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O que é Email Marketing? Saiba como usar

O que é e-mail marketing: da teoria à prática

Antes de falarmos sobre o Email Marketing, que tal conhecermos um pouco sobre a história do email?

De acordo com a Revista Galileu, o primeiro email da História foi enviado em 1971.

Desenvolvido pelo engenheiro eletricista norte-americano Ray Tomlinson, ele certamente não imaginava que, décadas depois, essa seria uma das principais formas de comunicação no mundo todo.

Por sua vez, o Email Marketing surgiu no final da década de 1970, quando o comerciante Gary Thuerk enviou uma série de e-mails para clientes em potencial.

O resultado? Uma enxurrada de reclamações dos consumidores, mas vamos com calma.

Vem com a gente para entender melhor esse percurso!

O que é e-mail marketing?

Email Marketing é uma estratégia do Marketing Digital para disparo de conteúdos destinados a uma base de contatos de possíveis clientes e leads.

Através do Email Marketing é possível estabelecer uma comunicação direta com o público.

Além de gerar vendas, essa estratégia possibilita uma proximidade maior com os consumidores.

No entanto, o início do Email Marketing não foi fácil.

A princípio, por não conhecerem muito bem essa prática, muitos empreendedores enviavam mensagens em forma de spam.

Dessa forma, grande parte dos consumidores começaram a reclamar sobre a falta de privacidade.

Contudo, ainda assim, o primeiro disparo em massa, realizado por Gary Thuerk, gerou mais de 13 milhões de dólares em vendas.

Mas como não acabar na caixa de spam?

Bom, para não cair na indesejável caixa de spam é preciso seguir alguns passos:

1 – Segmente seus clientes

Ou seja, foque nas necessidades de cada usuário ao enviar o email.

2 – Use ferramentas de automação de marketing

Por exemplo, o RD Station Marketing é uma ótima ferramenta para segmentações avançadas e análise de mensagens enviadas.

3 – Estimule a interação

Isto é, inclua CTAs para clicar em um link, e disponibilize a opção de responder ao email caso a pessoa tenha dúvidas.

4 – Inclua a opção de descadastro

Se o consumidor não está interessado no seu conteúdo e não consegue se descadastrar da sua lista, ele provavelmente marcará o seu email como spam.

Desse modo, isso pode prejudicar a sua imagem com o provedor.

5 – Utilize um domínio próprio

Isso passa mais credibilidade ao consumidor, é uma questão de branding.

Quais são as vantagens do e-mail marketing?

Entre as vantagens do Email Marketing é possível destacar:

  • O retorno sobre o investimento (ROI) do marketing feito por email é significantemente maior do que aquele feito por outros canais.
  • Por sua vez, a comunicação é direta. Ou seja, não há a interferência de algoritmos.
  • É uma forma mais efetiva de acompanhar atualizações feitas.
  • Permite segmentar o envio de mensagens.
  • Possui inúmeras ferramentas. Desse modo, é possível medir os resultados com maior precisão.
  • As taxas de conversão são mais altas.
  • Por fim, em comparação a outros canais de marketing, o seu custo é mais baixo.

Viu só? O Email Marketing, se usado corretamente, pode ser uma excelente forma de criar um relacionamento com o consumidor.

Os tipos de e-mail marketing

Conheça alguns dos principais tipos de Email Marketing:

1 – Newsletter

São boletins informativos com conteúdos específicos para cada tipo de cliente.

Geralmente, essa estratégia é utilizada no Marketing de Conteúdo.

Além disso, com o apoio de ferramentas como o RD Station fica mais fácil desenvolver os conteúdos e medir os resultados.

Assim, uma boa Newsletter deve possuir um conteúdo relevante para que, assim, os seus clientes se aproximem da sua empresa.

2 – E-mail Promocional

São emails com o objetivo de promover alguma oferta.

Essas ofertas podem ser tanto de produtos físicos, quanto de produtos/serviços digitais, gratuitos ou pagos.

Desse modo, o foco dos Emails Promocionais é a conversão.

3 – E-mail Sazonal

Basicamente, o Email Sazonal tem o objetivo de enviar mensagens personalizadas em datas comemorativas para os seus clientes.

Ou seja, em datas comerciais como Dia das Mães, é de extrema importância mandar felicitações para os consumidores.

Dessa forma, eles se sentem importantes e o relacionamento com a empresa se torna mais estreito.

4 – E-mail para E-commerce

Por sua vez, o E-mail para E-commerce tem como objetivo engajar e manter o relacionamento com o cliente, além de aumentar a taxa de conversão e enviar promoções.

Como você pode perceber, cada tipo de email possui uma finalidade diferente.

Dessa forma, é preciso saber utilizá-los de forma correta.

Como usar o E-mail Marketing?

Alguns passos são de extrema importância na hora de utilizar o Email Marketing como estratégia, são eles:

  • Planejar uma campanha de E-mail Marketing

Tudo começa com um planejamento.

Por isso, defina os seus objetivos; construa as personas; delimite a linha dos conteúdos; e estipule as métricas.

  • Construir uma lista de e-mails

Não compre listas prontas, construa a sua lista de forma orgânica.

Para isso, crie uma oferta atrativa em troca dos contatos de seus consumidores.

Além disso, formulários também são uma boa forma de conseguir contatos.

Dessa forma, eles podem ser inseridos em seu site, landing pages, ou nas suas redes sociais.

  • Criar copys que gerem engajamento

A copy é a parte central da sua estratégia. É através dela que o cliente vai se conectar com a sua empresa.

Assim, é importante que o texto contenha uma linguagem adequada, explorando os gatilhos mentais; é fundamental que o texto seja curto e que ele possua chamadas de ação (CTAs).

  • Executar a estratégia

Por fim, execute a estratégia. Escolha a ferramenta de Email Marketing que mais se adequa à sua campanha para automatizar os envios; siga o Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing (CAPEM); escolha um layout que se adeque a qualquer tamanho de tela e personalize os envios.

Os 3 principais erros que você deve evitar no E-mail Marketing

1 – Não cumprir o que foi combinado

O clickbait é uma tática bastante utilizada na internet. Trata-se de títulos atraentes para conteúdos que, quando acessados, não entregam o material que foi prometido.

Isso deve ser evitado, pois a confiança é fundamental para o bom relacionamento entre a empresa e o consumidor.

Assim, cumpra sempre o que foi combinado.

2 – Comprar listas de e-mails

Apesar de parecerem uma boa solução, as listas de emails prontas podem prejudicar a sua entrega.

Isto é, elas geralmente vêm com contatos inválidos.

Há também muitas chances dos seus emails caírem na caixa de spam.

Ou seja, não utilize esse recurso.

3 – Enviar e-mails com muita frequência

Por fim, o envio de emails com muita frequência pode gerar inúmeros descadastros.

É preciso saber o tempo correto de enviá-los.

Desse modo, a caixa de entrada dos seus clientes não ficará sobrecarregada.

Agora que você já sabe os primeiros passos para começar a sua estratégia de Email Marketing, que tal colocá-los em prática?

Gostou dessa matéria? Aproveite e confira também: Philip Kotler: Tudo sobre o “pai do Marketing”.

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