Que tal conhecermos um pouco sobre a história do email? De acordo com a Revista Galileu, o primeiro email da História foi enviado em 1971. A aplicação foi desenvolvida pelo engenheiro eletricista Ray Tomlinson, e ele certamente não imaginava que essa seria uma das principais formas de comunicação no mundo todo. Por sua vez, o Email Marketing surgiu no final da década de 1970, quando o comerciante Gary Thuerk enviou uma série de e-mails para clientes em potencial. O resultado? Uma enxurrada de reclamações dos consumidores!

Email Marketing é uma estratégia do Marketing Digital para envio de conteúdos destinados a uma base de contatos de possíveis clientes e leads. Através do Email Marketing é possível estabelecer uma comunicação direta com o público. Além de gerar vendas, essa estratégia aproxima a empresa dos consumidores.

O que é Email Marketing?

Como não acabar na caixa de spam?

Ou seja, foque nas necessidades de cada usuário ao enviar o email.

Segmente seus clientes

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Por exemplo, o RD Station Marketing é uma ótima ferramenta para segmentações avançadas e análise de mensagens enviadas. Essa é uma boa opção de automação.

Use ferramentas de automação

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Isto é, inclua CTAs para clicar em um link, e disponibilize a opção de responder ao email caso a pessoa tenha dúvidas.

Estimule a interação

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Se o consumidor não está interessado no seu conteúdo e não consegue descadastrar da sua lista, ele provavelmente marcará o seu email como spam.

Inclua a opção de descadastro

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Quais as vantagens do EM?

– É uma forma mais efetiva de acompanhar atualizações feitas. – Permite segmentar as mensagens. – As taxas de conversão são mais altas. – Em comparação a outros canais de, o seu custo é mais baixo. – Possui inúmeras ferramentas. Assim, é possível medir os resultados com precisão.

Quais os tipos de EM?

São emails com o objetivo de promover alguma oferta. Essas ofertas podem ser tanto de produtos físicos, quanto de produtos/serviços digitais, gratuitos ou pagos. Desse modo, o foco dos Emails Promocionais é a conversão.

Email Promocional

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São boletins informativos com conteúdos específicos para cada tipo de cliente. Geralmente, essa estratégia é utilizada no Marketing de Conteúdo. Além disso, com o apoio de ferramentas como o RD Station fica mais fácil desenvolver os conteúdos e medir os resultados. Uma boa Newsletter deve possuir um conteúdo relevante.

Newsletter

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Basicamente, o Email Sazonal tem o objetivo de enviar mensagens em datas comemorativas para os seus clientes. Ou seja, em datas comerciais como Dia das Mães, é de extrema importância mandar felicitações para os consumidores. Eles se sentem importantes e o relacionamento com a empresa se torna mais estreito.

Email Sazonal

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Por sua vez, o Email para Ecommerce tem como objetivo engajar e manter o relacionamento com o cliente, além de aumentar a taxa de conversão e enviar promoções. Como você pode perceber, cada tipo de email possui uma finalidade diferente. Dessa forma, é preciso saber utilizá-los de forma correta.

Email para Ecommerce

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Como usar o Email Marketing?

Planeje uma campanha de EM: defina os objetivos; crie a persona; estipule métricas. Construa uma lista de emails: crie uma oferta atrativa em troca dos contatos. Crie copys que gerem engajamento:  é importante que o texto contenha uma linguagem adequada. – Execute a estratégia.

Erros que você deve evitar no EM

Apesar de parecerem uma boa solução, as listas de emails prontas podem prejudicar a sua entrega. Isto é, elas geralmente vêm com contatos inválidos. Há também muitas chances dos seus emails caírem na caixa de spam. Ou seja, não utilize esse recurso.

Comprar listas de emails

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O clickbait é uma tática bastante utilizada na internet. Trata-se de títulos atraentes para conteúdos que, quando acessados, não entregam o material que foi prometido. Isso deve ser evitado, pois a confiança é fundamental para o bom relacionamento entre a empresa e o consumidor. Assim, cumpra sempre o que foi combinado.

Não cumprir o que foi combinado

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Por fim, o envio de emails com frequência pode gerar inúmeros descadastros. É preciso saber o tempo correto de enviá-los. Desse modo, a caixa de entrada dos seus clientes não ficará sobrecarregada. Agora que você já sabe os primeiros passos para começar a sua estratégia de Email Marketing, que tal colocá-los em prática?

Enviar emails com muita frequência

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