades que trabalham com a área. Desse modo, ao usarem de influência para divulgarem essas causas, conseguem aumentar o alcance das iniciativas e conscientizar mais pessoas para a importância de cuidar do planeta.
5. Estímulo à inovação
Por fim, também podem estimular a inovação e o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis. Ao compartilharem ideias, projetos e iniciativas que visam reduzir o impacto ambiental de diferentes setores, eles ajudam a criar meios para a criação de novas tecnologias e soluções para os desafios ambientais que enfrentamos.
8 greenfluencers que vale a pena conhecer
Se você quer se inspirar em greenfluencers e adotar um estilo de vida mais sustentável, confira essa lista com 8 influenciadores digitais que vale a pena seguir:
1. Fe Cortez @menos1lixo
O perfil e a plataforma idealizados pela colunista, ativista ambiental, empreendedora e palestrante Fe Cortez, têm como objetivo educar e conscientizar as pessoas sobre o que produzem e como é possível reduzir o desperdício por meio de práticas do dia a dia.
Ela também foi defensora da ONU Meio Ambiente na Campanha Mares Limpos por 4 anos e conselheira do Greenpeace. Recebeu premiação em 2018 pela Geração Glamour como a mulher mais influente de 2017 no segmento de sustentabilidade, e criou o copo retrátil reutilizável que leva o nome de seu projeto.
2. Nyle Ferrari @nyleferrari
É uma jornalista brasileira que aborda temas como veganismo, autocuidado e beleza limpa em suas redes sociais. Compartilha com seus 99,2 mil seguidores no Instagram dicas de cuidados com a pele, maquiagem e produtos de beleza que utiliza até a última gota. Em uma de suas postagens, Nyle destaca a importância do cuidado pessoal e incentiva seus seguidores a se cuidarem e cuidarem dos seus afetos.
3. Daiane Santana @vivoverde
Criado pela Engenheira Ambiental, o Portal VivoVerde é uma página de divulgação sobre questões ecológicas e demais assuntos relacionados ao meio ambiente, conscientização e sustentabilidade.
Nascido em 2008 como meio de trazer discussões relacionadas ao curso de engenharia ambiental, o portal ganhou proporções bem maiores e hoje conta com mais de 50 colunas sobre as mais diversas áreas, a fim de mostrar que o meio ambiente faz mais parte da nossa rotina do que imaginamos.
4. Cristal Muniz @umavidasemlixo
É uma ativista ambiental brasileira conhecida por seu trabalho com o movimento “lixo zero”. Ela é criadora do projeto “Um Vida Sem Lixo”, que tem como objetivo educar e conscientizar as pessoas sobre a importância da redução do desperdício e do consumo consciente.
Também é autora do livro “Um Vida Sem Lixo: Guia Para Reduzir o Impacto Ambiental da Sua Rotina” e já participou de diversas palestras e eventos sobre sustentabilidade e meio ambiente.
5. Bela Gil @belagil
É conhecida por defender um estilo de vida saudável e sustentável. Ela compartilha dicas de alimentação e temas relacionados ao meio ambiente e consumo consciente. Além disso, é chef de cozinha, apresentadora e autora de livros sobre alimentação saudável e sustentabilidade, seu título mais recente é o “Quem vai fazer essa comida?”, que está em pré-venda.
6. Marcela Rodrigues @anaturalissima
É uma influenciadora digital que compartilha conteúdos voltados para a sustentabilidade, estilo de vida saudável e cuidados naturais com a beleza. Ela se dedica a compartilhar informações sobre práticas que possam ajudar as pessoas a terem uma vida mais equilibrada e consciente.
7. Aline Matulja @alinematulja
É uma engenheira ambiental e comunicadora brasileira que tem se destacado por sua atuação em prol da sustentabilidade e do meio ambiente.
Ela apresenta o podcast Casa Floresta, do Instituto Socioambiental, e o programa Menos é Demais, no Discovery Home & Health. Aline tem atuado em projetos de gestão ambiental e consultoria, sempre buscando integrar a comunidade humana aos ecossistemas em que vive. Além disso, contribuiu com o livro Gestão do Saneamento Básico.
8. Marina Godward @marinagodward
A influencer também é atriz, ambientalista, yoggi e vegetariana. Tem um perfil no Instagram, onde compartilha, com mais de 33 mil seguidores, fotos, vídeos e reflexões sobre seu estilo de vida ecológico e seus valores éticos e de amor ao próximo.
Além disso, tem uma conta no TikTok onde compartilha receitas vegetarianas, horta urbana e dicas para reduzir o lixo produzido no dia a dia. Possui também um canal no YouTube onde compartilha suas ideias sobre um estilo de vida mais leve e sustentável.
A conscientização sobre a importância de um consumo consciente tem crescido cada vez mais. Por isso, é importante que as empresas incorporem em suas estratégias ações e projetos que visem a preservação do meio ambiente.
Aproveite que agora você sabe mais sobre os greenfluencers e as iniciativas que estão mudando o mundo e incorpore a sustentabilidade e conscientização à sua vida.
Se gostou dessa matéria, comente conosco e compartilhe com outros leitores interessados em melhorar o planeta.
E se inspire e aprenda sobre posicionamento de marca com esses 17 exemplos para que sua influência também faça a diferença.
Fonte: Forbes Exame Vida Simples