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Clipping: o que é, como fazer e qual sua importância?

Clipping: o que é, como fazer e qual sua importância?

Imagine que você tem uma marca que deseja saber o que estão dizendo sobre a sua empresa ou mesmo sobre o seu ramo de atuação. O clipping é como um “espião”, que fica de olho e ouve tudo o que falam sobre você. Ou seja, ele ajuda a monitorar e juntar informações que citem seu negócio ou setor de atuação em diferentes fontes de mídia, como jornais, revistas, sites, blogs, redes sociais e até mesmo programas de televisão.

Fazer clipping pode ser muito importante para um empreendimento, principalmente porque te ajuda a acompanhar seus resultados e saber o impacto e relevância que você tem no mercado em que está inserido, além de servir como uma bússola na hora de criar estratégias para o seu negócio.

Mas não basta recortar esses registros. Para que essas informações tenham utilidade, é preciso reunir e organizar esses dados de uma forma que seja possível atualizar e separar os conteúdos de acordo com uma série de características, como te mostraremos neste artigo.

Aproveite a leitura!

O que é clipping?

Clipping (clipagem, em português) é a prática selecionar apenas as partes com relevância de publicações em diversos canais, desde notícias, artigos, resenhas, entrevistas até qualquer outra forma de citação à sua marca ou área de atuação e monitorar continuamente esses conteúdos para tomar decisões direcionadas e melhorar estratégias de negócios.

O termo “clipping” tem origem na prática de recortar ou selecionar partes relevantes de artigos ou matérias em jornais e revistas. No exterior, é conhecido por diferentes nomes, como “press clipping”, “media monitoring” ou “news monitoring”. Estes se referem ao monitoramento das notícias e menções de uma marca ou setor em canais de comunicação.

Antigamente, as empresas contratavam profissionais para selecionar e reunir essas informações em um arquivo físico, que era utilizado para análise. Hoje, com a tecnologia, existem ferramentas que fazem isso de forma automática. É como ter um assistente virtual que coleta, filtra e organiza as informações para você.

Como funciona o clipping?

É possível fazer o clipping utilizando ferramentas de monitoramento e análise, que vão rastrear e filtrar de forma automática conteúdos relevantes que tenham conexão com você e a sua empresa.

Assim, é possível verificar e acompanhar o que estão dizendo sobre seus produtos e serviços, seu negócio ou até mesmo da concorrência, e assim permitindo que você conheça e entenda a opinião pública quando o assunto é a sua marca. Para conhecer melhor esse funcionamento, separamos alguns fatores importantes sobre o funcionamento do clipping:

Definir o que você quer acompanhar

Primeiro, você precisa saber exatamente o que deseja monitorar na mídia. Pode ser o lançamento de um produto em particular, a repercussão de uma campanha publicitária ou até mesmo o que estão dizendo sobre a sua empresa.

Escolher as fontes de mídia

Depois, você seleciona de onde quer obter as informações. Pode ser jornais, revistas, sites de notícias, blogs, redes sociais, rádio, TV e outros. É importante escolher as fontes que são relevantes para o seu interesse e que atingem o público-alvo que você quer alcançar.

Coletar as informações

Agora é a hora de coletar as informações da mídia. Se for impressa, como jornais e revistas, você pode recortar as matérias relevantes. Para a digital, existem ferramentas online que ajudam a monitorar palavras-chave, links e perfis de redes sociais.

Organizar e analisar os resultados

Quando tiver as informações em mãos, é importante organizá-las e analisá-las. Isso significa agrupar as matérias por assunto, veículo de mídia, data e até mesmo avaliar se o tom é positivo, negativo ou neutro. Essa análise ajuda a entender o impacto e a percepção do público em relação ao assunto monitorado.

Criar relatórios e compartilhar

Por fim, você pode criar relatórios para resumir os resultados do clipping e compartilhá-los com outras pessoas interessadas. Esses relatórios mostram a cobertura na mídia, o alcance do assunto e como as pessoas estão reagindo a ele. Isso ajuda a tomar decisões estratégicas e identificar oportunidades de comunicação e marketing.

Qual é a importância do clipping para uma marca?

O clipping é importante para uma marca por vários motivos. Isso porque te ajuda a entender como a marca está sendo vista pelas pessoas na mídia. É como ter uma foto instantânea de como seu negócio está sendo mencionado e o que estão falando sobre ele.

Além disso, o clipping permite descobrir oportunidades, como aparecer em matérias relevantes, obter opiniões e informações valiosas da sua audiência, e também monitorar o que a concorrência está fazendo. Dessa forma, a marca pode tomar decisões melhores e ajustar suas estratégias para ganhar destaque.

Como usar o clipping para monitorar a concorrência?

Você pode usar o clipping para ficar de olho no que a concorrência está fazendo. Para isso, existem hoje ferramentas que automatizam essas buscas, identificando menções, palavras-chave, entre outros conteúdos que citam seus concorrentes na televisão, redes sociais, artigos, revistas e jornais e outros canais de comunicação.

Basta incluir nos seus monitoramentos as fontes de informação em que a concorrência costuma aparecer. Assim, você consegue saber o que eles estão fazendo, como lançamentos de produtos, ações de marketing e como estão sendo mencionados na mídia. Essas informações podem te ajudar a ter ideias para se diferenciar e entender como se posicionar melhor no mercado.

Quanto investir em clipping?

O investimento em clipping pode variar de acordo com o tamanho da marca e o que você deseja monitorar. Existem ferramentas gratuitas na internet que podem te ajudar a começar. Se você precisar de algo mais completo, existem também serviços especializados. Confira alguns exemplos a seguir:

Google Alerts

É uma ferramenta grátis do Google que te envia alertas por e-mail sempre que um termo específico for mencionado na internet. Você pode criar alertas com o nome da concorrência e receber atualizações sobre as coisas que estão falando sobre eles.

BuzzMonitor

A plataforma oferece um serviço pago e completo que cobre, além das mais conhecidas redes sociais, diversos outros meios de comunicação, para você saber exatamente o que estão falando da concorrência em diferentes canais.

Talkwalker

É uma ferramenta de monitoramento de mídia social que rastreia a presença de seus concorrentes na internet. Além disso, ela oferece recursos avançados para analisar o impacto das ações realizadas pela concorrência.

Meltwater

É uma plataforma que oferece serviços de monitoramento e análise de mídia social. Ela te ajuda a acompanhar a presença da concorrência em diferentes canais de mídia, como jornais, sites, rádio e televisão.

Agências de comunicação

Existem agências especializadas em serviços de clipping que oferecem monitoramento personalizado da concorrência. Elas coletam as informações relevantes na internet e fora dela, e as organizam em relatórios para fornecer uma análise mais detalhada.

Para decidir quanto investir, é importante avaliar seu orçamento de comunicação e marketing, levando em conta a importância de ter uma visão clara do que estão falando sobre a marca na mídia.

Conclusão

Nesse artigo você viu que:

  • Clipping é uma técnica usada para monitorar e coletar menções à sua marca ou setor em diferentes canais;
  • Fornece uma visão clara de como sua marca é percebida e ajuda a descobrir oportunidades de crescimento;
  • Monitorar a concorrência por meio do clipping possibilita encontrar maneiras de se diferenciar no mercado;
  • O investimento pode variar de acordo com as necessidades e recursos disponíveis;
  • Existem opções gratuitas, como o Google Alerts, e serviços mais completos oferecidos por plataformas e agências especializadas;
  • É essencial definir um orçamento e quais as prioridades para escolher a melhor opção para a sua marca.

Então aproveite os benefícios do clipping para se manter informado sobre o que estão falando sobre sua empresa e setor, utilizando essas informações para aumentar o crescimento da sua marca e se destacar no mercado.

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Fonte: Resultados Digitais Comunique-se Rock Content

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